Vale a pena premiar os vendedores de minha empresa?

Vale a pena premiar os vendedores de minha empresa?

Enquanto empresários e empreendedores, é nosso dever encontrar formas de motivar, diariamente, nossos colaboradores a darem o melhor de si em suas atividades dentro da empresa. Digo isso, pois é por meio do desempenho e esforço de cada um deles que as possibilidades de alcançar resultados organizacionais satisfatórios aumentam de forma considerável. Sendo assim, temos como papel, se quisermos obter sucesso e nos destacar no mercado, oferecer as melhores oportunidades de crescimento aos profissionais que atuam em nossos negócios.
 
Assim, quando o assunto é a motivação da equipe de vendas de sua empresa, as atenções devem ser redobradas, uma vez que este time precisa se sentir constantemente motivado e incentivado para alcançar as metas e os objetivos estabelecidos previamente.
 
Pensando nisso, hoje vou compartilhar com você algumas dicas e estratégias que você, com o auxílio de seus gestores, pode utilizar para manter a motivação de sua equipe, bem como as vendas, sempre nas alturas. Confira:
 

Uma quebra de paradigma

 
Em diversos tipos de empresas ao redor do mundo, era comum observar profissionais que se sentiam motivados, única e exclusivamente, por questões financeiras e ascensão de cargo. Antes, os colaboradores trabalhavam por longas horas, para receberem reconhecimento por meio de seus salários e assim dar um sustento digno a seus familiares.
 
Com o passar do tempo, houve uma mudança de comportamento dentro das organizações, o que fez com estas tivessem de se adequar, caso contrário perderiam posicionamento no mercado. Estou dizendo que grande parte dos profissionais hoje em dia estão muito mais em busca de reconhecimento, bem como desenvolvimento pessoal e profissional. Isso não quer dizer que eles não estejam se importando com o dinheiro. Eles trabalham sim por seus salários no final do mês, mas mais do que isso, o que os colaboradores contemporâneos desejam é que suas ações façam sentido e que faça sentido estar atuando em determinado negócio.
 

Por que é importante premiar?

 
Como eu disse anteriormente, a importância de realizar campanhas motivacionais está no fator reconhecimento. Digo isso, pois nós estamos a todo momento exigindo o máximo e o melhor de nossos colaboradores, já que é principalmente por meio de seus esforços que nós conseguimos obter os melhores resultados em nossos negócios. Sendo assim, nada mais justo do que estes mesmos esforços, essa dedicação e performance, serem devidamente recompensados, seja com um simples obrigado diante de todos dentro da empresa, ou através de um viagem com acompanhante.
 
Talvez você esteja pensando que é obrigação do colaborador, principalmente o de vendas atuar com excelência, uma vez que ele recebe para isso, inclusive a comissão no final do mês. Concordo com você que todo e qualquer colaborador é contratado e recebe para isso, entretanto, acredito, enquanto empresário e empreendedor, que não custa nada, pelo contrário, só nos traz benefícios e vantagens competitivas trabalharmos no sentido de reconhecer aqueles que batalham diariamente, ao nosso lado, pelos nossos resultados empresariais.
 

Como posso implementar na minha empresa?

 
Se você tem uma equipe de vendas, seja ela pequena, média ou grande, e ainda não investiu, mas tem interesse em investir em premiações para ela, veja de que forma você pode fazer isso:

Converse com os colaboradores

Nada mais correto e assertivo do que conversar com seus colaboradores de vendas, no sentido de entender seus anseios e o que eles mesmos gostariam de ganhar como recompensa pelo bom trabalho realizado.

Para isso, o que você pode fazer é listar algumas opções e fazer uma pesquisa com sua equipe, deixando que eles escolham o que desejam ganhar caso alcancem as metas estabelecidas.
 

Escolha mais de um prêmio

 
Como forma de reconhecimento e incentivo de vendas, é importante que você premie não só o primeiro lugar da disputa, mas, de preferência, também o segundo e o terceiro lugar, já que estes também se esforçaram bastante para alcançar as metas e objetivos estabelecidos. Não precisa ser um super prêmio, basta que seja algo que esteja de acordo com a dedicação de cada um.
 

Estabeleça metas reais

 
Seja realista na hora de estabelecer as metas que a equipe precisa alcançar para ser premiada. Nada de determinar objetivos irreais e inatingíveis, pois isso só vai levar à desmotivação dos colaboradores e vai fazer com que seus resultados despenquem na mesma proporção.
 

Incentive a competição saudável

 
Por mais que estejam em uma disputa entre si, seus colaboradores devem saber que estão em uma competição saudável. Sendo assim, é seu papel e de sua equipe de gestores comerciais, incentivar e mostrar que o melhor é manter o clima amistoso entre todos, já que com regras claras e metas bem estabelecidas, todos têm chance e oportunidade de vencer.
 
Neste processo, é importante que você enxergue a premiação para equipe de vendas como um grande investimento em seus resultados empresariais, pois, a partir do momento em que esta se sente motivada, suas possibilidades de crescimento no mercado em que atua aumentam de maneira exponencial.
 
Gostou das minhas dicas? Deixe o seu comentário, dizendo o que achou e continua acompanhando meus conteúdos por aqui, em minhas redes sociais e em meu canal no Youtube.