Sua empresa funciona sem a sua presença?

Sua empresa funciona sem a sua presença?

Eu sei o que você deve estar pensando: “Mas Marcus, eu não consigo deixar de acompanhar e estar sempre próximo de tudo o que acontece em minha empresa”. Tudo bem, o meu papel aqui não convencer ou fazer com que você, de uma hora para outra, descentralize tudo de suas mãos e repasse o trabalho à outras pessoas de sua confiança.
 
Concordo que trata-se de algo realmente difícil, afinal, eu também sou empresário e empreendedor e sinto que em alguns momentos é mais complicado se afastar e cuidar mais da estratégias que farão a empresa continuar crescendo. Entretanto, acredito e sei que é de fato possível que os negócios funcionem sem que haja a minha interferência a todo momento, principalmente nos menores processos, que podem ser resolvidos pelos líderes que escolhi para assumirem esse papel em minha organização.
 
Por isso, não precisa se desesperar, pois neste artigo eu vou te mostrar de que forma a sua empresa pode e deve funcionar sem você, para que assim ela cresça e prospere da maneira que você planejou e sonhou.
 

O seu papel é fazer o negócio crescer

 
Entenda: você não precisa acompanhar todos os processos que envolvem a sua empresa. O seu papel é fazer com que os negócios cresçam, sejam autogerenciáveis e sustentáveis.  Digo isso, pois já vi inúmeros casos de empresários e empreendedores que faziam questão de acompanhar tudo, que queriam aprovar, desde uma arte que vai para as redes sociais, até a ata das reuniões das quais participavam.
 
Na minha cabeça, este não é e nem deve ser o seu papel enquanto dono do seu próprio negócio, pois se o seu foco está voltado para estas pequenas coisas, quem vai estar focado em fazer a empresa crescer? Esta é a pergunta que você precisa sempre se fazer quando se sentir tentado a aprovar algum processo dentro de sua empresa, que pode muito bem caminhar sem a sua interferência.
 

Como deixar os processo caminharem sem mim?

 
Como eu disse, eu sei que realmente não é fácil, mas impossível também não é. O importante é você voltar o seu foco para o que é essencial, ou seja, pensar em estratégias que vão elevar, dia após dia, a sua empresa a patamares que nem você imaginou.
 

Como você quer ver a sua empresa?

 
Como você enxerga a sua empresa daqui a cinco anos? E em 10 anos, de que forma você deseja que ela esteja? Quais serão os responsáveis pelo alcance dos objetivos que você tem em mente? Qual o seu papel em todo este processo? Estas e muitas outras são perguntas que você deve se fazer para entender a maneira como quer que os seus negócios estejam conforme o tempo passa.
 
Fazendo isso, você consegue ter mais clareza, principalmente, sobre o seu papel neste processo, entendendo que, para o alcance de todos os objetivos planejados estrategicamente junto de sua equipe, você não precisa estar envolvido em tudo, mas sim em fazer novos negócios, bem como novas parcerias que contribuam para o crescimento sustentável de sua ou de suas empresas.
 

Defina processos e indicadores

 
Nenhuma planejamento é eficiente se não constar processos e indicadores. Digo isso, pois para que você tenha a possibilidade de se manter focado nos resultados, ou seja, em fazer a sua organização crescer, é estes dois pontos são fundamentais, já que será a partir deles que você saberá se as metas e objetivos estão sendo alcançados ou não.
 
Além disso, definir processos o ajudará a entender melhor o que está funcionando bem dentro da empresa, bem como o que precisa ser melhorado para que haja evolução, não só do negócio como um todo, mas também das pessoas responsáveis por executá-los.
 

É preciso aprender a delegar

 
Talvez este seja um dos pontos nos quais você pode encontrar mais dificuldade, uma vez que deixar que algumas decisões e processos, que antes eram conduzidos por você, agora sejam realizados por seus colaboradores, lhe traga certo tipo de desconforto. Entretanto trata-se de algo extremamente essencial, não só para você, enquanto empreendedor e empresário, mas também para a sua empresa como um todo.
 
Sendo assim, é preciso que você aprenda a delegar e confie que os líderes e colaboradores que escolheu para a sua empresa são capazes de desenvolver suas atividades diárias com maestria e vão ajudá-lo a fazer com que os seus negócios se tornem cada vez mais prósperos.
 

Mantenha o seu foco aonde realmente é necessário

 
O mais importante nisso tudo é manter o seu foco aonde realmente é necessário, ou seja, nos resultados que a sua empresa precisa alcançar para se manter sempre em rota de crescimento. A partir do momento que você tiver isso claro em sua mente, com certeza terá maior facilidade em entender qual é o seu verdadeiro papel nisso tudo.
 
O papel do líder que deseja ver seus negócios crescendo constantemente é deixar que os processos fluam em sua empresa sem que seja necessário acioná-lo a todo momento. Dessa maneira, será possível observar que a motivação no trabalho será ainda maior, para realizar o que verdadeiramente importa, ou seja, fazer a organização e seus colaboradores evoluírem constantemente.
 
O que você achou deste conteúdo? Para você agora é mais fácil acompanhar o crescimento de sua empresa de longe? Deixe o seu comentário para que possamos trocar experiências, de empreendedor para empreendedor.