Vale a pena uma empresa fazer empréstimos?

Vale a pena uma empresa fazer empréstimos?

Ao longo de nossa vida, sempre fomos ensinados que pegar algo emprestado, principalmente dinheiro, nunca é uma boa opção para se solucionar uma situação. Isso porque as chances de se perder o controle e não conseguir saldar a dívida pode ser grande e pode nos trazer prejuízos maiores do que conseguimos arcar. É claro que tudo isso é uma verdade, mas, muitas vezes, nos vemos diante de situações em que não conseguimos encontrar outra saída senão a de recorrer a familiares ou amigos para nos ajudarem em momentos, por vezes, complicados.

O mesmo acontece no mundo dos negócios. Alguns empresários e empreendedores se veem diante de tantas dívidas, pelo simples fato de não conseguirem administrar da melhor maneira suas finanças, que são obrigados a pedir empréstimos em bancos ou financeiras, para solucionarem a questão. Ou, têm o forte desejo de iniciarem suas atividades em um novo ramo e, para isso, precisam de um aporte financeiro, e acabam também recorrendo à empréstimos.

Independentemente da situação, existe um certo limite em que pedir empréstimos para empresa pode ser uma boa opção para a sua, e é sobre isso que vou escrever hoje, para esclarecer suas dúvidas referentes a este assunto. Confira:

Antes de começar, um alerta!

Resolvi escrever este artigo, para lhe explicar qual o melhor momento e quando a busca por um empréstimo pode ser uma boa alternativa para você, empresário ou empreendedor. Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados antes de sair correndo a um banco para pedir dinheiro emprestado.

Isso porque é necessário fazer um planejamento antes, com a análise detalhada do cenário financeiro de sua empresa, dos juros que lhe serão cobrados, bem como da forma como este recurso será aplicado, após ser concedido.

Este processo é essencial para que você não caia em uma armadilha e acumule uma dívida que não terá condições de saldar no final das contas. Sendo assim, reflita e planeje muito bem antes de agir, para não sofrer com as consequências no futuro.

Situações em que o empréstimo é uma boa opção

O empréstimo empresarial, dependendo da situação, é uma alternativa que pode impulsionar os negócios e trazer grandes resultados para a empresa como um todo. Desde que o mesmo seja bem investido, o seu retorno oferece a empresários e empreendedores inúmeras possibilidades e oportunidades de crescimento. Veja em situações isso é possível.

Capital de giro

Para garantir que uma empresa continue com suas operações no mercado, muitos empresários recorrem a empréstimos, com a finalidade de obterem um capital de giro. Esta é uma das modalidades de empréstimos mais comuns que existem e, devido a isso, a facilidade para a sua obtenção é bem maior, tendo em vista que grande parte das instituições financeiras e os bancos, chegam a oferecer esta opção a empreendedores.

Empréstimos utilizados para capital de giro, geralmente são necessários para sanarem questões emergenciais, ou seja, situações em que a empresa precisa fazer com o que o seu fluxo de caixa aumente e assim, a organização continue operando normalmente no mercado em que atua.

Expansão dos negócios

Em certos momentos, diversos empresários e empreendedores chegam à conclusão de que precisam expandir seus negócios e investir em um novo ramo de atuação, oferecendo novas opções de produtos e serviços. Para isso, recorrem a um empréstimo para alcançarem este objetivo e se lançarem em um novo mercado de atuação.

Acredito e incentivo muitos empreendedores a fazerem isso, a se arriscarem e oferecerem opções inovadoras e criativas, que ainda não foram experimentadas. Afinal, por trás disso, existe sempre uma intenção de crescimento, já que nós, empresários, não nascemos para ficar parados, na zona de conforto, apenas colhendo os frutos do negócio e do mercado que já conquistamos.

No entanto, todo risco precisa ser calculado e consciente, para que as consequências não sejam desastrosas no futuro. O que quero dizer, é que sim, é essencial se arriscar tomando um empréstimo para expandir os negócios, porém é necessário saber onde e de que forma o dinheiro será investido, qual será o retorno e em quanto tempo ele virá, para que assim, você saiba de que forma vai saldar esta dívida que está assumindo.

O fundamental neste processo, é analisar, principalmente, as parcelas. Verifique se elas caberão no orçamento de sua empresa, para não meter os pés pelas mãos no futuro e ter de solicitar um novo empréstimo, para arcar com um antigo. Tome sempre cuidado e jamais se arrisque sem ter a certeza de que conseguirá saldar seus débitos e de que terá um retorno satisfatório após pedir dinheiro emprestado a bancos ou instituições financeiras.

Após toda esta leitura, creio que você já esteja um pouco mais consciente sobre riscos destas situações que expliquei. Se você analisou e viu que precisa expandir seus negócios ou precisa de um investimento para fazer o seu capital girar, veja como conseguir um empréstimo para isso e comece agora mesmo a pensar nas maneiras como esta alternativa pode ajudar você a sua organização.

Gostou das minhas dicas? Continue então acompanhando os conteúdos diários que eu posto aqui em meu blog, em minhas redes sociais e no meu canal no Youtube.