Saiba como elaborar um plano de ação para sua empresa

Saiba como elaborar um plano de ação para sua empresa

Planejar e executar são palavras-chave em qualquer negócio. São estas duas ações que vão fazer com que a sua organização, seja ela pequena ou média, saia do lugar em que se encontra atualmente e se mova rumo ao patamar que deseja alcançar em curto, médio e longo prazo. É por isso, que todo empresário e empreendedor que procura ter sucesso, precisa investir na elaboração de um plano de ação para empresa.
 
É a partir disso, que será possível alcançar os objetivos e os resultados determinados no planejamento estratégico para que o seu negócio tenha um bom desempenho e uma boa performance. Mas Marcus, como eu posso fazer isso de forma eficiente, engajando meus colaboradores a embarcarem comigo nessa jornada? É o que vamos descobrir juntos ao longo deste artigo.
 

O que é um Plano de Ação?

 
Primeiramente é preciso entender o que é e como funciona um plano de ação, para em seguida iniciar a elaboração do modelo propício para o seu negócio. Basicamente, trata-se de um planejamento que visa levantar todas as informações sobre a empresa e os recursos necessários para alcançar seus objetivos e resultados.
 
A elaboração de um modelo de plano de ação precisa conter os caminhos que devem ser percorridos, quem irá percorrê-lo, de que forma e quais recursos, humanos e financeiros, serão necessários para iniciar e finalizar cada etapa do que será planejado. Ele pode ser feito para atingir metas de curto prazo ou para algo que demore um tempo maior para se alcançar.
 
É importante lembrar que o plano de ação precisa virar um documento com as etapas e o passo a passo que deve ser seguido por todos e que vai orientar as ações de cada um, diminuindo assim as chances de erros. Isso não quer dizer que se trata de algo imutável, pelo contrário, ele pode, e deve, ser revisado e monitorado periodicamente, para analisar o que pode ser mantido, o que precisa ser mudado e o que deve ser melhorado.
 
Tendo conhecimento de tudo isso, vamos agora ao que interessa, ou seja, como montar um plano de ação.
 

E agora, o que fazer?

 
É claro que cada empresa precisa de um modelo de plano de ação específico para as metas e objetivos que deseja alcançar, no entanto, existem alguns elementos que devem estar, invariavelmente, em todo planejamento que for realizado. Vamos a eles:
 

Qual objetivo desejo alcançar?

 
Tudo parte daqui, das metas e objetivos que se deseja alcançar. Geralmente, um plano de ação é elaborado para resolver questões de curto prazo, como aumentar os resultados das vendas de determinado mês, por exemplo. Mas nada impede que seja feito um planejamento para alcançar algo maior, como um plano de ação para que a empresa atinja o mercado internacional até o final de 2017.
 
O importante é ter clareza do que se quer, pois é a partir disso que todas as outras etapas dos plano serão elaboradas.
 

Levantamento de dados

 
Agora que você já sabe o que quer para a sua organização, é chegado o momento de analisar documentos, como atas de reuniões, relatórios e afins, para saber qual o cenário atual em que a empresa está inserida. É aqui também que podem surgir os possíveis problemas a serem enfrentados ao longo do processo e que podem causar certas dificuldades no futuro para quem for executar o plano.
 
Quanto mais informações e dados forem levantados, maiores serão as chances de se ter um plano de ação bem detalhado, com as especificidades que precisam ser seguidas por cada pessoa que for responsável por colocá-lo em prática.
 

Etapas

 
O passo a passo detalhado sobre o que deve ser feito durante todo o plano está aqui. Se você deseja que a sua organização monte uma filial em outro país em seis meses, por exemplo, você vai inserir nesta parte do planejamento o caminho que será percorrido até chegar neste objetivo. Ou seja, estudar o mercado internacional, saber qual o melhor país para realizar este investimento, saber qual a mão-de-obra necessária para fixar-se em outros continentes, e assim por diante.
 

Prazo

 
Praticamente tudo o que realizamos em nossa vida precisa de começo, meio e fim, e no meio empresarial não é diferente. Todo plano de ação necessita de um cronograma que precisa ser seguido à risca por todos os que estiverem envolvidos no projeto, para que o mesmo tenha êxito no final.
 
É claro que, caso haja necessidade, alguns prazos podem ser estendidos, mas isso não pode virar uma regra, já que pode acabar prejudicando o andamento e a finalização de tudo o que foi planejado. Lembre-se: tempo é dinheiro!
 

Recursos

 
Uma das coisas mais importantes para fazer com que qualquer plano de ação seja verdadeiramente eficiente, são os recursos que vão ser necessários para que ele saia do papel e ganhe vida. É preciso saber quem vai ser o time responsável por colocá-lo em prática, bem como o que você vai precisar financeiramente para fazer o plano de ação acontecer.
 

O 5W2H

 
Um dos modelos de plano de ação mais conhecidos e utilizados no meio empresarial é o 5W2H. Isso porque tem mecanismos que permitem que o empresário e o empreender o apliquem em suas respectivas organizações de forma simples e rápida.
 
Para que você entenda melhor, trata-se de uma ferramenta de gestão de projetos, capaz de gerar economia de tempo e recursos, e que, nada mais é, do que uma lista de tarefas que precisam ser realizadas, de forma clara e eficiente, por todos os membros envolvidos no plano de ação.
 
A sigla se refere às iniciais das seguintes palavras em inglês:
What – O que será feito no plano de ação?
Whay – Por que estou fazendo este plano de ação?
Where – Onde vou fazer?
When – Quando vou fazer? Em quanto tempo?
Who – Quem vai fazer comigo? Qual vai ser o time de profissionais que vai me ajudar nesta empreitada?
How – Como vou ou de que maneira vou colocar este plano de ação em prática?
How much – E, finalmente, quanto vou gastar, financeiramente para executá-lo?
 
Respondendo a estas perguntas básicas, você vai conseguir elucidar muitas questões relacionadas ao plano de ação que você deseja implementar em sua empresa.
 
Muita coisa precisa ser feita para ter o plano de ação que mais se adequa às necessidades da sua organização, e muitas dificuldades serão encontradas no caminho também, mas é imprescindível persistir, ajustar o que precisar de ajuste e seguir em frente para que se possa obter os melhores resultados no final de todo o processo. Caso contrário, o êxito de seus projetos ficarão cada vez mais distantes.
 
Por isso, invista em um plano de ação eficiente.
 
Agora que você já tem clareza do que se trata um plano de ação, me conta: qual o plano de ação da sua pequena ou média empresa? Compartilhe comigo suas experiências nos comentários e continue acompanhando meus conteúdos por aqui.