Higiene e segurança do trabalho - Conheça sua importância

Higiene e segurança do trabalho - Conheça sua importância

Uma empresa deve oferecer toda a segurança necessária para os seus funcionários, a fim de que eles consigam exercer suas funções sem nenhum tipo de prejuízo à sua saúde. Pensando nisso, o conceito dos fatores de higiene foi criado para assegurar a higiene e segurança do trabalho, que visa oferecer um ambiente mais seguro para os trabalhadores em diversos aspectos.
 
Segurança do trabalho é um termo mais conhecido e que já deixa claro do que se trata. É basicamente prevenir acidentes. Mas e quando se fala a respeito da higiene no trabalho? A interpretação inicial costuma ser em relação à higiene pessoal dos funcionários, como lavar bem as mãos, manter o local de trabalho limpo, etc. Entretanto, neste contexto o significado de higiene é um pouco diferente. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o tema.
 

Diferenças Entre Higiene e Segurança do Trabalho

 
Embora sejam conceitos tratados como sinônimos e tenham um mesmo objetivo, que é oferecer um ambiente de trabalho seguro, Higiene e Segurança do Trabalho têm definições diferentes e cada um tem sua função. Veja quais são as diferenças entre os dois termos.
 

O Que é Higiene Ocupacional?

 
A palavra higiene é derivada do nome da deusa grega da saúde conhecida como Hygeia. Ela era filha de Asklepios e irmã de Panacea. Enquanto seu pai e sua irmã eram ligados ao tratamento de doenças existentes, Hygeia se preocupava com a preservação da boa saúde e a prevenção de doenças. Daí vem o significado utilizado na expressão higiene ocupacional, que é um pouco diferente do conceito que utilizamos no dia a dia.
 
Higiene Ocupacional é a ciência que tem como principal função antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os perigos para a saúde no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger a higidez e o bem-estar dos trabalhadores e da comunidade em geral.
 
Atua na identificação de agentes perigosos, sejam eles químicos; físicos ou biológicos, no local de trabalho e que possam causar doenças ou desconforto. O profissional responsável pela higiene ocupacional da empresa irá avaliar a extensão do risco devido à exposição a esses agentes perigosos e realizará o controle desses riscos para prevenir doenças a longo ou curto prazo.
 
A higiene ocupacional: visa cuidar do trabalhador em três aspectos:
 
Saúde Física: Cuidados para que os movimentos realizados durante o trabalho não causem lesões ao funcionário.
 
Saúde Mental: Preocupa-se com o bem-estar mental do colaborador, a fim de que ele não seja exposto a situações altamente estressantes ou constrangedoras que possam prejudicá-lo.
 
Saúde Social: Tem como objetivo promover uma boa relação entre todos os funcionários, para que eles convivam de forma pacífica e harmoniosa.
 

O Que é Segurança do Trabalho?

 
Entenda por Segurança do Trabalho o grupo de procedimentos que uma empresa deve adotar a fim de prevenir acidentes. As medidas a serem tomadas são: reconhecer, avaliar e controlar todos os tipos de riscos, dos mais simples, como colocar placas para informar que o chão está liso, aos mais graves, como oferecer equipamentos de proteção para os funcionários que terão contato com máquinas e objetos perigosos.
 
O ambiente deve ser avaliado de maneira minuciosa e cada risco deve ter suas possíveis consequências estudadas para que se encontrem metodologias eficientes para preservar a saúde dos trabalhadores.
 

A Importância da Higiene e Segurança no Trabalho

 
A preocupação com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores surgiu por volta da década de 50. Antes disso, a produtividade era sempre colocada em primeiro lugar e a saúde dos funcionários ficava em segundo plano.
 
Com o passar do tempo, foi-se percebendo que, além de desumano, não oferecer boas condições de trabalho afetava a saúde e, consequentemente, a produtividade do trabalhador. Uma pessoa com problemas de saúde, em algum momento terá que se ausentar da empresa para se tratar. Da mesma forma que um funcionário saudável consegue trabalhar com muito mais eficiência.
 
Atualmente, a higiene e segurança no trabalho são vistas com muito mais seriedade pelas empresas. Inclusive existe uma lei no Brasil que obriga as organizações com mais de 20 funcionários a terem uma CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ela tem como função tudo o que citamos no decorrer do artigo, que é oferecer um ambiente seguro e sem riscos de acidentes e doenças.
 

Atividades Relacionadas à Higiene e Segurança do Trabalho

 
Mesmo que sua empresa não seja obrigada a ter uma comissão para prevenir acidentes, você pode colocar em prática medidas para oferecer um ambiente mais seguro aos seus colaboradores. Atividades relacionadas ao tema podem ser bastante úteis e trazer diversos benefícios.
 

Algumas sugestões:

 
Ginástica Laboral: Trata-se de uma série de exercícios que devem ser realizados sempre no início do expediente. Eles incluem movimentos de alongamento e relaxamento e têm como função evitar lesões, principalmente pelos trabalhadores que fazem repetição de movimentos e que ficam em uma mesma posição o dia todo.
 
Palestras: Chamar um profissional da área de segurança do trabalho para dar palestras aos funcionários é uma ótima forma de mantê-los informados e atentos aos riscos.
 
Cursos: Cursos rápidos de noções de segurança do trabalho também trarão muitos benefícios para a sua empresa. Em uma emergência, por exemplo, ter funcionários preparados para lidar com a situação é muito importante.
 
Sabendo de tudo isso, viu como é importante se preocupar com a saúde e o bem-estar dos seus funcionários? Portanto, coloque estas dicas em prática e evite transtornos relacionados à negligência em relação à segurança e a saúde dos colaboradores em sua organização. Sua empresa e seus profissionais só têm a ganhar.