Aprenda calcular o ROI em sua empresa

Aprenda calcular o ROI em sua empresa

Se você é empresário, certamente já ouviu falar a respeito de retorno sobre investimento, que também é conhecido pela sigla ROI, do inglês return on investment. Trata-se de uma forma de mensurar se os investimentos realizados tiveram o resultado esperado. Basicamente, é uma forma de verificar o quanto o seu negócio ganhou ou perdeu em relação a um investimento e, com isso, obter informações para definir novas estratégias.
 
Para saber mais sobre o ROI e aprender a fazer o cálculo da maneira certa, continue acompanhando o artigo.
 

Por Que Calcular o Retorno de Investimento é Importante?

 
No universo empresarial, muito tem se falado a respeito do ROI e isso se deve ao fato de que, por meio dele, é possível otimizar os custos, evitando gastar com aquilo que não traz retorno. Este cálculo era originalmente usado na área de finanças, mas acabou sendo adotado, também, para analisar investimentos em marketing. Assim, quando fica comprovado que determinada campanha alcançou o resultado esperado, investe-se mais em outras parecidas.
 
Vale dizer que o cálculo do ROI no marketing é feito de maneira mais efetiva quando se trata de campanhas digitais. Isso porque, ao anunciar em uma revista, por exemplo, fica mais difícil mensurar qual foi o retorno, mas quando tudo acontece no âmbito digital é possível rastrear a origem das vendas, além de outras informações, como o fortalecimento da relação entre a marca e seus clientes, por exemplo.
 

Como Fazer o Cálculo de ROI

 
Depois de saber sobre o Retorno Sobre Investimento é hora de aprender a calcular. Veja que o cálculo de ROI é bastante simples, mas poderá trazer muitas vantagens para a sua empresa e auxiliar para que você tome melhores decisões em relação a investimentos, além de obter informações importantes para traçar estratégias, sejam elas financeiras, de marketing, etc.
 
A fórmula para fazer o cálculo é:
 
ROI = (ganhos obtidos – valor investido) / valor investido
 
Confira o exemplo:
 
• Ganhos Obtidos: R$ 500.000,00
 
• Valor Investido: R$ 100.000,00
 
Seguindo a fórmula:
 
ROI = (500.000 – 100.000) / 100.000
 
ROI = 4
 
No caso do exemplo, o retorno sobre o investimento foi de 4 vezes, pois o empresário investiu 100 mil reais e teve 500 mil como retorno. Se preferir, poderá calcular para obter o valor em porcentagem. Para isso, basta multiplicar o resultado por 100. Então, seguindo o exemplo, obteve-se 400% de retorno sobre o investimento.
 

Informações Que Podem Ser Obtidas Através do ROI

 
Por meio do cálculo do ROI é possível ter acesso a informações bastante importantes para um negócio. São elas:
 
• Fazer o planejamento de metas da empresa considerando resultados possíveis de serem alcançados.
 
• Conseguir tomar decisões de forma mais objetiva, baseando-se em números e, com isso, ter mais certeza de suas atitudes.
 
• Conhecer o tempo que cada investimento leva para dar retorno.
 
• Entender o que precisa fazer para acelerar os resultados.
 
• Avaliar os resultados obtidos por meio de cada tipo de investimento.
 
• Saber como cada área da empresa contribui para o aumento dos seus resultados.
 
As informações que citei são amplas e se aplicam a todos os tipos de negócios, porém, cada empresa poderá encontrar outros benefícios do cálculo do ROI.
 

ROI Negativo x ROI Positivo

 
Sempre que fizer o cálculo de retorno sobre investimento, multiplique o resultado por 100 para obter uma porcentagem. De uma forma geral, o ROI é considerado positivo quando é superior a 24%, pois isso significa que o retorno superou os custos do investimento e foi possível obter lucro. Quando o resultado fica abaixo de 12% o ROI é considerado negativo, pois significa que os custos foram maiores do que o retorno, resultando em prejuízo.
 
Vale dizer que os padrões de 24 e 12% para considerar um ROI positivo ou negativo não se aplicam a todos os casos. Eles servem apenas como um guia para quem está começando a fazer esse tipo de cálculo. Porém, um resultado que é positivo para um negócio pode não ser para o outro, por isso é importante considerar todo o contexto e o que o empresário espera de cada investimento.
 

Vantagens do Cálculo de Retorno Sobre Investimento

 
A principal vantagem de fazer o cálculo do ROI e que ele é um excelente indicador de lucratividade. Através dele é possível mensurar o lucro obtido através de cada investimento realizado, o que possibilita que sejam feitas comparações e análises mais profundas.
 
Outra vantagem que não posso deixar de citar é que se trata de um cálculo extremamente simples e que pode trazer grandes benefícios para o negócio. Para chegar ao resultado não é necessário buscar outros tipos de informações, já que ele utiliza dados financeiros que a própria contabilidade da empresa já tem.
 
Você já conhecia o cálculo do ROI? Espero que essa métrica te ajuda a tomar melhores decisões e, com isso, acelerar os resultados do seu negócio.