Consultoria empresarial: uma pequena empresa deve contratar?

Consultoria empresarial: uma pequena empresa deve contratar?

Já faz algum tempo que a consultoria empresarial tem se tornado parte da realidade de muitas empresas que desejam crescer e conquistar um espaço mais significativo no mercado. A demanda por esse tipo de serviço de consultoria tem crescido e feito com que companhias de menor porte também busquem por essa solução para se tornarem mais competitivas. Mas, será que vale a pena?
 

O Que a Consultoria Empresarial Oferece?

 
As empresas de consultoria desenvolvem um trabalho de análise e direcionamento para que as organizações possam crescer e conquistar mais clientes. No entanto, tenho que destacar que a consultoria não pode ser encarada como uma resposta para todos os problemas de uma companhia. Esse trabalho ajudará a criar ferramentas que possibilitarão deixar no passado eventuais barreiras de crescimento.
 
Os gestores de empresas que estão recebendo consultoria devem aproveitar o momento para observar novas oportunidades que surgem para o seu crescimento. É o momento de fazer o aporte de novas práticas e métodos para conseguir potencializar o crescimento da companhia. A consultoria é, na verdade, a indicação de um novo caminho possível para alcançar resultados mais positivos.
 

Como Escolher uma Empresa de Consultoria Empresarial?

 
No caso específico de pequenas organizações, indico a escolha de consultorias focadas em empresas desse porte. Embora a administração de uma pequena companhia não seja tão diferente daquela realizada numa grande corporação – em termos de procedimentos a serem realizados – guarda suas particularidades, como os recursos a que tem acesso.
 
Quando se tem menos capital financeiro e humano, é necessário traçar estratégicas usufruindo ao máximo de cada carta que se tem na manga. O desenvolvimento do projeto de consultoria deve levar isso em conta, além de ter um estudo detalhado dos concorrentes de mesmo porte. O mercado das pequenas empresas deve ser observado com uma lente a parte, pois é diferente daquele das médias e grandes corporações.
 
A experiência das empresas de consultoria também deve ser um fator considerado para que seja feita a escolha por essa ou aquela companhia. O gestor deve fazer uma verificação a respeito dos projetos desenvolvidos pelas consultorias, observando, dessa forma, o impacto na realidade de outras empresas que já utilizaram o serviço.
 

Vale a Pena Para Pequenas Empresas Contratar uma Consultoria Empresarial?

 
Abaixo listei alguns motivos que demonstram a validade de contratar um serviço de consultoria para a sua empresa mesmo que ela seja de pequeno porte.
 
Estruturação administrativa da companhia: as empresas de menor porte, de maneira geral, apresentam uma estruturação menos eficaz em termos administrativos quando comparadas com grandes corporações. Partindo desse princípio, é válida a contratação de empresas de consultoria para contribuir para a estruturação do empreendimento pensando no futuro.
 
Frente à concorrência: outro ponto em que uma consultoria pode ser bastante eficiente para uma pequena empresa é em relação à concorrência. Quanto menor a companhia, mais difícil é driblar a concorrência das grandes corporações e de outros pequenos negócios. Nesse serviço de consultoria, a empresa contratada apontará um caminho para desenvolver estratégias de marketing mais assertivas que contribuam para prospectar mais clientes.
 
Ampliação de portfólio: grande parte das empresas que contratam serviços de consultoria descobrem novas vocações produtivas para a criação de novas linhas de produtos ou serviços. Alguns movimentos de mercado só estão visíveis para quem está vendo de fora, por isso a opinião terceirizada de empresas de consultoria deve ser considerada antes de dar algum passo no sentido de ampliação do portfólio.
 
Potencialização da produtividade: um dos papéis da consultoria é investigar quais são os processos das empresas clientes que podem ser otimizados ou pensados de maneira diferente para que haja maior produtividade. Novamente, entra o fator de que uma visão terceirizada faz toda a diferença para que as respostas sejam mais assertivas.
 
Economia: Para algumas pequenas empresas, a folha de despesas representa uma ameaça constante ao encerramento de suas atividades. Pode ser bastante positivo contratar um serviço de consultoria num momento como esse para identificar onde estão os custos supérfluos, eliminando-os e, assim, conquistando mais estabilidade financeira. Nos casos em que a empresa tem um foco de melhoria, pode contar com um trabalho direcionado das consultoras.
 

Conclusão

 
A contratação de uma consultoria empresarial é válida para pequenas empresas desde que seja feita de maneira responsável, isto é, escolhendo bem a prestadora do serviço e focando nos pontos deficientes da organização. Muitas empresas de consultoria chegam em meio ao caos organizacional e conseguem desenvolver boas e inteligentes estratégias para o crescimento das companhias.
 
Mesmo que ainda não haja uma identificação de que pontos precisam ser melhor desenvolvidos em sua companhia, é interessante buscar esse auxílio. A visão macro do negócio contribui para identificar quais são as oportunidades e quais são as ameaças presentes no mercado. Para que uma organização seja bem-sucedida é essencial que ela saiba como usar todas as potencialidades que possui.
 
O que você achou a respeito do trabalho de empresas de consultoria empresarial? Deixe seu comentário!