Excel: conheça algumas utilidades

Excel: conheça algumas utilidades

Uma empresa que utiliza ferramentas, dispositivos e aplicativos para se manter organizada, sabe que precisa disso para dar ainda mais agilidade ao seu dia a dia. Antigamente, o que era feito de forma manual, hoje conta com o apoio da tecnologia, que trouxe diversos benefícios e facilidades aos mais diversos tipos de negócios, modernizando-os e tornando-os cada vez mais eficazes.
 
É o caso do Microsoft Excel, que é imensamente utilizado pelas empresas, para os mais diversos tipos de funcionalidades. Independentemente do porte ou segmento da organização, esta é uma ferramenta altamente difundida no ambiente empresarial, pois oferece infinitas possibilidades para manter os processos automatizados e organizados.
 
Para conhecer um pouco mais os motivos que o levam a ser tão utilizado pelas empresas, acompanhe-me nesta leitura e em seguida, deixe o seu comentário me dizendo o que achou, ok?
 

O que é Excel?

 
Apesar de achar difícil encontrar alguém que ainda não tenha utilizado o Excel, antes de iniciar este conteúdo, acredito ser fundamental explicar do que se trata a ferramenta, para em seguida, explorá-la um pouco mais.
 
Parte integrante do famoso Pacote Office, criado pela grande empresa de tecnologia, Microsoft, o Excel nada mais é do que um editor de planilhas, que pode ser utilizado em computadores com sistemas operacionais como o Windows, Android e iOS.
 
Trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas, não só em ambientes empresariais, mas também fora deles, pois oferece a seus usuários uma grande quantidade de recursos, para a elaboração de cálculos, construção de gráficos, entre muitos outros benefícios.
 
Para se ter uma ideia de sua importância, existem cursos específicos para aprender a manusear a ferramenta. Além disso, profissionais que têm um conhecimento amplo e avançado em Excel, são altamente valorizados no mercado de trabalho atualmente.
 

Principais benefícios

 
Como venho dizendo ao longo do texto, a planilha do Excel oferece inúmeras funções a seus usuários, basta que este saiba exatamente o que quer e como deve manuseá-la, para assim, obter os resultados esperados da ferramenta. Conheça seus principais benefícios, para que assim, você possa fazer um uso mais eficiente e assertivo deu seus recursos em sua empresa.
 

Cálculos financeiros

 
Os recursos do Excel, permitem que o usuário faça cálculos complexos, principalmente aqueles que envolvem a área financeira de um negócio. Além disso, é possível criar uma planilha de gastos, uma planilha para controlar o fluxo de caixa, calcular preços dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, registrar os pagamentos, toda a parte contábil da organização, entre outras funcionalidades.
 

Armazenamento de dados

 
Você pode criar planilhas para armazenar diversos tipos de informações relacionadas à sua empresa, como a quantidade de produtos em seu estoque; os colaboradores que fazem parte do seu negócio, bem como seus respectivos salários e benefícios; todos os seus clientes, com as características de cada um; quais indicadores a organização deve alcançar para obter bons resultados, e assim por diante.
 
Estas e muitas outras informações, armazenadas em planilhas separadas, vão ajudá-lo, enquanto empresário ou empreendedor, a entender o cenário da sua empresa como um todo e a tomar decisões determinantes para o crescimento e o sucesso dos negócios.
 

Economia de tempo e recursos

 
Se antes, os cálculos, o armazenamento das informações que citei acima, a elaboração de tabelas e a construção de gráficos, eram feitos de forma completamente manual, as planilhas do Microsoft Excel, surgiram justamente para mudar esta realidade. Hoje, tudo acontece de forma automatizada, o que traz à rotina no ambiente de trabalho muito mais agilidade e economia no que diz respeito a tempo e recursos.
 
Há algum tempo, para se fazer um cálculo financeiro complexo, para saber o retorno sobre o investimento (ROI) de um negócio, ou para fazer a prospecção de vendas de uma empresa de varejo, por exemplo, gastava-se muito mais recursos, humanos, técnicos e operacionais para isso.
 
Com o avanço da tecnologia e a chegada de aplicativos e ferramentas como o Excel, a vida e os processos nas empresas, tornaram-se muito mais otimizados.
 

Mais organização

 
Para ser bem-sucedida, uma empresa precisa manter seus processos organizados, caso contrário, está sujeita a sofrer diversos tipos de prejuízos em sua trajetória. Como foi possível observar ao longo deste artigo, o Microsoft Excel é largamente utilizado nos ambientes empresariais, pois oferece justamente a esta possibilidade de organização, tão necessário para fazer com que tudo funcione na mais perfeita ordem.
 
Neste sentido, independentemente da área de atuação da empresa, de qual departamento vai utilizar mais ou qual vai utilizar menos a ferramenta, o importante é contar com as facilidades e com a agilidade que ela confere ao dia a dia, tanto de gestores, quanto dos colaboradores como um todo.
 
Como deu para perceber, o Excel tornou-se uma ferramenta totalmente indispensável para empresas dos mais diversos portes e segmentos. São tantas as suas funções e recursos, que realmente não há como pensar em processos empresariais bem elaborados, sem pensar em organizar, praticamente todos, em planilhas.
 
Não tenho dúvidas que, em menor ou em maior grau, você já o utiliza em sua empresa. Entretanto, caso queira aprimorar seus conhecimentos técnicos e operacionais sobre a ferramenta, existem diversos cursos, inclusive online e gratuitos, que desvendam todos os “mistérios” escondidos por trás do Excel. Acredito que vale a pena fazer este investimento, não só para você, mas também para seus colaboradores.
 
Agora me conta: de que forma você utiliza o Excel em sua empresa? Como ele agrega em seu dia a dia? Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais.