A importância do marketing digital para as empresas

A importância do marketing digital para as empresas

Observando o contexto tecnológico em que vivemos, é fácil entender porque o Marketing Digital tem adquirido cada vez mais importância para as empresas que desejam construir uma audiência qualificada e crescer em participação no mercado. Porém, é necessário dizer que esse marketing não se restringe à mera presença online por meio de site e redes sociais, as organizações precisam saber como trabalhar com essas ferramentas.
 

Marketing Digital – O Novo Marketing

 
Nos últimos anos, se estabeleceu que o Marketing Digital é o novo marketing e que as estratégias utilizadas antes passam a configurar um conjunto de soluções chamado de velho marketing. A comunicação se transformou nesse novo século, estamos cada vez mais próximos e tendo acesso imediato a respostas para questões que surgem no dia a dia.
 
Esse imediatismo deu mais poder de escolha para os consumidores. A partir do momento em que se tem mais informação a respeito de produtos e serviços, é mais fácil determinar o que é mais pertinente para si. As empresas precisam adotar estratégias de Marketing Digital para que consigam se manter competitivas em relação às suas concorrentes. Embora a relevância da presença atuante nas mídias digitais já seja reconhecida, há um grande número de companhias que não se dedica a tal trabalho.
 

Por Que o Marketing Digital é Importante?

 
Para tornar a explanação mais clara e direta, listei a seguir alguns tópicos que evidenciam essa importância com dicas de estratégias de Marketing Digital que podem ser aplicadas para tornar a sua empresa mais relevante diante da audiência qualificada.
 

Ser a resposta para os problemas dos consumidores

 
Pare e pense por um segundo, quando você precisa resolver algum problema ou deseja saber onde tem um café próximo do local onde está, o que você faz? Nove entre dez pessoas fazem uma pesquisa no Google no seu smartphone. Ser uma das primeiras respostas desse buscador para a dúvida de potenciais consumidores é meio caminho andado para se tornar a escolha principal desse público-alvo.
 
A presença digital é fundamental para se tornar conhecido do público que faz buscas pela internet, assim como para estabelecer vínculos mais próximos com os clientes que já compraram na sua empresa física. O consumidor precisa ser lembrado a respeito do seu produto ou serviço para que no momento em que precisar dele novamente pense na sua marca. Quem não está no Google ou nas redes sociais não é lembrado!
 

Dica de Estratégia

 
A forma mais efetiva para tornar a sua empresa uma das primeiras da lista de buscas do Google é ter conteúdo frequente, relevante e de qualidade. O buscador utiliza algoritmos que elencam quais são os sites que atendem melhor as necessidades de quem pesquisa.
 

Falar com a audiência qualificada

 
A internet permite uma segmentação de públicos muito mais eficaz que os métodos do marketing tradicional. O próprio público estabelece o que deseja ou não ver passando por suas timelines ou, mesmo, em suas pesquisas. Esse é um fator que permite ter muito mais relevância em suas comunicações, pois se fala com quem se deve falar. As pessoas que são impactadas são aquelas que podem efetivamente comprar seus produtos ou serviços em algum momento.
 

Dica de Estratégia

 
Construir uma audiência qualificada tem forte ligação com saber quem são os seus consumidores e potenciais consumidores. A partir da identificação desse perfil é mais fácil pensar num blog, site e/ou página de rede social que converse com esse público. O desejo de ter acesso aos conteúdos da sua organização faz com que parte dessa audiência lhe dê dados, como endereço de e-mail, por exemplo.
 

Ter destaque no mercado

 
As estatísticas apontam que, no Brasil, menos de 1% de empresas realiza trabalho de marketing digital. Dessa forma, as companhias que estão online passam a ter um destaque bastante positivo. Dependendo do seu segmento de atuação, pode significar estar só na internet, tornando-se a única solução para quem os potenciais consumidores.
 

Dica de Estratégia

 
Algo essencial é que não basta ter um site ou perfil em rede social para ter sucesso na construção de uma audiência relevante. É necessário estabelecer um trabalho focado e de qualidade para que as pessoas com quem você realmente deseja falar se tornem impactadas. Os internautas apenas irão visitar páginas e sites que tenham algo de interessante, não adianta fazer uma sequência de posts com fotos de produtos, isso não atrai nenhuma audiência, nem a certa e nem a errada.
 

Mensuração de resultados

 
A importância fundamental do Marketing Digital atualmente é que ele possibilita fazer um acompanhamento muito mais preciso dos resultados das ações. Além de ter diante de si um relatório completo, em termos de dados numéricos, se tem, também, acesso a dados qualitativos como sexo, idade e profissão das pessoas que estão se tornando audiência da sua empresa na internet.
 

Dica de Estratégia

 
No planejamento das ações de Marketing Digital, a organização já deve estabelecer de que maneira vai mensurar o resultado de cada etapa do processo. Tendo um mecanismo de verificação se torna mais fácil ter o controle das ações durante todo o seu desenvolvimento.
 
Sua empresa investe em Marketing Digital? Deixe seu comentário contando a respeito da sua opinião sobre o assunto!