O que é psicologia organizacional?

Cuidar do bem-estar, esta é uma das principais funções desempenhadas pela Psicologia Organizacional. Mas não estou falando apenas do bem-estar dos colaboradores, mas sim da empresa como um todo, que precisa de diversos tipos de cuidados, para que todas as atividades sejam realizadas da melhor maneira possível e os resultados sejam alcançados de forma ainda mais acelerada.
 
Engana-se aquele empresário ou empreendedor que acredita que somente os números importam, que enxergam cada funcionário como uma despesa e não como um aliado nas conquistas do dia a dia, e que não investem em melhorias para mantê-los sempre motivados e engajados, no sentido de fazer com que a empresa alcance patamares ainda maiores diariamente. Se você tem este perfil, o meu conselho é que você repense e passe a contar com o auxílio da Psicologia Organizacional para mudar este cenário.
 
Veja, nos próximos parágrafos, como você pode fazer isso e ao final, compartilhe comigo suas impressões sobre este assunto tão importante para que uma empresa obtenha sucesso em sua jornada.
 

Entendendo a Psicologia Organizacional

 
Trata-se da análise de todos os fatores relacionados ao comportamento humano dentro de uma empresa e da maneira como estes comportamento vão afetar na forma como o trabalho é desenvolvido no dia a dia. Uma das principais funções da Psicologia Organizacional, é tentar entender e oferecer aos colaboradores melhores condições, para que todos desempenhem suas atividades profissionais, da melhor maneira possível.
 
Além disso, esta área do conhecimento aplicada ao ambiente empresarial, desempenha um papel delicado e, ao mesmo tempo, de extrema importância, que é o de aliar os interesses de cada colaborador, aos interesses da empresa, que deseja extrair o que há de melhor de seus funcionários, para alcançar, dia após dia, os melhores resultados.
 
Neste sentido, é importante ressaltar, que neste contexto, o psicólogo organizacional deve ser alguém extremamente preparado para lidar com os mais diversos tipos de situações, que envolvem desde de questões emocionais, até adequações salariais, comunicação interna, entre outros. Tudo isso com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho o melhor possível a todos que ali desejam constituir carreira.
 

Por que investir em Psicologia Organizacional?

 
Em algum momento, tanto eu, quanto você, acreditamos que o mais importante para uma empresa era alcançar os resultados, independentemente do que isso custasse. É claro, que atingir as metas e objetivos planejados é primordial, caso o contrário a organização não tem motivos para existir, afinal todos queremos crescer e usufruir dos frutos deste crescimento.
 
Entretanto, muitas mudanças ocorreram, e foi no dia a dia, amadurecendo com cada experiência, que pude perceber o quão importante é olhar para as necessidades dos colaboradores que fazem parte da empresa que construi, pois só assim é possível alcançar, de forma muito mais acelerada, os resultados que almejo.
 
Foram estas mudanças, bem como alguns profissionais da Psicologia Organizacional, que passaram pelo IBC, que abriram meus olhos e me mostraram os benefícios de se investir e aplicar este conceito no ambiente empresarial. Confira alguns deles, a seguir:
 

Adequar cargos e salários

 
Todo colaborador tem como um de seus principais anseios trabalhar e receber de forma devida e justa, de acordo com o cargo e as funções que desempenha dentro da empresa. Quem é responsável por fazer esta pesquisa, adequando cargos e salários conforme as atividades que o profissional realiza, é o psicólogo organizacional.
 
O benefício disso, envolve a satisfação do funcionário, que entende que a empresa o valoriza e reconhece a sua importância para a organização como um todo.
 

Equilibrar interesses do colaborador e da empresa

 
Acredito que, dentre todos os papéis que o psicólogo organizacional desempenha na psicologia empresarial, esta é uma das mais complexas. Isso porque, não é fácil manter, de forma equilibrada, os interesses e necessidades do colaborador, em consonância com os da empresa. Lembrando que, não estou falando de apenas um funcionário, mas de vários, que têm formas de enxergar o mundo diferente, bem como anseios distintos uns dos outros.
 
Trata-se de um grande desafio, mas que é realizado com excelência por este profissional, que está apto a entender cada indivíduo que compõe o quadro de colaboradores de uma empresa e oferecer-lhes as melhores condições de trabalho, mantendo sempre um meio termo entre o que a empresa espera das pessoas e vice-versa.
 

Compreender as emoções

 
O papel do psicólogo que atua dentro de uma empresa, além dos outros que citei anteriormente, envolve também oferecer acolhimento aos colaboradores, buscando entender seus comportamentos, atitudes, sentimentos e emoções. Isso é importante e é benéfico para o empresário e empreendedor, pois, a partir do momento que se compreende os pontos positivos e os pontos de melhoria dos funcionários, bem como de que forma cada um se sente melhor para realizar suas atividades diárias, é possível oferecer as melhores condições e cenários para que isso de fato aconteça.
 
A intenção disso é fazer com que cada colaborador se sinta ainda mais motivado, inspirado e engajado, para apoiar a empresa em suas conquistas diárias, se esforçando e dando o melhor de si na busca pelos melhores resultados.
 
No entanto, é importante enfatizar, que não é papel e nem função do psicólogo organizacional realizar atendimento clínico no ambiente empresarial, pois, apesar de fazer parte o acolhimento do colaborador, a empresa não é o local mais adequado para realizar sessões de terapia. Além disso, isto nada tem a ver com o que de fato emprega a Psicologia Organizacional e uma empresa.
 
Aprofundar os conhecimentos sobre este tema, nos ajuda a compreender que não são somente os nossos interesses empresariais que estão em jogo na hora de transformar uma empresa em bem-sucedida ou não. Existem muito mais questões envolvidas, que precisam de uma atenção especial, para lidar, da melhor maneira possível, com um dos recursos mais importante que se tem dentro de uma empresa, no caso, os recursos humanos.
 
Cuide bem deles e com certeza você terá em suas mãos os resultados que tanto busca para os seus negócios.
 
Agora compartilhe comigo o que você achou deste artigo nos comentários e continue acompanhando meus posts diários aqui em meu blog.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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