O que faz o melhor vendedor do mundo?

O que faz o melhor vendedor do mundo?

Quem deseja aumentar seu arcabouço de técnicas de venda precisa ler o livro “Como vender qualquer coisa a qualquer um” de Joe Girard que é simplesmente o maior vendedor de carros de todos os tempos de acordo com o livro dos recordes Guinness Book. Um livro que mais do que ensinar a como vender reforça que mesmo que o sucesso ainda não tenha chegado é importante se manter no caminho em busca dele.

O livro “Como vender qualquer coisa a qualquer um”

Esse livro foi publicado em 1982 pela Editora Record tornando-se um grande sucesso por apresentar ao público a história de sucesso de Joe Girard contada por ele mesmo. Além de apresentar as ferramentas de vendas desenvolvidas por ele para conseguir se tornar o maior vendedor de carros da história também apresenta relatos sobre sua vida pessoal.

Geralmente conhecemos a parte da história em que as pessoas alcançaram o tão esperado sucesso, no entanto, nem sempre os bons resultados aparecem logo no começo do caminho. O texto deste livro apresenta desde a infância passando por uma série de fracassos até o sucesso na carreira de Girard. Aprender com os erros é crucial para alcançar e se manter numa posição de sucesso.

Maior vendedor do mundo

Joe Girard é um grande fenômeno do universo das vendas tendo mantido uma média de venda de 600 carros por ano, algo que outros bons vendedores de veículos levam cerca de cinco anos para conseguir. Em 1997 ele foi eleito pelo Guinness Book como o maior vendedor do mundo, é interessante ressaltar que ele sempre se manteve atuando no setor de venda de carros.

Para conseguir esses bons resultados ele apostava no uso de estratégias que para aquela época eram peculiares, mas que atualmente estão dentre as principais dicas para quem deseja ter sucesso em vendas.

Estratégias de vendas de Joe Girard

Abaixo vou apresentar algumas das principais estratégias utilizadas pelo maior vendedor do mundo para manter seu ritmo e que estão no livro “Como vender qualquer coisa a qualquer um”.

– Desenvolvimento de relacionamento com os consumidores

Hoje em dia é comum ouvir que a venda não termina quando o cliente fecha o negócio, que se deve desenvolver um relacionamento de pós-venda para mantê-lo fidelizado. No entanto, no ápice da atuação de Joe Girard não havia essa percepção e boa parte dos vendedores se preocupava apenas em converter o máximo de vendas para diferentes clientes.

Ao entender que os seus clientes poderiam comprar mais vezes e indicar outros potenciais compradores, Girard, passou a ter com eles uma relação mais próxima. O vendedor de carros passou a fazer parte da vida dos seus compradores, como um verdadeiro amigo. O lema de Joe era que a venda não terminava quando o cliente adquiria o carro, aliás, estava só começando nesse momento. O pós-venda é que garante um bom volume de vendas no futuro.

– E-mail marketing antes do e-mail

Uma das passagens mais interessantes do livro de Girard é aquela em que ele relata que mantinha um banco de dados – escrito a mão – com os nomes, endereços e alguns detalhes sobre os seus clientes. Em datas especiais como aniversários, dia das mães, dia dos pais entre outras ele mandava correspondências com cartões de felicitações para que essas pessoas se sentissem especiais e lembrassem dele, afinal nunca se sabe quando será necessário comprar outro carro ou dar uma dica para um amigo, não é mesmo?

Hoje em dia boa parte das empresas tem o hábito de enviar e-mail marketing para os clientes, no entanto, Joe Girard já fazia isso antes da tecnologia tornar o processo simples.

– Estratégia dos perdigueiros

Uma das estratégias de Joe Girard que se tornou mais célebre é a que ele chamou de ‘perdigueiros’ em referência ao cachorro farejador. Girard oferecia uma comissão de 25 dólares para cada um dos seus clientes que indicasse seus serviços para amigos e familiares que o procurassem. Boa parte do volume impressionante de vendas de Joe vinha exatamente dos perdigueiros, uma estratégia em que ele utilizava a divulgação feita por outras pessoas para converter mais vendas.

– Faça contatos em seu tempo livre

Ter um tempo livre do trabalho é bom, mas por que não aproveitar para aumentar os seus contatos? O que você perceberá ao acompanhar a trajetória de Joe Girard é que os bons resultados dele se apoiam na sua capacidade de desenvolver seu networking. Tenha um cartão de visitas para distribuir quando encontrar oportunidades, lembre-se que as boas chances de venda podem aparecer quando menos se espera por elas.

Gostou dessas dicas de como vender qualquer coisa a qualquer um com base nas estratégias de Joe Girard? O conteúdo do livro ainda se mantém absolutamente atual sendo uma boa opção para quem deseja aumentar o seu volume de vendas!

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