Planilha de vendas - Ganho e velocidade no processo de vendas

Planilha de vendas - Ganho e velocidade no processo de vendas

Os registros de que boa parte das empresas fecha antes de completar cinco anos no mercado são assustadores e podem ser desviados com uma gestão eficaz do negócio. Planilha de vendas e um controle rigoroso do que entra e do que sai da organização é o segredo para manter a sua companhia operacional a médio e longo prazo. O conhecimento e o cuidado em relação ao que acontece dentro da organização impacta no seu sucesso.

Planilha de vendas: Pode mesmo fazer a diferença?

Uma gestão eficiente é aquela que acompanha de perto todos os processos que resultam nos bons ou maus resultados da sua empresa. É o descontrole, isto é, a falta de acompanhamento que acarreta em dificuldades para as companhias. Estando a par de tudo o que se passa internamente no seu negócio é possível detectar o que há de errado e pode ser consertado.

As planilhas de vendas são excelentes ferramentas para acompanhar de perto os estoques, os produtos que mais vendem, aqueles que estão encalhando entre outros dados. Além disso, as planilhas oferecem a possibilidade de ter em mãos informações importantes com rapidez e eficiência. A velocidade faz toda a diferença no contexto atual.

Como estabelecer um sistema de controle de vendas na sua empresa

Agora que já expliquei o quanto é relevante utilizar as planilhas de vendas para o bom andamento da sua organização vou dar dicas de como implantar em sistema de controle em que as planilhas funcionem como principal ferramenta.

Coleta de dados

A base para que o controle de vendas seja eficiente na sua companhia é ter um sistema inteligente de coleta de dados. A informação a respeito de como os processos internos se desenrolam é a base para tornar a sua empresa mais eficiente. A coleta deve ser realizada em todo o ciclo que vai desde a determinação do orçamento, passando pelo trabalho efetivamente dito e a venda.

Basicamente o que estou dizendo é que não adianta muito ter apenas planilhas de venda se não há controle do restante dos processos relacionados a operacionalidade do empreendimento. Uma forma de tornar essa coleta mais eficiente é contar com ferramentas que gerem relatórios pontuais como controle de estoque, controle do que foi despachado e do que ainda está na fila entre outros.

Transforme dados em informação

A difusão da tecnologia tornou relativamente simples ter o controle e conhecimento a respeito de dados variados. No entanto, apenas ter números registrados não é o bastante, a sua organização deve saber trabalhar com a conversão de dados em informação. As planilhas possibilitam que sejam feitos comparativos de crescimento de vendas de um mês para outro de maneira que se pode identificar características sazonais dos seus produtos/serviços, por exemplo.

Além disso, com os dados de estoque dos produtos que ainda não foram vendidos é possível saber quando acelerar e quando reduzir a produção evitando escassez e excesso. Os dados são nossos aliados para encontrar as respostas que nos ajudarão a estabelecer o sucesso.

Use seus erros como lições para o futuro

Acima ficou claro que mais do que reunir dados é crucial produzir informações por meio do cruzamento dos mesmos. Ainda nessa lógica te digo que as planilhas de vendas podem ajudar a determinar quais são os erros que a sua organização vem cometendo e que podem ser superados com esforços nesse sentido. Os erros têm uma função bem importante que é a de nos ensinar a respeito do que não fazer.

Verificação das metas

Estabelecer metas é uma forma de impulsionar os resultados de uma organização, contudo, de nada adianta se não há uma verificação se os resultados estão sendo alcançados. A partir do uso das planilhas de vendas é possível usar mecanismos de verificação que identifiquem se as metas foram ou não alcançadas além de identificar quais foram os principais empecilhos.

Planejamento das finanças

O registro das vendas na forma de planilhas permite que se tenha maior previsibilidade em relação aos resultados financeiros futuros. Com esses dados confiáveis é possível fazer projeções e começar a planejar os novos ciclos do seu negócio. Manter um planejamento bem alinhado das finanças é uma maneira de fazer com que seu empreendimento cresça com saúde e força no mercado.

Ganho de velocidade e eficiência no processo de vendas

Com o passar do tempo o sistema de controle de vendas permitirá que se tenha um conhecimento mais profundo a respeito das etapas que formam esse processo de maneira que será possível chegar a um atendimento mais eficiente e veloz. O ganho de qualidade no atendimento é certamente um ponto para se tornar um diferencial para a sua companhia. Como já mencionei a informação é crucial para desenvolver um bom trabalho de gestão.

Sua empresa já utiliza planilha de vendas como parte da gestão? Deixe seus comentários abaixo!