Você sabe o que significa cultura organizacional?

Você sabe o que significa cultura organizacional?

A cultura organizacional consiste no conjunto de valores, regras de conduta e crenças que norteiam os colaboradores de uma empresa. O desenvolvimento desse conceito é fundamental para que as empresas cresçam saudáveis, focadas e produtivas. Se todas as vozes que compõem o coro dos funcionários não estiverem no mesmo tom os resultados serão extremamente desafinados. Estabelecer uma cultura empresarial forte dentro de uma organização é a melhor forma de mantê-la em pleno funcionamento.
 

O Que é Cultura Organizacional?

 
Uma empresa é composta principalmente por seu capital humano, isto é, as pessoas que trabalham juntas para que os resultados apareçam. Cada pessoa tem sua forma individual de enxergar o mundo, assim como suas próprias crenças e filosofia de vida. Unir diferentes formas de entender o mundo e estabelecer um norte em conjunto é mais complexo do que parece e exatamente por isso é que se utiliza o conceito de cultura organizacional em pequenas, médias e grandes empresas.
 
Os funcionários passam, por meio dessa cultura empresarial difundida, a trabalhar com base nos valores e crenças da instituição, assim como adotam comportamentos e hábitos coerentes com a postura da empresa. Ter um conjunto de regras e normas para o desenvolvimento do dia a dia de trabalho é essencial para que se estabeleça maior motivação entre os colaboradores. Quando não existe a presença da cultura organizacional, é possível que se estabeleça um ambiente de trabalho caótico.
 

Diretrizes de Sucesso

 
O papel mais importante da cultura organizacional é estabelecer diretrizes de sucesso para uma empresa. Os funcionários passam a enxergar a empresa da maneira mais assertiva para definir as estratégias de ação dentro do negócio promovendo, assim, maior satisfação para os clientes. Os funcionários de uma empresa, além de terem uma orientação de como devem agir para contribuir com o sucesso da organização, se sentem impelidos a realizar as suas atividades com mais boa vontade.
 

Elementos da Cultura Organizacional

 
A partir do que descrevi até aqui você já pode compreender do que se trata e qual a relevância da cultura organizacional dentro de uma empresa. Contudo, ainda falta falar a respeito dos elementos que dão base para a cultura da empresa e que devem ser trabalhados com grande atenção para a construção de uma cultura linear e adequada.
 
Tomei como base o trabalho de Edgar Schein – uma das maiores autoridades no conceito, tendo publicado muitos livros a respeito de cultura organizacional – para selecionar os elementos a seguir. Basicamente, o conceito possui três níveis de conhecimento que são:
 
Pressupostos básicos – Neste grupo estão as crenças que são adquiridas em relação à empresa e em relação às pessoas que trabalham nela;
 
Valores – Constituem-se do conjunto de princípios, regras e normas que guiam o trabalho da empresa, devendo ser adotados pelos funcionários pelo menos enquanto estiverem a serviço da organização;
 
Artefatos – Os resultados que se obtêm por meio do trabalho da organização seguindo a linha de raciocínio e ação dos valores pré-estabelecidos.
 

Escolhendo as Pessoas Certas

 
Um dos segredos para que a cultura organizacional de uma empresa seja bem-sucedida e consiga fazer com que todos os colaboradores se unam por melhores resultados é trabalhar com uma gestão de escolha das pessoas certas para trabalhar na organização. O conjunto de regras e normas da empresa deve começar a ser aplicado no momento de recrutar novos funcionários.
 
Os processos seletivos para contratação de novos funcionários devem levar em conta quem são as pessoas que têm perfis mais próximos daquele que pode atender melhor às exigências de comportamento e hábitos da organização. Contando com pessoas alinhadas com a proposta da empresa é mais simples que tudo caminhe bem, pois pode ser bastante difícil e desgastante tentar adequar colaboradores com perfis muitos distantes do que se espera ao ambiente organizacional.
 

Vantagens e Desvantagens da Cultura Organizacional em Uma Empresa

 
A gestão de pessoas se torna muito mais simples tendo um conjunto de crenças e valores para guiar os colaboradores, pois os líderes da empresa conseguem fazer com que os colaboradores trabalhem alinhados com mais facilidade. Porém, se o processo de desenvolvimento de cultura organizacional na empresa não for bem executado, pode acarretar em sérias desvantagens como, por exemplo, falta de clareza em relação à maneira correta de trabalhar.
 
Outra desvantagem que pode ser observada é a de que a cultura empresarial estabelecida, de alguma maneira, crie empecilhos para o crescimento dos colaboradores dentro da organização. Nesses casos, é fundamental que a empresa reavalie os seus conceitos evitando, assim, um obstáculo sistêmico que a longo prazo tornará a empresa menos eficiente.
 
A cultura organizacional é um conceito que vem sendo mais estudado e debatido desde a década de 1980 dentro das grandes empresas e representa um passo significativo para um trabalho de equipe mais coeso. Gostou de saber mais sobre esse conceito? Então aproveite e compartilhe este artigo com os seus amigos empreendedores.