Term Sheet - Qual sua utilidade?

Term Sheet - Qual sua utilidade?

Os empreendedores que estão iniciando uma empresa devem conhecer o documento chamado de term sheet para saber de que maneira receber investimentos e, até mesmo, sócios para o empreendimento. Saber como conseguir investidores é fundamental para empresários que estão querendo tirar o sonho de um negócio próprio do papel. Independente do tipo de investidor que se busca, é bom contar com um documento com todos os pormenores devidamente listados.
 

O Que é Term Sheet?

 
Numa definição simples, podemos dizer que term sheet é um contrato de acordo entre o empreendedor e o investidor, em que ficam claros os termos de ambas as partes. Pode ser tratada como uma carta de intenções em que todas as regras estão apresentadas sem dar margem para que haja dúvidas ou interpretações dúbias. Com esse contrato, é possível fechar o negócio sem que fiquem brechas abertas.
 

A Importância do Term Sheet Para os Empreendedores

 
Os empreendedores que estão buscando formas de como conseguir investidores já devem ter percebido que não é exatamente fácil fazer com que os donos de capital invistam sem ter algumas seguranças mínimas. O estabelecimento do term sheet contribui para atrair mais interessados em injetar capital na empresa que está nascendo.
 
Além disso, permite que haja negociação entre as partes, de maneira que, mesmo cedendo em alguns pontos, o empreendedor possa garantir para si algumas seguranças também. Com o tempo, os empreendedores descobrem que o term sheet ajuda a evitar frustrações no momento de firmar contratos definitivos.
 

Termos Mais Comuns do Term Sheet

 
Para entender quais são os termos mais comuns dos term sheet, é importante se colocar no lugar dos investidores. Imagine que você é um investidor que está em busca de um empreendimento para investir parte do seu capital. Para se sentir mais seguro quanto à operação, é interessante ter algumas garantias e possibilidade de maximização do seu retorno.
 
Geralmente, o que os investidores buscam nos term sheets são alguma autonomia na administração do negócio, privilégios especiais, garantia de que os fundadores permanecerão à frente da empresa, uma brecha para que possam sair se acharem necessário, entre outros. Os investidores querem ter certeza de que estão investindo numa empresa que pretende se manter no mercado por um longo tempo e que, se algo der errado no caminho, possam sair sem grandes prejuízos.
 

Due Dilligence

 
Durante o período de negociação entre o investidor e o empresário, o primeiro poderá encarregar um advogado de fazer algumas verificações quanto à empresa em busca de fatos que reduzam o valor do investimento e aumentem sua participação no empreendimento. Essa fase é conhecida como Due Dilligence e exige que o empreendedor tenha bastante cuidado em tornar a sua empresa o mais atrativa possível. Saber negociar é o segredo para ser bem-sucedido na conquista de bons investidores.
 

Definição do Term Sheet

 

Ações Preferenciais

 
Um dos mecanismos mais utilizados em term sheets é a entrega de ações preferenciais que deem direito a voto para os investidores. Esse tipo de ação oferece a eles mais facilidade numa eventual liquidez da empresa, assim como no pagamento dos seus dividendos. Essas ações ainda conferem aos investidores voz ativa na condução da empresa, podendo dar opiniões a respeito dos caminhos que estão sendo seguidos pela companhia.
 

Prioridade de Recebimento de Dividendos

 
Outro mecanismo que é bastante comum em term sheets diz respeito à prioridade de recebimento de dividendos em caso de a empresa não dar certo. Os investidores querem ter a certeza de que serão os primeiros a receber a parte que lhes cabe. Para alguns investidores, ter participação na política da empresa não é tão importante quanto essa segurança de recuperação dos seus investimentos.
 

Nomeação da Diretoria

 
Ter poder político dentro da empresa também tem seu valor, pois aqueles que têm palavra final a respeito de questões prioritárias, como a nomeação da diretoria, influenciam diretamente nos rumos da companhia. Estar à frente da administração do negócio ou, pelo menos, ao lado dos fundadores é uma maneira de garantir o futuro do seu capital.
 

Assinando o Term Sheet

 
Os empreendedores que estão procurando investidores para o seu negócio devem ter o cuidado de assinar o term sheet. Trata-se de uma segurança para ambas as partes e evita discussões desnecessárias no futuro da negociação. Todos os pontos para que o investimento seja feito devem estar previamente acertados. Com a negociação dos termos finalizada, é essencial que aconteça a assinatura do contrato.
 
Esse documento tem, entre outras funções, a de deixar claro que no dia a dia da empresa existem papéis diferentes a serem desempenhados por investidores e empreendedores. Cada um tem sua importância para o bom andamento da organização, mas há que se reconhecer que suas atribuições e relevância não podem ser confundidas.
 
O que você achou a respeito do Term Sheet? Deixe as suas impressões nos comentários abaixo.