Visão da empresa: você sabe como ela é definida?

Visão da empresa: você sabe como ela é definida?

O conceito de visão da empresa é um dos mais importantes da base organizacional que guia as ações de uma companhia. Geralmente, a visão está ligada a outros dois conceitos fundamentais, que são missão e valores. O descritivo desses três pilares determina quem é a empresa, o que ela almeja e até onde pode chegar. Determinar com assertividade esses conceitos é essencial para quem está em busca de criar uma organização forte no seu mercado.
 

O Que é Visão da Empresa?

 
Uma forma simples e prática de definir visão de uma empresa é como a expressão de intenção de onde se pretende que a companhia chegue. A elaboração da visão deve considerar um texto conciso e de fácil compreensão que indique o norte para os envolvidos e para os clientes da organização.
 
Os gestores devem ter na visão da empresa um elemento para fazer o planejamento estratégico, apontando quais são as metas de crescimento e como fazer para chegar a esse resultado. A forma como a companhia se vê no futuro representa o objetivo que se deve perseguir de maneira a ter ações mais estratégicas e práticas.
 

Como Definir a Visão de uma Empresa?

 
Para aqueles que ainda têm dúvidas a respeito de como é o processo de definição da visão da empresa, listei um passo a passo abaixo:
 

Passo 1 – Aspiração da organização

 
Para a definição da visão, é essencial determinar o que a companhia deseja para o seu futuro, isto é, o que ela quer alcançar após algum tempo de presença no mercado. O exercício a ser feito é projetar onde os fundadores e/ou gestores veem a organização no futuro, pode ser daqui 5, 10 ou até 20 anos.
 

Passo 2 – Inspiração para os envolvidos

 
A visão de uma empresa deve ser inspiradora para aqueles que trabalham para ela, para aqueles que estão envolvidos como fornecedores e, especialmente, para os consumidores. Quando os colaboradores de uma companhia trabalham inspirados, tendem a entregar o melhor em termos de produtos e serviços para os clientes. Para que essa inspiração seja mais completa, é válido ressaltar quem são os clientes que a organização pretende atender no futuro.
 

Passo 3 – Conjunto de aspirações

 
Os dois primeiros passos contribuem para a reunião de aspirações da empresa formando, então, um conjunto. Trata-se de se colocar no lugar dos consumidores e pensar como a organização quer ser vista por eles futuramente. Nada é mais eficaz do que pensar na forma como os seus consumidores verão a sua organização para determinar de que maneira se fará para alcançar as metas.
 
Observe que, mesmo que esteja subentendido de alguma maneira o caminho para realizar as suas metas, não é na visão que isso será plenamente resolvido. A administração assertiva de uma organização prevê o desenvolvimento de uma sequência de etapas, em que a visão possa ser usada de base para o planejamento estratégico.
 

Passo 4 – Análise de viabilidade

 
Para que a visão da empresa seja fonte de inspiração e não de desespero para os colaboradores, ela deve ser factível, isto é, passível de ser realizada na prática. Alguns empreendedores se dão conta apenas no decorrer do caminho que estão trabalhando com impossibilidades e, numa situação assim, é possível trabalhar com mudanças na visão. Porém, se puder evitar esse retrabalho será melhor, até por uma questão de afirmação mercadológica sem ter que mudar drasticamente os rumos.
 

Conquiste o Apoio dos Envolvidos

 
Após a definição de uma visão assertiva para a sua companhia, é importante engajar os públicos envolvidos, como colaboradores, clientes, entre outros, na realização desses objetivos. Lembre-se que a visão sem engajamento é apenas um conjunto de palavras que nada significam.
 

Exemplo de Visão de Empresa

 
Se você acha que até aqui ainda está um pouco abstrato, vou exemplificar através da visão de uma empresa líder de segmento e que tem na inspiração dos seus colaboradores seu grande segredo de sucesso.
 
A visão da Apple é: “Mudar o mundo através da tecnologia.”
 
É uma meta bastante ambiciosa, mas que, por isso mesmo, se tornou uma importante ferramenta para que os colaboradores da Apple se dediquem a fazer sempre o seu melhor. Quanto mais concisa e direta for a visão da empresa, mais fácil será de colocá-la em prática.
 
Confira mais alguns exemplos de visão de algumas empresas de destaque no mercado:
 
Visão da Duratex: “Ser uma empresa de referência, reconhecida como a melhor opção pelos clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade dos produtos, serviços e relacionamento.”
 
Visão da Coca-Cola direcionada às bebidas: “Oferecer uma variedade de produtos de qualidade e que antecipem e satisfaçam os desejos e necessidades dos consumidores.”
 
Visão da Natura: “A Natura, por meio do comportamento empresarial, qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.”
 
Se você gostou de saber um pouco mais sobre a definição de visão de uma empresa, não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos!