Benefícios da ISO 9001 para sua empresa

Benefícios da ISO 9001 para sua empresa

Toda empresa precisa de padrões, regras, normas e procedimentos para alcançar o sucesso em sua trajetória. Tudo isso serve para que os processos, tanto internos, quanto externos, sejam padronizados e mantenham-se organizados, fazendo assim com que, qualquer tipo de atividade realizada por qualquer tipo de profissional, dentro da organização; seja altamente bem-sucedida no momento em que for executada.
 
Para isso, existem normas e procedimentos que podem ser implementados nos mais variados tipos de empresas, independentemente de seu segmento ou porte, e que vão garantir que tudo aconteça da melhor maneira possível, seja para você enquanto empresário ou empreendedor ou para seus colaboradores, seus fornecedores e demais stakeholders dos seus negócios.
 
Por isso, eu te convido a ficar atento a este artigo, pois nele vou te explicar melhor como funciona ISO 9001 e de que maneira esta certificação pode trazer benefícios para a sua empresa como um todo. Confira e no final deixe o seu comentário me dizendo o que achou ok?
 

O que é ISO?

 
A International Organization for Standardization, que na tradução para o português quer dizer Organização Internacional para Normalização ou Padronização, trata-se de uma organização não governamental, fundada em Genebra, na Suíça, em 1947, e tem como objetivo estabelecer normas e procedimentos técnicos, que garantem a qualidade na realização dos processos em diversos tipos de empresas e instituições, em inúmeros países ao redor do mundo.
 
No Brasil, a organização é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e suas padronizações garantem que produtos e serviços oferecidos pelas empresas tenham o mais alto nível de qualidade, para que clientes e demais stakeholders das organizações sintam-se satisfeitos.
 
Entre as normas mais conhecidas estão a ISO 9000 e 9001, que são aplicadas, especificamente, ao sistema de gestão da qualidade das empresas. A seguir, vou explicar um pouco o que é ISO 9001 e suas vantagens para quem tem esta certificação.
 

As vantagens da ISO 9001

 
Quando falamos de ISO 9001 estamos falando dos requisitos que são necessários para que uma empresa ou instituição receba esta certificação. Para que isso aconteça, é necessário primeiro, que a organização passe por diversas auditorias, tanto internas, quanto externas, que vão garantir que a implantação dos processos ocorrerá de forma eficaz e satisfatória.
 
Agora vamos saber quais são as principais vantagens de realizar a implantação da ISO 9001 em sua empresa. Confira:
 

Competitividade

 
A partir do momento que uma empresa torna-se certificada pela ISO 9001, ela passa a ser ainda mais valorizada por seus clientes, bem como por todos os seus stakeholders. Isso acontece, pois existem muitos consumidores que preferem adquirir produtos e serviços de organizações certificadas.
 
Além disso, muitos profissionais terão maior interesse em fazer parte do time da empresa, já que ela preocupa-se em oferecer o que há de melhor, não só para seus clientes externos, mas também para os internos.
 

Organização

 
Uma empresa que tem interesse em obter a certificação ISO 9001 terá de fazer, obrigatoriamente, o mapeamento de todos os seus processos, documentá-los e executá-los exatamente da forma como está descrito em cada documento.
 
Isso faz com que toda a produção dentro da empresa ocorra de forma ainda mais organizada e padrão, trazendo maior agilidade aos processos e melhorias ao dia a dia de trabalho de todos os colaboradores.
 

Produtividade

 
Outro ponto extremamente positivo da implantação da ISO 9001 nos processos internos de qualquer tipo de empresa é o aumento da produtividade dos funcionários. Isso acontece justamente pela obrigatoriedade de tudo ser mapeado, documentado e executado conforme a descrição dos processos de trabalho de cada área da organização, que deve seguir uma parametrização e padrão de qualidade. Isso é essencial, pois a partir do momento que todos sabem exatamente o que e como devem fazer; as ações se tornam mais eficientes automatizadas e ágeis.
 

Redução de custos

 
Uma das principais vantagens de se obter a certificação da ISO 9001 é a redução de custos. Ela acontece, pois as normas implementadas pela ISO nas empresas faz com que haja uma diminuição considerável nos índices de erros e problemas na execução das atividades diárias, evitando assim, que se perca tempo corrigindo erros e fazendo retrabalhos.
 

Facilidade na transferência de conhecimentos

 
Tendo em vista que toda empresa contrata diversos colaboradores por ano, é necessário, obviamente, que estes funcionários sejam treinados a cerca das tarefas que realizarão diariamente. Como todos os procedimentos que acontecem na organização precisam estar devidamente descritos em um documento, isso torna mais fácil à transferência de conhecimentos sobre o cargo/função, caso um colaborador mude de área, seja contratado ou saia da empresa, por exemplo.
 
Assim, todos os processos vão sendo melhorados continuamente, e os próximos colaboradores que vierem a fazer parte da empresa, irão aprimorá-los ainda mais.
 

Minha Experiência com a ISO 9001

 
Hoje uma de minhas empresas, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC; é certificada pela ISO 9001 como uma organização, a única no segmento de Coaching, que segue as normas e padrões internacionais também nos aspectos relativos à execução do trabalho. Isso garantiu uma mudança enorme na forma como eu e os meus colaboradores realizávamos nossas demandas, que começou pelo nosso mindset e chegou as nossas ações práticas.
 
Além de conferir maior clareza e transparência aos processos, a ISO unificou a forma de executar as tarefas e aumentou muito a produtividade na empresa, pois trouxe todos os benefícios que citei acima, mais a integração dos profissionais, que hoje são ainda mais conscientes do seu trabalho, organizados, assertivos e mais produtivos do que antes.
 
Por fim, posso dizer que, além destas, existem diversas outras vantagens práticas em se obter a certificação da ISO para o seu negócio. Se, depois de ler este artigo, você se convenceu de que deve investir na melhoria dos processos de sua organização, basta pesquisar e entrar em contato com as empresas certificadoras ISO 9001 e para receber as orientações necessárias. Por experiência própria, digo e repito – vale muito a pena!
 
O que você achou deste artigo? Quer receber mais sacadas empreendedoras? Continue acompanhando meus conteúdos, pois toda semana publico artigos novos em meu blog, vídeo novo em meu canal no Youtube e posts em minhas redes sociais.