Livro“Pai Rico Pai Pobre” uma leitura obrigatória para quem quer empreender.

Livro“Pai Rico Pai Pobre” uma leitura obrigatória para quem quer empreender.

O livro “Pai Rico Pai Pobre” deve ser uma leitura obrigatória para quem deseja ter uma administração mais assertiva do seu dinheiro e prosperar como empreendedor. Essa obra aborda o ponto de vista de dois tipos de pais, o rico e o pobre, abrindo espaço para a reflexão de quais são as atitudes que podem mudar as suas perspectivas de futuro. Os autores Robert Kiyosaki e Sharon Lechter oferecem uma imersão num texto cativante e autoexplicativo.

Sobre o Que Trata o Livro Pai Rico Pai Pobre


O texto aborda o ponto de vista expresso por dois pais com perfil financeiro diferente ao longo da vida de Robert Kiyosaki. O chamado pai pobre é o pai biológico de Robert, que não era necessariamente pobre, mas que não tinha muito talento para a administração financeira. Já o pai rico é o pai de Mike, um amigo de infância do autor, e que era um bem-sucedido empresário.

Tendo essa comparação de vieses que tem como pano de fundo os autores da obra oferece ao leitor importantes lições a respeito de controle e administração assertiva dos seus recursos pessoais. A forma como se irá investir ou gastar o dinheiro que possui é algo muito pessoal de cada indivíduo, no entanto, quando se compreende o quanto é relevante ter um plano para o seu dinheiro, fica mais fácil estabelecer um plano de ação.

Tudo o Que Você Deve Saber Sobre o Livro Pai Rico Pai Pobre


A seguir vou falar sobre as lições mais importantes que você poderá aprender ao ler esse livro a respeito de gestão das finanças pessoais e sucesso no mercado.

1 – Vá além do óbvio sobre gestão financeira


Hoje em dia, as pessoas acreditam que têm uma boa noção a respeito de
finanças pessoais de tanto ouvir falar a respeito do tema em programas de TV ou mesmo na internet. Basicamente, acreditamos que existem três atitudes que podem ser tomadas em relação a dinheiro que são: ganhar, guardar e gastar. No entanto, o texto deste livro nos faz pensar a respeito de como fazer nossos recursos financeiros trabalharem para nós, assim como administrar com assertividade os ativos e os passivos.

Uma das questões mais relevantes é a que coloca casa e carro como passivos, eles são vistos como ativos por boa parte das pessoas no contexto das finanças pessoais. Porém, haja vista que eles não geram lucratividade são, na verdade, passivos. Essa mudança de perspectiva já contribui para fazer com que tenhamos uma nova forma de administrar nossos recursos. Ao ler esse livro você terá o ímpeto de se aprofundar no estudo financeiro.

2 – Fuja da “corrida de ratos”


Um dos conceitos mais interessantes abordados nesse livro é a da corrida de ratos, que nada mais é do que o ciclo sem fim de investir boa parte do salário na compra de casa e carro melhores. Quantas pessoas que você conhece logo que receberam seus primeiros salários compraram uma casa e um carro e depois de algum tempo resolveram trocar os mesmos por que passaram a ganhar mais?

As pessoas que entram nessa corrida estão sempre investindo boa parte dos seus recursos em passivos que parecem ativos e guardando pouco dinheiro para o futuro. Uma reflexão que surge ao ler essa obra é se temos realmente à necessidade desse upgrade de estilo de vida a cada aumento recebido. Será que estamos vivendo de uma forma que nos deixará felizes no futuro?

3 – Tenha coragem para empreender


Ao longo do livro, você perceberá que uma das principais divergências entre pontos de vista do pai rico e do pai pobre está em trabalhar para si mesmo ou para uma empresa. Enquanto o pai rico incentiva o filho a estudar para ter um negócio próprio, o pai pobre reforça que é essencial estudar para conquistar um bom emprego. Será que o tempo e energia que você investe produzindo para um empresário não poderia ser mais útil e lucrativo se fosse usado para investir nas suas próprias realizações?

4 – Aproveite melhor o seu tempo livre


Administração do tempo é um calcanhar de Aquiles para muitas pessoas e nesse livro essa questão é abordada sob o foco qualitativo, isto é, de conseguir aproveitar as horas de folga com mais assertividade e sendo produtivo. Ao invés de passar seu tempo de descanso assistindo a TV, por que não ir a palestras e seminários em que possa aprender algo novo para fazer com que seu empreendimento se torne mais sólido no mercado?

5 – Estude além do esperado


Uma mensagem bem relevante que esse livro transmite é a de estudar mais do que é esperado. Não se trata de desvalorizar o que é oferecido na escola, mas sim de compreender que, para ser bem-sucedido para si mesmo, é necessário transpor o convencional. Quanto mais você se dedicar a saber mais poderá realizar em termos produtivos.

Você já leu o livro Pai Rico Pai Pobre? Deixe seus comentários a respeito!

 

 

Confira as melhores estratégias para você empreendedor! Acesse meu canal e Inscreva-se agora!