Vale a pena emendar feriados?

Vale a pena emendar feriados?

O calendário brasileiro conta com diversos feriados nacionais, estaduais e municipais. Quando essas datas caem numa terça ou quinta-feira sempre surge àquela dúvida na cabeça dos empreendedores: E agora? Devo emendar o feriado ou não? E você, como faz em sua empresa? Prolonga ou não?
 
No artigo de hoje vou abordar quais são as vantagens e as desvantagens de emendar feriados, além de dar dicas de como tomar a melhor decisão para o seu negócio. Acompanhe e saiba mais.
 

Pontos Positivos de Emendar um Feriado

 

Evitar um Dia Improdutivo

 
Imagine a seguinte situação: todos os seus funcionários vendo seus amigos e parentes e clientes planejando uma viagem ou outro programa para fazer no feriadão, mas sem poder ir porque vão trabalhar no dia que fica entre o fim de semana e o feriado.
 
Como será que eles vão trabalhar nesse dia? Provavelmente sem nenhum entusiasmo. Por outro lado, você terá os mesmos gastos de um dia normal, com água, luz, telefone, transporte dos funcionários, mas sem a mesma produtividade dos colaboradores. Ao emendar você evita esse problema.
 
Outro fator é que, dependendo da área de atuação da empresa, os colaboradores podem não ter muito que fazer nesse dia. Um escritório de advocacia que depende de órgãos da justiça que vão emendar o feriado, por exemplo, pode ter um dia perdido. Nesse caso, é interessante verificar se, as instituições vinculadas são trabalho, vão ou não emendar.
 

Funcionários Mais Motivados

 
A notícia de que a empresa vai emendar um feriado deixa qualquer trabalhador feliz. Eles ficarão empolgados com a oportunidade de poderem descansar, fazer uma viagem com a família, aproveitar o dia de folga para resolver questões pessoais ou mesmo nos estabelecimentos abertos, etc.
 
Quando os colaboradores sabem que terão essa oportunidade de folgar por três ou quatro dias, se sentem muito mais motivados e isso é algo que reflete diretamente em sua produtividade. Se compararmos o prolongamento de um feriado com um jogo, podemos dizer que o empreendedor irá voltar uma casa para depois andar duas de uma vez. É para se pensar!
 

Tranquilidade Para os Funcionários Que Têm Filhos

 
Os funcionários que têm filhos costumam passar por uma dificuldade quando a empresa não emenda um feriado.
 
Isso porque as escolas e creches costumam emendar, e, então surge à dúvida: quem vai ficar com as crianças? Isso acaba deixando os colaboradores preocupados durante os dias que antecedem o feriado e isso também reflete em sua produtividade.
 
Por isso, quando os pais sabem que não terão que trabalhar no próximo feriado, sentem-se mais tranquilos para fazer seu trabalho, sem ter que pensar em onde e com quem deixarão os filhos.
 

Pontos Negativos

 

Um Dia a Menos de Produtividade

 
Apesar de termos dito sobre o fato de que os funcionários raramente têm a mesma produtividade trabalhando num feriado, não podemos negar que é um dia a menos para a empresa funcionar e gerar lucros. Cabe ao gestor pesar os dois pontos e ver qual será mais vantajoso para o negócio.
 

O Comércio Perde um Dia Lucrativo

 
Quando a empresa em questão é um comércio, a situação muda de figura. Ao emendar um feriado em supermercados, farmácias, lanchonetes e lojas acaba-se perdendo um dia bastante lucrativo. Já que, como várias pessoas estarão de folga, elas terão tempo para passear e também comprar produtos.
 
Nesse caso, o prolongamento do feriado deve ser bem pensado para que a empresa não saia no prejuízo. Pode-se criar uma espécie de escala, em que um grupo de funcionários emenda um feriado enquanto o outro grupo trabalha e, no próximo, eles trocam. Dessa forma, quem for trabalhar o fará mais motivado, pois sabe que no próximo feriado irá folgar.
 

Compensação de Horas

 
A compensação de horas é uma saída interessante para feriados. Dessa forma, os funcionários poderão repor as horas referentes ao expediente antes ou depois do feriado. O ideal é estipular um período e dividir as horas que precisam ser respostas pela quantidade de dias. Por exemplo: trabalhar 30 minutos a mais durante 16 dias para repor um expediente de 8 horas.
 

A Troca do Feriado

 
Outra opção é realizar a troca quando o feriado cai numa quinta ou terça-feira. Um feriado prolongado em 2017 que vai ser assim é o de Corpus Christi no dia 15 de junho, que vai cair numa quinta-feira. As empresas podem realizar uma troca. Assim, os funcionários trabalham na quinta e folgam na sexta.
 
Esta é uma opção interessante principalmente para fábricas, que não dependem de outras empresas estarem trabalhando para funcionar. Em se tratando de benefícios para os funcionários, por mais que não seja uma emenda de feriado, é uma forma de estender o descanso e possibilitar que programem uma viagem, por exemplo.
 

Leve em Consideração o Contexto da Empresa

 
Depois de saber quais são os pontos positivos e os negativos de emendar um feriado você poderá tomar uma decisão mais acertada para a sua empresa. Leve em consideração, também, a área de atuação do negócio e sua situação atual.
 
No caso de uma fábrica que está com sua produção atrasada, por exemplo, se torna inviável emendar um feriado.
 
E você? Costuma emendar feriados na sua empresa? Conte-me nos comentários o que pensa a respeito desse assunto e compartilhe o artigo também.