Cabeamento estruturado - Vale a pena esse investimento?

Cabeamento estruturado - Vale a pena esse investimento?

A cada ano que passa, o mundo se torna mais conectado através dos avanços na tecnologia. Com isso, as empresas estão sempre em busca das melhores soluções para os seus sistemas de telecomunicações, que precisam ser eficazes e ter pouca necessidade de manutenção. Os sistemas tradicionais de cabeamento não apenas criam um emaranhado de fios, como também podem não ser capazes de conduzir taxas de dados cada vez mais elevadas. É nesse ponto que entra o cabeamento estruturado e os benefícios que ele pode trazer para uma empresa.
 
Eles são a base da infraestrutura de comunicações da sua empresa e seus benefícios não podem ser ignorados. Um sistema de cabeamento estruturado suporta todas as suas necessidades de comunicação, incluindo telefones, câmeras de vigilância, rede de computadores, etc. Por meio dele todos esses serviços irão funcionar de forma eficiente, simplificando a sua rede de TI de uma forma que o sistema tradicional ponto a ponto não é capaz de fazer. A seguir falarei sobre as principais razões para a implantação do cabeamento estruturado na sua empresa. Confira!
 

O Cabeamento Estruturado Traz Maior Facilidade de Gerenciamento

 
Você não precisará contratar uma grande equipe para gerenciar o cabeamento da empresa, pois ele pode ser administrado por poucos profissionais, o que irá ajudar a reduzir os custos. Quando for necessário realizar alguma mudança no sistema, ela poderá ser feita de uma maneira mais rápida e eficiente, com o mínimo de interrupção ao trabalho dos seus funcionários.
 

Grande Retorno Sobre o Investimento

 
Um sistema de cabeamento estruturado unifica sua rede de TI para dados, voz e vídeo. Essa estrutura unificada reduz a necessidade de atualizações e, com isso, diminui também os custos de manutenção. Além disso, quaisquer adições, movimentos ou alterações podem ser feitas dentro do sistema com facilidade, poupando sua empresa de precisar fazer maiores investimentos. É o tipo de gasto que traz grandes economias no futuro e, por isso, vale tanto a pena.
 

Infraestrutura Preparada Para a Expansão da Empresa

 
O cabeamento estruturado possui uma largura de banda alta. Isso significa que ele será capaz de suportar a expansão da sua empresa, o que poderá incluir o uso de novos serviços, como multimídia e videoconferências, por exemplo. Portanto, você poderá investir com tranquilidade em um projeto de cabeamento estruturado, pois seu sistema não irá se tornar obsoleto depois de apenas alguns anos. Ao invés disso, a infraestrutura do seu sistema irá se adaptar conforme as suas necessidades de telecomunicações mudem ou aumentem.
 

Mais Flexibilidade Dentro do Sistema

 
Contar com vários sistemas de cabeamento pode lhe custar muita dor de cabeça, além de gastos desnecessários. Um sistema de cabeamento estruturado, no entanto, consolida seu sistema de fiação em uma única infraestrutura que transfere dados em vários formatos. Esta flexibilidade também torna o sistema fácil de desmontar e mover para um novo local, se necessário. Então, caso a sua empresa precise mudar para um novo espaço físico, será muito mais fácil realizar a mudança.
 

Ambiente Mais Organizado

 
A estética do local também é importante e tem total relação com a organização. O cabeamento estruturado cria um visual mais limpo e menos confuso do que um sistema de cabeamento ponto-a-ponto. Fios espalhados por todos os lados podem atrapalhar a funcionalidade da empresa. Um sistema unificado, além de mais eficiente e mais fácil de usar, vai fazer com que o espaço em que a sua empresa está localizada permaneça muito mais organizado.
 

Contrate Uma Empresa Especializada

 
Se você foi convencido após conhecer todos os benefícios que o cabeamento estruturado pode trazer para o seu negócio, é importante procurar uma empresa especializada que realize o serviço. Converse com outros empresários e peça indicações, assim você conseguirá encontrar alguns nomes e poder se decidir entre um deles.
 
Faça orçamentos com várias empresas e, então, compare os preços, benefícios, qualidade, tempo de instalação, suporte e tudo o que envolver o serviço. É muito importante considerar todos os pontos citados e não apenas o preço para que não compre gato por lebre e acabe ficando no prejuízo. Se você não tem muitos conhecimentos sobre cabeamento, peça auxilio do responsável pelo TI da sua empresa, que certamente poderá te ajudar a fazer a melhor escolha.
 
A empresa escolhida irá visitar as suas instalações a fim de criar um projeto específico adaptado ao espaço e que atenda às suas necessidades comerciais. Para um melhor resultado, ofereça todas as informações necessárias, como uso de linhas telefônicas, dados, câmeras, etc. Nesse ponto, mais uma vez, o seu funcionário responsável pelo TI será de grande utilidade.
 
Os benefícios do cabeamento estruturado não podem ser subestimados pelas empresas. Se você quiser um sistema simplificado com espaço para crescimento, aquele que maximize a funcionalidade e poupe seu tempo e dinheiro, o cabeamento estruturado é a melhor opção.
 
A sua empresa já conta com esse tipo de cabeamento ou você ainda utiliza o sistema de ponto a ponto? Compartilhe a sua experiência sobre este assunto comigo nos comentários.