Veja quais são os relatórios mais importantes para uma empresa

Veja quais são os relatórios mais importantes para uma empresa

Se você tem uma empresa e não têm sócios, pode ser que questione a importância de fazer relatórios para apresentar a si mesmo. Entretanto, existem registros que são importantes em qualquer organização, seja ela uma microempresa ou uma multinacional. Por meio deles você tem acesso a uma série de informações que podem te auxiliar a tomar decisões melhores, ver o que precisa ser melhorado e, quem sabe, até apresentar dados para um investidor interessado em colocar dinheiro em seu negócio.
 
Continue lendo e saiba mais sobre como fazer um relatório pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa.
 

Por Que os Relatórios São Importantes em Uma Empresa?

 
Os empreendedores precisam entender como sua empresa está em um contexto geral para poder traças metas e fazer ajustes quando necessário. Tomar decisões importantes sem conhecer a fundo a situação do negócio pode ser bastante arriscado. Com a ajuda de relatórios é possível entender e conhecer melhor a empresa.
 
Confira quais são as principais razões pelas quais os negócios precisam priorizar os relatórios de desempenho:
 
Para Identificar Erros: Qualquer empresa está sujeita a erros, mas, ao fazer relatórios com frequência, os riscos se tornam muito menores e, além disso, é possível identificá-los rapidamente e corrigi-los logo no início. Por meio da análise desses registros, o empreendedor poderá encontrar pontos de ineficiência, se há etapas desnecessárias na produção, se há desperdício, gastos desnecessários, compras sendo feitas com atraso, etc.
 
Para Medir, Controlar e Monitorar a Força de Trabalho: Os relatórios de produtividade da empresa ajudam a controlar o desempenho dos colaboradores, a fim de manter uma força de trabalho sempre eficiente. Com eles, o líder é capaz de definir metas e, também, visualizar de forma clara a realização desses objetivos.
 
Ao fazer os relatórios para apresentar ao chefe, os funcionários também poderão ver onde estão falhando e como podem melhorar. Isso não só traz benefícios para o desempenho da equipe e a torna mais eficaz, como também fortalece a relação entre os subordinados e gestores.
 
Para Traçar Metas Realistas: As metas fazem parte do dia a dia de uma empresa, sempre há objetivos a serem alcançados, como redução de custos, produtividade, pagamentos em dia, estoque na medida certa, vendas, etc. Os relatórios fornecem informações em tempo real sobre o desempenho do negócio e são ótimos para serem utilizados para definir metas realistas, que são fundamentais para que uma equipe se sinta motivada e se torne cada vez mais produtiva.
 

Relatórios Importantes em uma Empresa

 
Depois de saber os benefícios dos relatórios para uma empresa; veja quais são os mais importantes:
 

Relatórios de Produtividade dos Funcionários

 
Dependendo da quantidade de funcionários que você tem, e do quão próximo consegue estar deles, é interessante pedir que eles façam relatórios semanais. Com isso ficará mais fácil saber o andamento do trabalho de cada um mesmo que seu dia seja corrido e não seja possível oferecer o suporte que gostaria a cada um.
 
Por meio desses relatórios você poderá observar se o desempenho de cada colaborador está de acordo com o esperado. Esse tipo de avaliação possibilita que o empresário perceba se a delegação de tarefas está sendo positiva e se há algo que precisa ser melhorado.
 

Relatórios Financeiros

 
Os relatórios financeiros são parte fundamental do bom andamento de um negócio. Eles são responsáveis por ajudar no controle de todo o dinheiro que entra e que sai, a fim de realizar uma gestão financeira mais eficaz. Neste sentido, os relatórios de finanças mais importantes são:
 

Demonstração de Resultado do Exercício

 
Também chamado de DRE, este é um relatório que deve ser feito mensalmente para registrar todas as receitas, despesas e o resultado ao final do período.
 
• Receitas: Todos os valores que entraram ou que já estavam na conta da empresa.
 
• Despesas: Todos os valores gastos para a empresa funcionar.
 
Este registro coloca todas as contas do negócio em um só lugar e facilita a visualização de pontos em que é possível reduzir os custos, maximizar os ganhos e daí por diante. Por meio dele os gestores podem traçar metas possíveis e necessárias para manter a saúde financeira da empresa.
 

Relatório de Fluxo de Caixa

 
O fluxo de caixa é outra importante ferramenta de controle financeiro em uma empresa. Nele são registradas todas as entradas e saídas de dinheiro e essas informações possibilitam que se faça uma previsão de fluxo para os próximos meses.
 
Com esse modelo de relatório é possível planejar melhor os passos do negócio, principalmente do setor de compras, que precisa ser muito bem organizado. O comprador da empresa deve se basear no fluxo de caixa para fazer um planejamento eficiente, a fim de que não faltem mercadorias no estoque, não haja desperdícios e que os prazos dos pagamentos estejam de acordo com o restante das operações financeiras.
 

Os Relatórios São um Retrato da Empresa

 
Os relatórios, independente da sua natureza, funcionam como um retrato de uma empresa. Por meio deles o gestor pode acompanhar o andamento de cada setor e essas informações podem ser utilizadas em uma infinidade de situações. Não subestime essa importante ferramenta para o sucesso do seu negócio.
 
Agora que você já conhece os principais tipos de relatórios de uma empresa, avalie como hoje é feita a mensuração de resultados do seu negócio e busque, continuamente, investir na melhoria dos processos de sua organização. Isso, com certeza, vai ajudar você a levá-la, cada vez mais, ao próximo nível.