A importância do Logotipo para uma empresa

A importância do Logotipo para uma empresa

Uma das principais preocupações que os empreendedores que estão iniciando seus negócios devem ter é referente ao cuidado com a criação de sua marca. Geralmente, são tantas demandas e burocracias que demandam tempo e atenção do empreendedor, que ele acaba deixando de lado algo que é primordial para que seus clientes lembrem-se instantaneamente de sua empresa, produtos e serviços, que nada mais é que – o logotipo da organização.
 
Por mais simples que seja, é esse símbolo visual que fará a ponte entre a sua empresa e o público-alvo que você deseja atingir, fazendo com que você se destaque num mercado empresarial cada vez mais concorrido. Neste sentido, é necessário que ele transmita com assertividade a personalidade da sua marca, bem como de seus produtos e serviços, e se torne parte da vida de seus clientes.
 
Neste artigo, eu vou te explicar um pouco mais sobre a importância do logotipo de uma empresa, bem como para que ele serve. Acompanhe-me nesta leitura e confira:
 

O que é logotipo?

 
Comumente utilizado nas áreas de Design Gráfico, Publicidade e Propaganda, e Marketing, o termo logotipo refere-se ao símbolo, que representa visualmente a identidade de determinada marca. Por meio dele, as pessoas conseguem facilmente identificar qual produto ou serviço está sendo apresentado, pois ele tem como principal função transmitir a personalidade de empresas e instituições; sejam elas públicas ou privadas.
 
Para ser marcante, é necessário utilizar bastante da criatividade, já que o logotipo vai fazer o elo entre a marca e seu público-alvo, fazendo com que esta se destaque perante seus concorrentes e ganhe o coração do consumidor.
 

Por que ele é importante?

 
Existem diversos fatores que fazem o logotipo ser essencial para todo e qualquer tipo de empresa. Seja ela pequena; média ou grande é necessário investir na criação de um, para que assim, você crie uma identidade própria, que se diferencie de seus concorrentes, e, dessa maneira, fique ainda mais próximo de seus clientes.
 
Veja a seguir, quais são estes fatores, que fazem do logotipo algo tão importante.
 

É o primeiro contato com o cliente

 
Se uma pessoa não conhece ou nunca teve contato com a sua empresa, provavelmente, será através do logotipo que este contato vai acontecer. Ao visualizar o símbolo que representa a sua marca, o seu potencial cliente tenderá a ficar curioso e, com certeza, vai querer conhecer mais sobre os produtos ou serviços que você oferece.
 
Sendo assim, é fundamental ter uma marca e uma identidade visual, para criar este elo inicial entre você, a sua empresa e o seu público-alvo, e, assim, poder deixar uma referência marcante que sempre fará o seu negócio ser lembrado.
 

Transmite credibilidade

 
Para alguns empreendedores, principalmente aqueles que ainda estão se estabelecendo no mercado, falar em criar um logotipo é algo completamente fora de cogitação. Isso porque, muitas vezes, eles ainda não têm conhecimento sobre sua importância para ajudar uma empresa a alavancar seus resultados.
 
Diante disso, é comum ver diversas empresas começando do zero, sem nenhuma identidade visual, sem nenhum cuidado com isso. Se você se identificou com esse cenário, lhe aconselho a repensar e se preocupar um pouco mais com sua comunicação e com a imagem que você quer passar aos seus clientes. Neste sentido, o logotipo pode ajudar muito o seu negócio.
 
Quer um exemplo? Quando se fala em McDonald’s, aquele grande M amarelo vem logo à nossa mente, está em todos os seus produtos, identidade visual e nada mais é do que o seu logotipo. Entendeu agora a importância?
 
Ressalto isso, pois realmente os clientes valorizam a comunicação visual e se percebem que você não tem esta preocupação, vão acreditar que você também não preza pela prestação de um serviço de qualidade. Sendo assim, seus produtos, serviços e a sua empresa como um todo, podem ser colocados em cheque, pelo simples fato de não ter um logotipo.
 

Diferenciação no mercado

 
Com a concorrência altamente acirrada do mercado, é necessário criar mecanismos para se destacar, e, como eu disse – ganhar o coração do consumidor. Neste sentido, a importância da criação de um logotipo se dá, devido ao fato de diferenciar a sua empresa das demais que já existem.
 
Se você está começando agora como empreendedor, provavelmente já fez um estudo de mercado e já conhece seus concorrentes e consumidores. Sendo assim, sabe que eles têm suas próprias identidades visuais, que faz com que eles próprios se destaquem. Para também se diferenciar, é necessário marcar a vida de seu público-alvo de alguma forma. E o logotipo vai ajudá-lo nessa missão, afinal, quem não é visto não é lembrado.
 
Espero que depois deste artigo, caso a sua empresa ainda não tenha um logotipo, você o providencie o mais rápido possível, para que assim, você possa tornar a sua marca ainda mais valorizada e reconhecida por seus clientes e pelo mercado como um todo. Para isso, procure especialistas em comunicação visual, como designers gráficos, por exemplo, ou mesmo contrate uma agência especializada no assunto para te orientar quanto ao seu posicionamento de marca.
 
Agora me conta: a sua empresa já tem logotipo? Como foi seu desenvolvimento? Deixe o seu comentário e, se tiver gostado do artigo, lembre-se de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais e de continuar acompanhando minhas sacadas empreendedoras, aqui em meu blog e em meu canal no Youtube.