Dicas Para uma Alta Performance em Vendas

Para conquistar alta performance em vendas é essencial que a equipe adote uma metodologia própria que seja condizente com seu ambiente no mercado e que observe algumas questões que tornam suas ações mais efetivas. Algumas dicas podem ser de grande relevância para que as organizações se estabilizem nos pontos de maior destaque de escoamento de produtos.

O Que é Alta Performance em Vendas?

Os fatores que determinam se uma equipe tem ou não alta performance incluem o volume de vendas, entrosamento dos integrantes, ações condizentes com os valores da organização e capacidade de cumprir e/ou superar as metas estabelecidas. Reunir todas essas características numa única equipe pode não ser nada fácil, contudo, é possível desde que haja empenho na busca pelos integrantes certos e se observem algumas questões pertinentes.

Dicas Importantes Para Ter Alta Performance em Vendas

Abaixo listei algumas dicas que ajudarão a sua organização a melhorar a sua performance no mercado conquistando o aumento de bons resultados.

– Gestor e líder

O gestor do departamento de vendas deve assumir o papel de liderança observando o que isso efetivamente significa, isto é, oferecendo orientação para os profissionais que eventualmente necessitem assim como mantendo a disciplina e o engajamento para a realização das metas fixadas. O líder deve ser o responsável por delegar as tarefas do departamento de acordo com os talentos de cada indivíduo. As informações pertinentes devem ser compartilhadas com clareza e transparência para que todo mundo se sinta incluído e relevante.

– Comunicação dos objetivos da companhia

Já se foi o tempo em que as decisões e direcionamentos da alta administração das empresas ficavam restritos aos cargos de maior importância hierárquica. Atualmente, num momento em que há grande difusão e acesso democrático a informação o melhor caminho a seguir é o da divisão das informações.

Quando a equipe de vendas desenvolve seu planejamento com base no conhecimento do que a companhia pretende a longo prazo tem muito mais assertividade em trabalhar com o público-alvo escolhido. O entrosamento entre os integrantes da equipe de vendas e com os indivíduos dos outros setores é de grande relevância para o crescimento da organização e só acontece quando se tem o compartilhamento de informações.

– Ofereça reconhecimento para os acertos

O líder de uma equipe de vendas deve ficar atento para a questão do reconhecimento dos acertos dos seus vendedores, pois pode se tornar frustrante a longo prazo não ter seus esforços reconhecidos como se espera. Não estou dizendo que o gestor deve elogiar cada venda que os membros de sua equipe fecharem, mas mencionar a satisfação que sente com o crescimento de performance que alguns vendedores apresentam.

Quando um dos integrantes do grupo aumenta sua base de resultados por ter seguido uma orientação da liderança deve ter esse fato reconhecido e mencionado para que continue se esforçando em seguir a liderança. Algumas companhias oferecem benefícios especiais para os vendedores que batem determinadas metas, pode ser uma excelente estratégia se o objetivo central for potencializar as vendas da sua marca.

– Incentive o diálogo entre a equipe

O líder que deseja ter uma equipe com alta performance em vendas deve incentivar que haja um bom diálogo entre os membros da mesma. Incentivar um ambiente com competitividade agressiva não é a melhor maneira de conquistar os resultados desejados.

Alguns líderes acreditam que criar disputas entre os vendedores faz com que eles se esforcem para se sobressair em relação aos colegas, mas na verdade apenas abre espaço para o início de picuinhas que comprometem o bom andamento do setor como um todo. O diálogo é positivo para todo mundo, pois sempre há o que se pode aprender com os seus colegas. Estabeleça o clima de colaboração em que a atuação alinhada entre todos traz ganhos para a equipe como um todo.

– Reuniões periódicas

As equipes com performance de destaque no mercado geralmente possuem o hábito de fazer reuniões periódicas, isto é, mantém o contato entre os membros mais afinado e se baseiam na troca de feedbacks. A melhoria contínua no seu modo de trabalhar só é conquistada quando se enxerga como está à atuação do outro e como ela pode impactar os resultados gerais. Nessas reuniões é possível discutir as próximas ações previstas bem como as estratégias anteriores foram ou não bem-sucedidas.

– Treinamento

Para que a sua equipe de vendedores tenha mais sucesso na realização das suas atividades é essencial investir na capacitação dos membros. Estamos num momento em que há grande dinâmica, isto é, o cenário corporativo muda em poucos minutos devido a grande facilidade de difusão de informações. Oferecer treinamento constante para que seus colaboradores encontrem a maneira mais assertiva de se posicionar no mercado é essencial para aumentar a performance em vendas.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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