Aprenda promover o crescimento escalável de sua empresa

Aprenda promover o crescimento escalável de sua empresa

A expressão escalabilidade tem sido bastante utilizada quando se trata de crescimento empresarial e é considerada como umas das principais formas de aumentar os lucros com redução de riscos. Se você deseja expandir a sua empresa, mas está em dúvida em relação aos investimentos que deve realizar, continue acompanhando este artigo.
 

O Que é Escalabilidade?

 
O conceito de escalabilidade se refere aos negócios em que é possível escalar, ou seja, expandir e aumentar os ganhos, sem a necessidade de aumentar os custos. Então, nesse modelo de gestão, é possível fazer mais com menos, mostrando que nem sempre é possível investir uma grande quantia para se chegar a grandes resultados.
 
Um dos segredos das empresas escaláveis é a busca pela simplificação e padronização de todos os processos que forem possíveis. Assim, é possível produzir mais em menos tempo e com menos recursos, sem a necessidade de contratar novos profissionais ou investir em mais equipamentos.
 
Vale dizer que nem todos os negócios estão aptos a se tornarem escaláveis e esse modelo é mais indicado para indústrias e serviços de meios de comunicação. Empresas voltadas para serviços pessoais, consultoria, bares e restaurantes são consideradas pouco escaláveis, pois precisam de uma estrutura diferenciada para atender os seus clientes.
 

Dicas Para Promover o Crescimento Escalável da Sua Empresa

 
Existem algumas atitudes que podem promover o crescimento escalável da sua empresa. Mesmo que não tenha interesse em expandir o negócio em um curto prazo, essas ações podem te ajudar a prepará-lo para o crescimento no futuro. Confira!
 

Comece Pela Base

 
Se a sua empresa está no começo, saiba que este é o melhor momento para investir em sistemas que farão dela escalável. Os softwares facilitam a gestão e permitem que o dono tenha mais tempo para se concentrar naquilo que realmente importa. Muitos empresários deixam de investir em tecnologia como uma forma de economizar, porém, conforme o tempo passa, fica impossível continuar sem o uso de determinadas soluções e, então, eles se veem obrigados a fazer um grande investimento.
 
Para evitar uma surpresa no caminho, procure automatizar tudo o que for possível. Mesmo as atividades que ainda precisem de intervenção humana podem se tornar muito mais simples e rápidas com o uso de um bom sistema. Os softwares de controle de estoque, por exemplo, agilizam a entrada e saída de mercadorias e evitam que ocorram os chamados furos, que podem causar diversos problemas.
 

Busque Soluções Escaláveis

 
Quando surge um problema na empresa, pode ser tentador lançar mão de uma solução mais rápida, mas, ao agir assim, você estará apagando um incêndio e não resolvendo a questão de fato. Investir em soluções básicas e baratas pode parecer uma boa ideia, mas a médio e longo prazo elas deixarão de servir, e será necessário realizar novos investimentos.
 
O ideal é analisar cada opção de forma detalhada, a fim de encontrar aquela que seja verdadeiramente vantajosa. Ter visão do futuro é fundamental para encontrar soluções que estejam preparadas para atender as demandas que surgirem com o crescimento do negócio. Então, se precisa de um software de gestão financeira, por exemplo, considere que a sua empresa é maior do que o tamanho atual.
 

Invista no Planejamento Estratégico

 
O planejamento é o que diferencia uma grande ideia de algo verdadeiramente concreto e que traz bons resultados. Ter um plano bem traçado, com estratégias definidas com base em amplo conhecimento sobre o negócio e o mercado é fundamental para se alcançar o sucesso. O planejamento irá te preparar para enfrentar os desafios e sair de cada um deles ainda mais forte.
 
Defina quais são as suas prioridades em relação à empresa em cada período, que pode ser de três a seis meses ou um ano, por exemplo. Além disso, é fundamental ter uma visão que seja audaciosa, uma meta que motive toda a equipe a trabalhar duro para alcançar.
 

Foque nos Seus Pontos Fortes

 
Quando se abre uma empresa, é natural que o dono tenha diversas funções, como controlar finanças, cuidar da folha de pagamentos, gerenciar o estoque, etc. Entretanto, conforme a demanda aumenta, se torna necessário buscar pessoas para realizar determinadas atividades. Contratar funcionários ou terceirizar algumas tarefas é fundamental para a escalabilidade.
 
Procure construir uma equipe forte e que esteja pronta para os desafios que venham a surgir conforme a empresa se desenvolve. Claro que a ideia não é sobrecarregar nenhum colaborador, mas é importante que eles tenham capacidade para dar o seu melhor. Dessa forma, você poderá se concentrar nas atividades para as quais têm maior talento.
 

Seja Paciente

 
A paciência é uma característica indispensável para um empreendedor de sucesso. Vale dizer que ser paciente é completamente diferente de ser uma pessoa que não tem atitude e tem mais a ver com agir e saber que os resultados virão. Quando não há paciência, abre-se espaço para o estresse, a ansiedade e outros males tão comum entre empresários.
 
Ao invés de estar sempre esperando o sucesso chegar, ocupe-se em melhorar o seu negócio, otimizar os processos, treinar a sua equipe e se preparar para crescer. Não se esqueça de que um crescimento longo e constante faz parte do conceito de escalabilidade.
 
Você considera a sua empresa escalável? Conte-me sobre sua experiência nos comentários abaixo.