Ginástica Laboral - Conheça seus principais benefícios

Ginástica Laboral - Conheça seus principais benefícios

Oferecer um ambiente saudável, para que o colaborador desenvolva suas atividades da melhor maneira possível, é um dos papéis que toda empresa deve assumir, se deseja alcançar bons resultados. Isso porque, as pessoas passam grande parte da vida em seus locais de trabalho e precisam se sentir bem, mental e fisicamente, para contribuir com o crescimento da organização, por meio de seu desempenho diário.
 
Pensando nisso, muitas empresas investem em ginástica laboral e oferecem a seus colaboradores, com objetivo de mantê-los saudáveis e com motivação para realizar um trabalho de excelência, que leve a empresa a alcançar seus objetivos dia após dia. Em um cenário em que tudo acontece em uma velocidade tão intensa, exigindo máximo de todos nós, de nossas mentes e corpos, é verdadeiramente essencial parar, nem que seja por um breve momento durante o dia, para descansar, se alongar, se reenergizar, e assim voltar ao desempenho das funções com mais disposição.
 
Se você ainda não conhece a ginástica laboral, vou compartilhar neste artigo alguns de seu benefícios, para que você faça uma avaliação e a implemente em sua empresa. Confira:
 

O que é Ginástica Laboral?

 
Geralmente, ao longo de nosso dia a dia de trabalho, são tantas as demandas que surgem e que devemos atender, que nem sempre dá tempo de levantarmos da cadeira para, sequer, esticar as pernas. Ficamos horas e horas sentados na mesma posição, realizando os mesmos movimentos, que faz com que sintamos algumas dores provenientes desta repetição, e também com que acabemos adoecendo.
 
Para evitar que isso aconteça, a ginástica laboral nas empresas visa trazer melhorias à saúde do colaborador, por meio de uma série de exercícios e alongamentos, realizados durante o horário de expediente, diminuindo assim a ocorrência de lesões por esforços repetitivos e, consequemente, o afastamento do trabalhador por motivo de doença ocupacional.
 
Existem alguns tipos de ginásticas, como a:
 
● Ginástica Laboral Preparatória;
 
● Ginástica Laboral Compensatória;
 
● Ginástica Laboral de Relaxamento;
 
● Ginástica Laboral de Compensação;
 
● Ginástica Laboral Corretiva.
 

Principais benefícios

 
Algo que tem por principal objetivo cuidar da saúde dos funcionários de uma empresa, seja ela de que segmento for, só poderia trazer incontáveis benefícios, não só para o colaborador, como também para empresários, empreendedores e para a empresa como um todo.
 
Veja agora quais as principais vantagens que se obtém ao investir em ginástica laboral no trabalho.
 

Prevenção contra doenças laborais

 
Já ouviu falar em Lesões de Esforço Repetitivo – LER? E em Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho DORT? Estas, além de muitas outras, são algumas das doenças que atingem trabalhadores, por realizarem movimentos repetitivos, durante a sua jornada de trabalho, e não se exercitarem.
 
Para evitar que situações como estas aconteçam e se agravem, levando o colaborador ao afastamento da empresa e até, em definitivo, de suas atividades profissionais, a ginástica laboral insere exercícios e alongamentos específicos no dia a dia de trabalho, deixando assim a rotina um pouco mais leve.
 

Redução da fadiga

 
Depois de um dia inteiro de trabalho, é comum você sentir como se um caminhão tivesse passado por cima de você? Ouço muito isso das pessoas ao meu redor e eu mesmo me sinto assim em alguns dias. Isso acontece, pois a nossa rotina de trabalho é tão intensa que, por vezes, chega a nos esgotar, mental e fisicamente, nos levando à tão famosa fadiga.
 
Os exercícios e alongamentos feitos por meio da ginástica laboral, diminuem e chegam até a afastar por completo essas sensações da vida de quem os pratica diariamente, ou pelo menos em alguns dias da semana.
 

Proporciona motivação e aumenta a produtividade

 
Ao nos sentirmos mais dispostos fisicamente, acabamos nos sentimos ainda mais motivados para realizar as nossas atividades diárias. A consequência disso, é um aumento significativo da nossa produtividade, bem como da de nossos colaboradores, que sentirão sua criatividade potencializada para propor e encontrar soluções inovadoras para implementar dentro da empresa.
 

Diminui a incidência de afastamentos por doenças

 
A partir do momento que nos sentimos bem em todos os aspectos de nossa vida, a probabilidade de adoecermos diminui bastante. Isso acontece, pois estamos nos cuidando mais, tanto por meio da ginástica laboral, como também dos exercícios que fazemos fora da empresa, estimulados também pela ginástica.
 
Dessa maneira, não só nós, empresários e empreendedores, mas também nossos colaboradores, se dedicam ainda mais ao trabalho, diminuindo assim a incidência de afastamentos da empresa por motivo de doença ou algo relacionado a isso.
 
Todo e qualquer tipo de empresa, independentemente de seu tamanho, da quantidade de colaboradores que tenha, precisa pensar e investir em ginástica laboral, pois esta é uma excelente maneira de demonstrar que, além de se preocupar com os resultados e objetivos organizacionais, se preocupa também com o bem-estar de todos.
 
Faça uma pesquisa e encontre um profissional especializado neste tipo de exercícios, pois assim, tenho certeza que as melhorias vão acontecer naturalmente no ambiente de trabalho do seu negócio.
 
Gostou das dicas de hoje? Sua empresa já investe em ginástica laboral? Compartilhe comigo a sua experiência, deixando seu comentário e lembre-se de continuar acompanhando meus conteúdos diários aqui, em minhas redes sociais e em meu canal no Youtube.