Manutenção Preventiva - Sua empresa realiza?

Manutenção Preventiva - Sua empresa realiza?

Com o passar do tempo, conforme as máquinas de sua empresa vão sendo utilizados, elas vão sofrendo um desgaste natural e, se este uso for muito intenso e não houverem os cuidados necessários, eles podem acabar estragando. Todo empresário e empreendedor sabe que esse tipo de situação é mais comum do que se imagina e gera um pouco de dor de cabeça, já que será necessário investir no reparo e na compra de novos equipamentos, para evitar que o prejuízo seja ainda maior.
 
Nesse contexto, existe algo mais eficiente e que gera menos custos para a empresa, que é a chamada manutenção preventiva. Ela atua no sentido de fazer intervenções periódicas, evitando assim, que ocorram possíveis falhas, erros ou que os equipamentos venham a quebrar. Ao contrário da manutenção corretiva, que age somente após ocorrer o dano nas máquinas, a preventiva, como o próprio nome diz, previne que a empresa sofra prejuízos maiores com este tipo de situação.
 
Pensando nisso, hoje vou compartilhar com você a importância da manutenção preventiva, seu objetivo, bem como suas vantagens, para que assim, você possa manter suas máquinas e equipamentos sempre seguros e com os reparos em dias. Confira:
 

O que é Manutenção Preventiva?

 
Basicamente, a manutenção preventiva consiste na análise regular e programada das máquinas de uma empresa, no sentido de garantir que estas continuem funcionando plenamente. São manutenções realizadas de tempos em tempos, em intervalos pré-determinados, ou conforme o período indicado no manual do usuário, que reduzem, significativamente, a incidência de quebra ou a necessidade de troca dos equipamentos, pegando, assim, a equipe e a organização de surpresa.
 
Ao contrário da manutenção corretiva, que age somente após o problema se instalar, ou seja, depois que as máquinas sofrem o dano, a preventiva tem o objetivo de evitar que situações assim aconteçam e que as operações da empresa sejam prejudicadas em decorrência de algo que poderia ter sido previsto e evitado com antecedência.
 

Por que fazer?

 
São inúmeras as razões que fazem da manutenção preventiva algo tão importante e vantajoso para empresários e empreendedores, principalmente aqueles que se preocupam com o patrimônio da empresa como um todo. Assim, vou compartilhar algumas razões para realizar este investimento e evitar preocupações e prejuízos maiores no futuro.
 

Redução de custos

 
A partir do momento em que existe uma preocupação em trabalhar no sentido de prevenir que algum dano aconteça, você já está, automaticamente, investindo em redução de custos. É neste cenário que a manutenção preventiva entra, pois ela age de forma programada, para fazer uma análise dos equipamentos da empresa, verificar se está tudo nos conformes, se alguma peça precisa de reparos ou trocas.
 
Além de evitar a perda total das máquinas, mediante problemas que podem acontecer a qualquer momento, esta ação evita também altos gastos com a troca destes mesmos equipamentos, o que reduz, significativamente, os custos que a empresa tem com este tipo de situação.
 

Garante o bom andamento das operações

 
Não há nada mais desagradável do que ter de parar o trabalho porque uma máquina ou equipamento estragou de uma hora para outra. Isso gera desperdício de tempo, diminui a produtividade de todos, causa um estresse e gastos desnecessários para a equipe, sem contar para o empresário e empreendedor, que é obrigado a ver seus colaboradores parados, por não ter feito um simples investimento em manutenção preventiva.
 
Diante disso, observa-se o quanto é fundamental realizar um cronograma desta ação, para que assim, as operações da empresa não sejam prejudicadas e continuem acontecendo sem maiores sustos ou imprevistos.
 

Melhora a performance das máquinas e equipamentos

 
Todas as vezes em que são realizadas manutenções preventivas nas máquinas de sua empresa, são realizados reparos que melhoram a performance dos mesmos e evitam que estes sofram danos com uma frequência mais alta. Esta melhoria no desempenho, potencializa também a performance e a produtividade de sua equipe, que pode contar com equipamentos de qualidade para realizar um trabalho de excelência no dia a dia organizacional.
 
Mesmo diante de todos estes fatos, é importante lembrar que a manutenção preventiva não impede que algum dano, desgaste ou quebra do equipamento aconteça, necessitando assim, que haja a manutenção corretiva. Entretanto, a probabilidade de acontecer situações como estas é muito menor, quando você tem uma equipe que trabalha para preveni-las.
 
Sendo assim, não há motivos para não investir neste tipo de manutenção, quando existem mais ganhos e benefícios para todos em sua organização. Pense nisso!
 
Agora que você já conhece a importância da manutenção preventiva, que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais? Faça isso e continue me acompanhando por aqui e em meu canal no Youtube, pois todos os dias eu divido com você algo novo para potencializar os resultados de sua empresa.