Aprenda como o Mentor de Empresários, Marcus Marques, como saber se é hora certa de contratar!

Aprenda como o Mentor de Empresários, Marcus Marques, como saber se é hora certa de contratar!

São Paulo, 2017 – Saber quando realmente é preciso contratar um novo funcionário é uma competência que todo empreendedor deve dominar com maestria. Afinal, essa é uma das decisões empresariais mais importantes e que mais impactam a o dia a dia da organização. Mais: em tempos de instabilidade política e econômica, a atenção deve ser redobrada e é preciso ter muita segurança de que é imprescindível contratar um novo profissional, sob o risco de colocar em xeque a própria sustentabilidade do negócio ao agregar este novo custo fixo às contas da empresa.

Pensando nisso, o mentor e coach de donos de pequenas e médias empresas e diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, maior empresa de Coaching & Desenvolvimento Humano do país, Marcus Marques desenvolveu um teste com dez perguntas que tem como objetivo ajudar o líder empresarial a identificar a hora exata de contratar um novo funcionário sem correr o risco de tomar uma decisão precipitada.

“A ideia desse teste surgiu a partir dos meus diversos contatos com donos de pequenas e médias empresas. É uma dúvida muito comum, principalmente quando o negócio está crescendo muito e rápido. Nesse momento, em que o fluxo de trabalho está alto, todo mundo acaba pedindo por mais contratações, o que acaba inchando a operação sem necessidade. Por isso, é preciso parar e refletir com muito cuidado sobre essa questão, levando em conta diversos aspectos do momento empresarial, porque sempre dá para pensar em otimizar processos, implementar softwares, agregar funções etc.”, explica Marques.

Na prática, esses diversos aspectos envolvem questões como qualidade da entrega, atendimento, limite operacional da mão-de-obra atual, entre outras, sendo o caixa, o principal desses aspectos. “Costumo dizer que o caixa da empresa manda mais do que o próprio dono. Se a saúde financeira da empresa está comprometida não dá nem para pensar em contratar um novo funcionário”, exemplifica o especialista.

Checklist  De  Como reconhecer a hora exata de contratar um novo funcionário:

 

A seguir estão dez perguntas que o empresário deve responder para avaliar a real necessidade de contratar um profissional. Ele foi desenvolvido para funcionar como um checklist, em que cada resposta positiva (check!) corresponde a um ponto. Veja:

  1. Sua empresa está estruturada financeiramente para aumentar o custo fixo da folha de pagamento?

Pontos a considerar: o custo de contratação de um funcionário no Brasil pode ultrapassar os 60% do salário em questão, a depender do regime tributário da empresa.

  1. Esse novo funcionário contribuirá para o crescimento efetivo do seu negócio?

Pontos a considerar: a contratação de um novo funcionário deve fazer parte do objetivo estratégico da empresa e não apenas “apagar um incêndio” (quando você não está dando conta do volume de trabalho, por exemplo).

  1. Existe uma demanda real e de longo prazo que justifique essa contratação?

Pontos a considerar: não dá para contratar alguém fixo e em tempo integral por causa de um aumento temporário da demanda dos clientes.

  1. Você tem certeza de que essa necessidade empresarial está diretamente relacionada à contratação de um novo funcionário?

Pontos a considerar: Pessoas + Processos = Resultados. Sua empresa precisa de mais um profissional ou os processos é que devem ser rearranjados (implantação de um novo software, reorganização da equipe etc.)?

  1. Está claro para você quais são as habilidades e expertise que esse novo funcionário deve aportar na empresa?

Pontos a considerar: antes de pensar em contratar, é preciso ter claro o perfil profissional que agregaria valor para a empresa.

  1. Você já considerou a hipótese de terceirizar essa demanda específica, buscando inteligência externa para resolver o problema?

Pontos a considerar: contar com uma ajuda pontual externa, além de ser muito mais barato, reduz dramaticamente o risco de uma contratação malfeita.

  1. Essa nova contratação vai desenvolver um trabalho que você ou alguém da equipe não pode executar e/ou aprender?

Pontos a considerar: é sempre tempo de desenvolver suas próprias habilidades e expertise, portanto vale sempre a pena considerar essa hipótese.

  1. Você tem percebido problemas na qualidade da entrega e do atendimento de sua empresa que justifiquem a contratação?

Pontos a considerar: esse é um bom termômetro e é sempre bom ouvir o que os stakeholder têm a dizer sobre a qualidade de entrega e atendimento.

  1. A estrutura física atual de sua empresa (espaço, mesa, computador) está preparada para receber esse novo funcionário?

Pontos a considerar: é sempre importante lembrar que a contratação de um funcionário não representa aumento de custos apenas por seu salário e encargos. É preciso oferecer estrutura física adequada para receber este profissional.

  1. Você já considerou e refletiu, de maneira aprofundada, sobre o que aconteceria em sua empresa se você não fizesse essa contratação?

Pontos a considerar: este é um bom exercício para entender se a não contratação seria realmente sentida pela empresa.

Resultados do checklist:

7-10 pontos: é hora de contratar.

Se você deu check em pelo menos sete perguntas, significa que sua empresa está mesmo na hora de contratar um novo funcionário.

4-6 pontos: talvez ainda dê para esperar.

Há algumas evidências claras de que sua empresa precisa de um novo funcionário, mas talvez ainda não seja a hora de optar por esse caminho.

0-3 pontos: busque outras alternativas

Não é necessário contratar alguém ainda. Sua empresa está em ascensão, mas ainda há alternativas melhores para suprir a demanda e é sempre bom poder contar com uma ajuda externa, não é mesmo?

Sobre Marcus Marques

 

Empreendedor e Empresário, publicitário com pós-graduação em Gestão de Pessoas, Psicologia Positiva e Coaching e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e pela Ohio University. Possui formação e certificação multidisciplinar em PNL, Liderança, Marketing Digital, Empreendedorismo, Modelo de Gestão Disney, Perfis Comportamentais (DISC), Andragogia e Treinamento Comportamental. É mentor e coach de donos de pequenas e médias empresas e diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, a maior empresa de Coaching & Desenvolvimento Humano do Brasil.

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Daniel Consanidaniel.consani@conexus.com.br

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