Quais os maiores desafios de mercado para as pequenas empresas?

Quais os maiores desafios de mercado para as pequenas empresas?

As pequenas empresas têm grande importância para a economia brasileira por representarem um dos principais polos geradores de postos de trabalho e aquecimento do setor comercial. Contudo, as companhias de menor porte enfrentam diversos desafios, algo que contribui para a média de cerca de 50% de pequenas e micro empresas que fecham as portas antes de chegar a quatro anos de mercado.
 

Por Que Pequenas Empresas Encontram Mais Barreiras?

 
As micro e pequenas empresas precisam se inserir no mercado competindo com as gigantes do setor que têm experiência e uma grande estrutura. Quem pensa que gerir uma empresa pequena é mais simples, deve observar que a gestão passa pelas mesmas etapas que a de uma grande corporação, mas com menos recursos financeiros e humanos.
 
Enquanto uma grande organização possui uma equipe financeira, outra de marketing e um setor de recursos humanos, as empresas de menor porte geralmente concentram demandas em poucas pessoas. Alguns empreendedores começam trabalhando sozinhos e, dessa forma, precisam realizar essas tarefas sem contar com auxílio de outros colaboradores.
 

Maiores Desafios Que Pequenas e Médias Empresas Enfrentam no Mercado

 

Planejamento Estratégico Sem Embasamento

 
O conhecimento técnico é fundamental para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso. Estar à frente de uma organização exige conhecimentos de diferentes áreas e, nesse ponto, muitos empreendedores de primeira viagem acabam pecando. O planejamento estratégico é uma ferramenta que tem grande impacto no posicionamento assertivo da companhia no mercado e se ele não existir ou for falho contribuirá para o insucesso.
 
Além de estudar a respeito da teoria que cerca o planejamento estratégico, os gestores podem e devem conhecer em mais detalhes os softwares destinados a realizar essas tarefas. Tem programas que auxiliam a fazer projeções financeiras, organizar o fluxo de caixa, controlar o estoque, armazenar informações de clientes, entre outras atividades. Uma possível solução está na automatização dos procedimentos e sistemas.
 

Concorrência de Pequenas e Grandes Empresas

 
Os gestores de pequenas empresas descobrem nos primeiros meses que não devem focar somente em criar diferenciais para atrair consumidores acostumados com as grandes corporações. Atualmente, a cultura empreendedora está mais difundida e novas companhias surgem todos os dias. Isso significa que em todos os setores já existem micro e pequenas empresas, tentando construir uma imagem sólida e conquistar uma fatia do mercado.
 
A concorrência pode ser feroz, especialmente entre os pequenos negócios, por isso aconselho que o gestor concentre parte dos seus esforços para se destacar, observando as tendências futuras do mercado. As marcas que fidelizam clientes são aquelas que estão alinhadas com os desejos do presente e do futuro dos mesmos. O trabalho de marketing é crucial para a organização crescer com saúde e se tornar uma concorrente forte.
 

Encargos Tributários Elevados

 
Não é exatamente barato abrir e manter micro e pequenas empresas em atividade no Brasil devido a uma das cargas tributárias mais altas do mundo. O tipo e valor dos impostos variam de setor para setor. Para se ter uma ideia, empresas prestadoras de serviços pagam tributos mais altos do que indústrias. Havendo tantas particularidades, é essencial procurar pelo auxílio de um profissional da área de contabilidade.
 
O papel do contabilista é auxiliar na escolha do melhor regime tributário para a sua companhia especificamente. Mesmo que o empreendedor não tenha um grande orçamento para investir, recomendo que busque um contador para lhe dar um norte. Trata-se de um investimento que dilui gastos desnecessários no futuro por escolhas erradas.
 

Montar Equipes Qualificadas

 
Contratar e reter talentos profissionais pode ser bastante complicado quando não se tem os mesmos recursos que as grandes corporações. Para começar, muitos administradores de pequenos negócios não têm experiência e conhecimento em recrutamento, o que pode dificultar montar uma equipe adequada.
 
Tendo feito escolhas pouco assertivas ou perdendo funcionários para empresas maiores com possibilidade de oferecer propostas salariais melhores, essas organizações têm despesas elevadas com a alta rotatividade. Estar sempre contratando, além de demandar tempo para a seleção, exige investimento financeiro. O ideal é traçar perfis detalhados de como deve ser o profissional para assumir cada área.
 

Corte de Gastos Durante as Crises Econômicas

 
Se existe algo capaz de causar um grande impacto nas finanças das micro e pequenas empresas, certamente é o desenvolvimento de uma crise econômica. Quando as finanças ficam difíceis, é natural que os consumidores comecem a fazer cortes de gastos, dentre os quais aparecem nos primeiros lugares da lista produtos e serviços de pequenas companhias.
 
A redução de vendas num determinado período pode representar um impacto negativo nas finanças de uma organização que ainda não se consolidou em seu segmento. Dessa forma, os empresários a frente de pequenos negócios devem estar espertos para mudanças na economia que representem um freio de gastos dos consumidores, para conseguir remediar tais situações antes que elas se consolidem.
 
As pequenas e médias empresas têm uma série de desafios para se inserir e se manter no mercado, porém, com persistência podem construir uma história longa de sucesso.