Entenda como o RFID ajuda uma empresa a controlar o estoque de forma eficiente

Entenda como o RFID ajuda uma empresa a controlar o estoque de forma eficiente

Trabalhar na estruturação, organização e controle de estoque de uma empresa, é uma tarefa árdua, que exige o máximo de habilidades, técnicas e comportamentais, do profissional escolhido para esta função. É necessário entender, de forma aprofundada, sobre a implementação de processos logísticos, para que as atividades diárias sejam realizadas com assertividade e da melhor maneira possível pela área responsável por esta missão.
 
Assim, para facilitar este controle e organização de estoque, foram criados diversos sistemas, com o grande auxílio da tecnologia, que permite que empresas e profissionais da área de logística trabalhem de maneira ainda mais eficaz, implementando melhorias diariamente em seus processos e minimizando as falhas e erros que podem acontecer.
 
Entre estes sistemas, está o RFID, sobre o qual eu vou falar nos próximos parágrafos, para que você possa conhecer um pouco mais esta solução para o controle eficiente do estoque de uma empresa. Acompanhe-me e confira:
 

Por que é importante organizar e controlar o estoque?

 
Antes de falarmos sobre a tecnologia RFID, vou lhe mostrar os motivos que tornam o controle e a organização do estoque algo tão essencial para a logística de uma empresa. Veja:
 
● Por meio do controle do estoque, é possível saber qual será a quantidade necessária de produtos a serem pedidos aos fornecedores;
 
● Trabalha no sentido de reduzir custos, uma vez que um estoque controlado e organizado, fica muito mais otimizado;
 
● O uso dos recursos internos da empresa acontece de forma muito mais eficaz e eficiente;
 
● O capital investido em estoque ocorre de forma muito mais assertiva e sem desperdícios;
 
● A ocorrência de erros e falhas diminui consideravelmente;
 
● Otimiza o processo de inventário.
 
Percebe-se que os benefícios não podem e não devem ser ignorados por empresários e empreendedores que desejam que sua equipe trabalhe de forma otimizada, diminuindo a ocorrência de erros e falhas e atendendo os clientes internos e externos com excelência.
 

Sistema RFID: o que é?

 
O sistema RFID, chegou para trazer diversas melhorias aos profissionais que trabalham na área de logística das empresas, além de oferecer maior tranquilidade a empresários e empreendedores, independentemente do segmento em que atuem no mercado. Basicamente, trata-se de uma tecnologia, que permite o que o seu usuário faça a identificação dos produtos por meio de radiofrequência, possibilitando, assim, maior segurança na hora de realizar o controle do estoque.
 
As vantagens com relação ao controle realizado por meio de código de barras são inúmeras, pois a tecnologia RFID, possibilita, por exemplo, que as datas de validade dos produtos, bem como a sua localização, sejam controladas e ocorram de forma muito mais segura. Além disso, diminui-se o tempo com inventário e contagem de estoque, pois este sistema permite que estes sejam realizados de maneira instantânea.
 

Vantagens da tecnologia RFID

 
Existem diversos benefícios ao implementar a tecnologia RFID para realizar um controle eficiente de seu estoque. A seguir, vamos conhecer algumas e entender de que forma este sistema inovador proporcionará à empresa a oportunidade de se manter organizada e com um equipe logística ainda mais eficiente.
 

Contagem mais rápida de estoque

 
Como a identificação dos produtos ocorre automaticamente por meio de sinais de rádio, a contagem do estoque, bem como a realização do inventário, também é otimizado, permitindo que se gaste menos tempo e recursos, tanto materiais, quanto humanos, neste processo, que costuma ser bastante trabalhoso para todos os envolvidos nele.
 

Reutilização das etiquetas

 
Esta tecnologia permite que o empresário reduza diversos custos vindos de seu estoque. Isso porque as etiquetas de identificação das mercadorias duram por muito mais tempo e podem ser reutilizadas. Assim, há uma economia bastante significativa de materiais neste sentido.
 

Diminuição de falhas humanas

 
Todo o processo de controle e gestão de estoque é passível de falhas. Isso acontece, principalmente quando a quantidade de mercadorias é grande, o que pode induzir o responsável por gerir esta área a cometer alguns erros. O sistema RFID, por realizar esta organização, identificação e leitura dos produtos por meio de radiofrequência, diminui de maneira considerável estes tipos de ocorrências, tornando este processo ainda mais seguro.
 
Observa-se que esta é uma tecnologia que foi criada para contribuir de forma significativa aos mais diversos tipos de organizações. Assim, acredito que você possa fazer uma análise do cenário atual de sua empresa e verificar a viabilidade de implementação deste sistema, para que assim, a gestão e controle de seu estoque aconteçam de maneira ainda mais otimizada e eficaz.
 
O que você achou desta nova dica? Você já conhecia esta tecnologia? Deixe o seu comentário e continue me acompanhando, pois todos os dias eu posto conteúdos novos aqui, em minhas redes sociais e em meu canal no Youtube.