Vantagens e desvantagens de uma liderança perfeccionista

Vantagens e desvantagens de uma liderança perfeccionista

O conceito de perfeccionismo é bastante subjetivo, pois enquanto alguns usam para se referir à uma qualidade pessoal, outros consideram um defeito. Essa variação se deve ao fato de que as pessoas perfeccionistas têm seu lado positivo e negativo, principalmente no que se refere à liderança. No artigo de hoje falarei a respeito desse assunto e darei dicas que podem te ajudar a tornar um líder mais eficaz.
 

O Comportamento das Pessoas Perfeccionistas

 
As pessoas perfeccionistas são aquelas que não se contentam com menos do que o melhor, e isso se aplica tanto ao que elas vão fazer quanto ao que elas esperam dos outros. Até certo ponto isso pode ser bom, mas se não houver equilíbrio pode se tornar um problema. O perfeccionismo pode trazer mais qualidade para uma empresa, mas também pode prejudicar a produtividade e desmotivar os colaboradores.
 
Confira, a seguir, os pontos positivos e negativos de ser uma pessoa e um líder perfeccionista.
 

Pontos Positivos do Líder Perfeccionista

 
Veja quais são os principais pontos que fazem do perfeccionismo uma qualidade positiva para um líder.
 

Alto Padrão de Qualidade

 
Um líder perfeccionista tem um alto padrão de qualidade, que se aplica tanto ao que ele faz, quanto ao que exige de seus subordinados. Isso pode ser positivo, porque toda a equipe irá se esforçar para atingir esse padrão, o que irá trazer melhores resultados para a organização. Entretanto, é importante se atentar para a forma como esse alto nível de exigência está sendo passado aos colaboradores, para que eles não se sintam pressionados demais.
 

Exemplo de Eficiência e Organização

 
Pessoas perfeccionistas costumam ser bastante eficientes e organizadas, chegam sempre no horário e são um ótimo exemplo a todos os funcionários da empresa. Um dos pilares da liderança é o comportamento do líder, que deve servir sempre como um espelho para os seus subordinados. Afinal, não faz sentido exigir pontualidade das pessoas se você costuma se atrasar com frequência, não é mesmo?
 

Atenção aos Detalhes

 
Atentar-se aos detalhes pode ser um grande diferencial competitivo dentro de uma empresa, principalmente em relação aos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Essa é uma característica comum aos perfeccionistas, então um líder que age dessa maneira estará contribuindo para uma maior satisfação por parte dos consumidores. Mais uma vez, é importante não exagerar e deixar que esse cuidado aos detalhes não se torne excessivo e acabe tornando os processos mais lentos do que o necessário.
 

Menor Necessidade de Retrabalhos

 
Os retrabalhos, ou seja, a necessidade de refazer trabalhos, são algo normal, mas que não deve se tornar parte da rotina de uma empresa, já que pode ser um grande ralo de produtividade. Quando um líder perfeccionista está no comando, sua atenção aos detalhes ao orientar os seus colaboradores irá fazer com que a necessidade de refazer certas atividades se torne cada vez menor.
 

Pontos Negativos do Líder Perfeccionista

 
Tudo na vida tem o seu lado positivo e o negativo e com o perfeccionismo não é diferente. Veja quais são os pontos que podem se tornar prejudiciais para um líder e que precisam ser evitados.
 

Risco de Perder o Objetivo de Vista

 
Um líder deve ter sempre uma visão ampla dos objetivos da empresa para que, assim, consiga guiar os seus liderados. Entretanto, quando o profissional se deixa levar pelo excesso de perfeccionismo, começa a se prender demais aos detalhes, perdendo o objetivo maior de vista. Para evitar esse problema é interessante que o perfeccionista trabalhe ao lado de alguém que seja mais prático, assim um pode aconselhar o outro, compartilhando seu conhecimento e comportamento.
 

Problemas de Relacionamento Com Liderados

 
Como a maioria dos perfeccionistas prefere fazer o seu trabalho ao invés de socializar, eles tendem a ser introvertidos e não se comunicarem muito bem. Eles são tão ligados em detalhes, que os colaboradores podem confundi-los com um ser controlador, gerando um clima negativo entre a equipe. Para resolver essa questão, aconselho que os perfeccionistas tentem se misturar com outras pessoas que tenham características opostas e que sejam comunicativas. Isso irá ajudá-los a desenvolver suas habilidades de liderança e a se sentirem mais confiantes.
 

Lentidão Para Executar Tarefas

 
Quando um perfeccionista perde o controle e se prende demais aos detalhes, acaba demorando mais do que o necessário para concluir uma tarefa, o que poderá prejudicar a produtividade da empresa. Mais uma vez, o equilíbrio deve estar presente em todos os momentos, evitando que se perca tempo demais em algo que não precisava. Sempre costumo dizer que feito é melhor do que perfeito, pois nem sempre a perfeição é necessária.
 

Grande Resistência à Mudanças

 
Os líderes que são excessivamente perfeccionistas desejam ter controle sobre tudo, principalmente sobre a forma como executam o seu trabalho. Então, podem ser bastante resistentes quando se trata de mudanças, algo que é tão necessário para acompanhar as exigências atuais do mercado. Os perfeccionistas precisam se esforçar para entender a importâncias das mudanças e se adaptar a elas da melhor maneira possível.
 
Você é ou já conviveu com uma pessoa perfeccionista? Quais os principais pontos que considera como positivos e negativos nesse comportamento? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!