Vale a pena contratar um serviço freelancer para minha empresa?

Vale a pena contratar um serviço freelancer para minha empresa?

O trabalho freelancer é algo que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Trata-se de uma atividade em que o profissional trabalha por projeto e não tem nenhum vínculo empregatício com as empresas. Designers, jornalistas, publicitários, programadores e vários tipos de profissionais trabalham dessa forma independente, por opção ou falta de oportunidades no mercado de trabalho.
 

Como o Trabalho Freelancer Funciona?

 
Antes de mais nada, é preciso deixar claro como funciona essa modalidade de trabalho. Um freelancer é um profissional que realiza trabalhos para empresas e pessoas físicas e os executa sozinho. Com isso, ele possui uma grande liberdade e pode trabalhar em casa, salas de coworking, cafés, enfim, de onde ele desejar e sua atividade permitir. A internet possibilita que toda a comunicação com clientes aconteça por e-mails e mensagens, o que facilita todo o processo.
 
O cliente diz o que ele precisa e determina um prazo, o freelancer passa o orçamento e, então, começa a executar o projeto. O profissional pode trabalhar no horário em que desejar e sua única obrigação é cumprir o prazo combinado e, claro, realizar o trabalho conforme o pedido do cliente. Confira, a seguir, as vantagens e desvantagens de contratar os serviços de um freelancer para a sua empresa.
 

Vantagens de Contratar o Trabalho de um Freelancer

 
A contratação de um freelancer pode ser bastante vantajosa para a empresa, saiba o porquê.
 
Economia: Um dos principais motivos que fazem dos serviços freelancer uma boa opção é que é muito mais econômico contratar um profissional por projeto do que manter um funcionário registrado. Sua empresa não precisará se preocupar com férias, FGTS, vale-transporte, etc., pois o valor pago será referente apenas ao serviço que ele realizar.
 
Flexibilidade: Algumas demandas costumam ser sazonais, por isso não há a necessidade de contratar um profissional fixo para realizá-las. Nesse caso, contratar um freelancer se mostra a melhor opção, pois ele irá trabalhar por projeto e isso traz mais flexibilidade para a empresa.
 
Comunicação Facilitada: Diferente de quando se contrata os serviços de uma empresa, o profissional que irá executar o projeto é o mesmo que manterá contato com você para acertar todos os detalhes. Isso facilita a comunicação e evita ruídos e mal-entendidos.
 
Menos Burocracia: O trabalho de um freelancer é bem menos burocrático do que o de empresas terceirizadas. Você entra em contato, diz o que precisa, ele diz o que tem a oferecer, o acordo é firmado e, então, ele executa. Bem mais simples e objetivo do que se fosse contratar uma empresa que tem vários setores e profissionais.
 
Melhor Entendimento: De alguma forma, o freelancer também é um empresário, por isso ele tem uma visão mais clara, já que pensa com a cabeça de dono, assim como você. Se fosse contratar o serviço de uma empresa, provavelmente seria atendido por um funcionário, que não tem o mesmo pensamento e a mesma visão de quem também é dono do próprio negócio.
 

Desvantagens de Contratar o Trabalho de um Freelancer

 
Apesar das vantagens, a contratação dos serviços de um freelancer também tem algumas desvantagens.
 
Falta de Integração: Quando um profissional está trabalhando dentro da empresa, ele está mais integrado com a cultura da organização. Com isso, o freelancer não conseguirá sentir o espírito da equipe, o que pode fazer com que os resultados não sejam tão bons como o esperado.
 
Atrasos: Apesar de poder dar um prazo para que o trabalho seja concluído, não há muitas garantias de que o profissional irá cumpri-lo. Dependendo da natureza da atividade, isso pode prejudicar o andamento do projeto dentro da empresa. Para reduzir os riscos, procure contratar freelancer com boas referências e tenha bastante clareza ao definir os prazos.
 
Informalidade: Uma boa parcela dos freelancers não possui empresa aberta, o que dificulta o trabalho de empresas que desejam manter o trabalho 100% regularizado. Mas isso pode ser conversado com os profissionais que pretende contratar, para que cheguem a um acordo.
 
Pouco Controle Sobre o Trabalho: Se você precisar dos trabalhos de um mesmo freelancer de forma contínua, corre o risco de ficar na mão, caso ele deseje parar de fazê-lo. Como não há vínculos, o profissional pode, de um dia para o outro, não realizar mais a atividade. Mas esse é outro ponto que pode ser contornado se buscar freelancers com referências e manter uma comunicação aberta com eles.
 
Dicas Para Contratar Bons Profissional Freelancers
 
Para não ter problemas ao contratar um freelancer, siga as dicas que darei a seguir:

  • Prefira aqueles profissionais que são exclusivamente freelancers e se dedicam integralmente a isso. Existem muitos que fazem os trabalhos como um extra nas horas vagas e, com isso, podem ter maiores problemas para cumprir prazos.
  • Peça para que ele envie um portfólio com trabalhos anteriores para que possa analisar.
  • Converse sobre a disponibilidade de tempo que ele tem para executar seu projeto.
  • Tenha cuidado ao negociar preços, aqueles que cobram barato demais podem oferecer uma qualidade no mesmo nível.

 
Você já contratou os serviços de um profissional freelancer? Deixe um comentário falando sobre a sua experiência.