As estratégias de vendas são cruciais para seu negócio

As estratégias de vendas são cruciais para seu negócio

Conquistar uma fatia mais ampla do mercado é um desejo para muitas empresas, contudo, para isso é necessário contar com boas estratégias de vendas que não só aumentem os números, mas que também agreguem valor para a sua marca. Compreender a lógica do mercado é o principal segredo para conseguir se estabelecer apresentar um crescimento constante.

Saiba mais sobre estratégias de vendas para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!

Por Que Estratégias de Vendas São Cruciais?

Quem decide abrir o próprio negócio precisa estar preparado para o desafio de se manter sempre como interesse para seu público-alvo. É exatamente nesse ponto que podemos identificar a razão para as estratégias de vendas serem tão relevantes, mesmo quando se está num momento positivo economicamente, não dá para descuidar da conquista e fidelização dos consumidores, muito disso se dá por meio de campanhas de vendas bem estruturadas.

Confira 10 Estratégias de Venda “Matadoras” Para Impulsionar a Sua Empresa

A seguir você irá conferir 10 dicas de estratégias imbatíveis para aumentar as suas vendas e manter a sua marca no hall das mais procuradas pelo público-alvo.

Estratégia 1 – Equipe de vendas altamente capacitada

A qualificação do time de vendas do seu negócio é preponderante para o seu sucesso no mercado. Os consumidores querem se sentir à vontade no momento em que estão considerando a aquisição, porém, anseiam pela atenção de vendedores qualificados quando pretendem efetivar a compra. Em resumo, capacite a sua equipe para entender o timing dos clientes não os sufocando com contato antes do momento certo.

Estratégia 2 – Investigue a fundo o perfil do seu público-alvo

A melhor forma de vender mais é oferecer os produtos ou serviços da sua empresa para as pessoas certas. Isso pode até parecer óbvio, no entanto, não é uma realidade para muitas companhias que continuam atuando com um direcionamento errado de mercado. Em geral, isso é resultado da elaboração de estratégias focadas em ‘achismos’, observe a sua lista atual de consumidores e determine pontos em comum entre os perfis desses indivíduos. O resultado desse trabalho pode ser surpreendente em termos de revelações sobre quem efetivamente está comprando da sua marca.

Estratégia 3 – Tenha um plano de divulgação efetivo

Todo o investimento feito no desenvolvimento de produtos e serviços de qualidade é perdido quando não se trabalha com um plano de divulgação eficiente. No momento de estabelecer o seu plano de marketing é fundamental considerar o orçamento disponível, assim como quais são as mídias que oferecerão a possibilidade de se conectar com os potenciais consumidores, basicamente quais são os canais em que essas pessoas estão.

Estratégia 4 – Ambiente de vendas agradável

O ambiente físico de um estabelecimento tem grande impacto na conversão ou não de vendas. Tudo começa pelo visual da vitrine, que deve atrair os passantes sem esquecer do espaço de circulação interno para que os clientes se sintam à vontade para fazer as suas escolhas. Nada de prateleiras muito altas ou muito baixas para não tornar difícil o acesso aos produtos, enfim, facilite a vida de quem deseja comprar.

Estratégia 5 – Saiba como criar promoções

As campanhas promocionais de desconto podem ser realizadas por inúmeros motivos, desde conquistar mais consumidores, até conseguir escoar produtos que estão encalhados no estoque. Independente do motivo, é crucial que o empreendedor saiba como utilizar essa estratégia matadora de vendas a seu favor. O valor do desconto deve ser pensado considerando a margem que não representará prejuízo para o negócio.

Estratégia 6 – Fique de olho na concorrência

Para entender quando é o momento de ter uma postura mais retraída ou mais aberta ao mercado, basta observar o momento da concorrência. Ao perceber que as companhias do mesmo setor estão investindo em promoções, talvez seja a hora de verificar o que há no estoque que pode ser disponibilizado com desconto. Não deixe que seus clientes se lembrem mais de outras empresas.

Estratégia 7 – Programas de fidelidade

As pessoas adoram saber que as compras que realizam se transformam em benefícios futuros, como descontos na própria loja, descontos em parceiros ou, até mesmo, prêmios. Não é à toa que cada vez mais empresas de todos os portes estão investindo na criação de programas de fidelidade em que as compras se transformam em pontos. Em termos estruturais, será necessário contar com um software que faça esse acompanhamento.

Estratégia 8 – Monitore as redes sociais da companhia

Já é de conhecimento geral que as marcas precisam estar online com pelo menos um site e uma rede social, quem não está na internet não existe para os consumidores atuais. Sendo assim, devo destacar como estratégia matadora de vendas monitorar os espaços de mensagens e depoimentos dos clientes para entender o quanto a abordagem atual está sendo bem-sucedida e quais são as necessidades que ainda precisam ser atendidas. Jamais ignore ou apague reclamações.

Estratégia 9 – Tenha uma postura coerente

As empresas devem pensar bem em qual postura irão adotar ao se inserir no mercado para não passar o tempo todo se contradizendo. Com a internet, está cada vez mais fácil identificar uma companhia que num dado momento disse que não participaria da Black Friday, por exemplo, por já trabalhar com um preço justo e que depois está fazendo queima de estoque nessa temporada do ano seguinte. Os consumidores não gostam de contradições.

Estratégia 10 – Invista no pós-venda

Hoje em dia não há investimento mais assertivo do que aquele que permite manter um cliente, isto é, fazer com que ele compre novamente. O pós-venda deve fazer o acompanhamento do consumidor tendo um papel muito mais marcante do que somente resolver eventuais problemas. Demonstrar que se importa com a opinião do consumidor aumenta os pontos da sua companhia.

Gostou dessas 10 estratégias de venda matadoras? Deixe o seu comentário!

As melhores estratégias de vendas para alavancar os resultados do seu negócio. Inscreva-se agora!