Conheça a história de pequenas empresas que deram certo

Conheça a história de pequenas empresas que deram certo

Toda grande empresa multinacional um dia começou somente com um empreendedor ou uma família pronta para mudar de vida. Mesmo hoje existindo grandes negócios no mercado corporativo, os pequenos negócios também têm sua importância para o giro da economia do país.
 
São eles que ainda trazem o sentimento de local, de perto do consumidor, para alguns produtos e fazem com que o mercado tenha inovação mesmo sem precisar de um investimento de capital exorbitante, nesse primeiro momento.
 
Com um crescimento constante, crescente e positivo, pequenos negócios podem ter produtos novos adicionados à sua produção a qualquer momento. Também conseguem conquistar nichos de mercado que são mais específicos, tendo-os como seus principais clientes.
 

O que preciso para abrir seu pequeno negócio?

 
Para começar do zero, algumas etapas são básicas e alguns itens, essenciais. São eles:
 
• Uma ideia: muitos dizem que as maiores invenções do mundo vieram de um período de necessidade, não é mesmo? Então, tenha uma ideia que você considera inovadora e que vai suprir uma demanda existente.
 
• Muita pesquisa: depois de decidir qual será seu foco, agora é hora de pesquisar o mercado desse produto. Há público o bastante para consumi-lo? E se houver algum tipo de customização? Vai ser enviado e comercializado pela internet? Quais são os concorrentes diretos?
 
• Capital: existem ideias que não necessitam de um grande capital nesse início e sim de uma boa administração dos recursos. Algumas ideias vão necessitar muito mais de criatividade na forma de apresentação e venda do que de dinheiro para investir numa produção em escala.
 
• Força de vontade: de nada adianta ter todos esses requisitos que eu apontei aqui se a vontade de fazer acontecer for pequena. Lembrando sempre que o empreendedor é a alma do negócio e que se ele não quiser investir o empenho necessário para fazer o negócio decolar, fica muito mais difícil de garantir o sucesso do seu pequeno negócio.
 
Se você estiver com todos os itens da lista acima marcados com o “check”, então é hora de começar! As vantagens de um pequeno negócio também são muitas, como por exemplo:
 
• Não precisar ter grandes custos com a construção física de um espaço para venda já que existem diversas formas de vender online;
 
• Poder ter uma equipe reduzida, mas bem treinada, para ajudar a tocar o negócio;
 
• Os riscos são mais bem controlados, já que você tem como prever e planejar todas as suas ações melhor;
 
Propor estratégias de fidelização, negociar melhor, compra por volume, preços especiais, tudo que um pequeno negócio pode promover.
 

Exemplos de Pequenos Negócios Brasileiros que Deram Certo

 
Já que eu estou aqui te inspirando a abrir o seu pequeno negócio, aproveito para apresentar algumas empresas gigantes de hoje que também começaram pequenas um dia.
 

Imaginarium

 
A loja nasceu em Florianópolis nos anos 90 através da vontade de um casal ter uma vida mais tranquila ao sair do ramo médico. Ambos gostavam de decoração e por isso, quiseram montar uma marca que fosse diferenciada e interessante. O negócio, mesmo crescendo pelo Brasil, continua com membros da família em sua gestão e garante não ter perdido o foco de ser um local onde se encontra bom gosto.
 

Magazine Luiza

 
Através de um investimento familiar, Luiza Trajano Donato criou a marca que hoje está presente em todo o país. Nos anos 60, ela e o marido decidiram comprar uma pequena loja e transformá-la em uma rede de varejo, hoje muito respeitada no Brasil. A família continua nos negócios e a sobrinha da fundadora, também Luiza, é uma das principais líderes.
 

InstaStore

 
Ao entender o sucesso do Instagram, um paulistano entrou na mesma onda desse comportamento social juntando algo antigo e novo. O Instagram é um aplicativo de smartphone que funciona como uma rede social onde fotos são postadas com filtros específicos. O empreendedor criou uma loja virtual em que os usuários da rede podem escolher suas próprias fotos e transformá-las em algo físico como imã de geladeira ou pôster. Sem nenhuma loja física criada, seu negócio é totalmente online e já fatura muito mais do que o valor investido.
 

Pequenos negócios vivem da oportunidade

 
O pequeno negócio é o que mais pode se aproveitar das oportunidades do mercado, afinal, ele está ali para atender um produto diferente e que pode suprir uma demanda imediata. Com pesquisa, capital, foco, planejamento e força de vontade você também empreendedor pode entrar para a lista dos mais novos bem-sucedidos negócios no país. Para isso, basta entender onde seu público está e criar algo que ele realmente queira, precise, ache inovador e pelo qual fique encantado. Agora é a sua vez!