Sua empresa precisa de visibilidade digital

Sua empresa precisa de visibilidade digital

Eu vejo, comumente, alguns empresários dizendo que sua empresa não tem presença digital ou que não investem em ações de marketing na internet por conta do seu nicho de negócio. Porém, eu digo que independentemente de qual seja o seu nicho, ou quão específico seu segmento for, com certeza, a presença digital é essencial.
 
Qualquer negócio precisa se fazer presente na internet porque, atualmente, é lá que as coisas acontecem. Seus clientes, com certeza, tem perfil em canais de comunicação, redes sociais ou acompanham blogs ou notícias sobre o seu nicho de negócio. Por isso, explorar os canais online trará muitos benefícios para a sua empresa.
 
Se no seu caso o segmento de atuação for muito específico, melhor ainda. É a sua chance de ser diferente e de aproveitar a oportunidade para se destacar em meio aos concorrentes que ainda acham que investir na presença digital não compensa.
 

Como conquistar uma presença digital para o meu nicho

 
Ao contrário do que muitos empreendedores ainda pensam; conquistar a presença digital não se limita somente em criar um site e perfis nas redes sociais. O marketing digital vai muito, além disso. Ele está baseado na estratégia de comunicação que é todo o planejamento de ações para que a sua empresa alcance as metas determinadas.
 
Para conquistar a presença digital é preciso que você invista em algumas ações:
 

Tenha um bom site

 
Criar um bom site é essencial. Ele será o seu primeiro canal digital, que deve ser visualmente atrativo, ser de fácil usabilidade, que transmita a identidade de sua marca e, principalmente, passe ao usuário a imagem da sua empresa, a qualidade dos seus serviços e sua credibilidade. De preferência, esse site também deve ser responsivo, para que quem acessar pelo celular ou tablet tenha a mesma experiência de quem acessar pelo computador.
 
Outro item importante e que pode trazer bons resultados para o seu negócio é ter um blog em seu site. Assim, você consegue oferecer conteúdo de valor, com informações úteis para possíveis seus clientes e que também se relacionem com seus produtos ou serviços e mostre aos seus leitores o quanto você pode ajudá-lo.
 

Conhecer o público-alvo

 
O segundo passo é conhecer o seu público-alvo. Quem você deseja atingir? Quem costuma buscar por seus serviços ou produtos? Conhecendo seu público as ações de marketing ficam muito mais certeiras. Você pode adaptar sua presença digital para os canais em que eles estão, pode adequar sua linguagem de acordo com o perfil das personas e pode, ainda, melhorar seus serviços de acordo com o que os clientes esperam do seu negócio.
 

Redes sociais

 
Depois desses dois passos, aí sim, você poderá marcar presença nas mídias sociais. A presença nessas redes sociais não quer dizer, somente, criar um perfil e fazer algumas publicações de vez em quando. É realmente ser presente. É ter frequência de publicações, é oferecer conteúdo interessante, é estar disponível para responder possíveis dúvidas e comentários, é fazer campanhas para alcançar sua audiência.
 
As redes sociais têm grande potencial para alavancar o seu negócio, porém, você deve usá-las corretamente para que elas tragam os retornos esperados.
 
Esses não são os únicos canais em que você pode investir para criar a presença digital, existe ainda o e-mail marketing, e-books e muitos outros. Basta que você avalie em quais deles o seu público será atingido com mais eficácia.
 

Quais são as vantagens de investir na presença digital do seu negócio?

 
Marcar presença na internet traz muitas vantagens para o seu negócio. Se você investe com seriedade no meio digital, os bons resultados só aumentam. Veja o que você pode conquistar!
 

Visibilidade

 
Coloquei a visibilidade como primeiro item dessa lista, porque ela será responsável pelos outros. Com a presença digital você tem um alcance muito maior. Você não tem limite de clientes. Dá para atingir pessoas do mundo inteiro se você quiser. Além disso, qualquer pessoa que se interesse pelo seu negócio, pode te encontrar com muito mais facilidade e, então, suas chances de conquistar novos clientes dobram.
 

Credibilidade

 
Quem tem presença constante na internet dá impressão de transparência, de que não tem nada a esconder (e não deve ter mesmo). Isso transmite credibilidade para os usuários e faz com que você conquiste a confiança deles e de possíveis clientes novos. Além disso, você já se pegou fazendo uma busca na internet antes de comprar um produto só para conhecer a reputação da empresa? Pois é! Os seus clientes farão a mesma coisa.
 

Retorno

 
Toda ação bem feita gera retorno. No seu nicho de negócios não será diferente. Com uma estratégia de presença digital assertiva e bem planejada você pode aumentar, e muito, o seu faturamento. Os dois itens que coloquei acima influenciam diretamente na decisão de compra das pessoas, em sua imagem e faturamento.
 
Outro fato é que você será encontrado com muita facilidade pelos usuários. Mesmo que eles não estejam buscando pela sua empresa, mas pelo produto que você oferece, com as ações certas, seu negócio será encontrado.
 
E aí? Está pronto para investir na sua presença digital? Independentemente do seu ramo empresarial, não deixe de colocar sua empresa na internet, investir neste espaço que cresce cada vez mais, mostrar sua cara, seus produtos e serviços diferenciados e de marcar sua presença online.
 
Continue acompanhando o blog e conte-me o que achou do artigo aqui nos comentários!