Saiba como operar com questões sobre frete de produtos em sua empresa

Saiba como operar com questões sobre frete de produtos em sua empresa

A experiência do cliente com uma empresa fala mais alto do que a satisfação que ele tem com o produto. Sendo assim, o serviço de frete adquire grande relevância, pois depende do cumprimento de prazo e bom atendimento o contentamento do consumidor. Quem pensa que basta contratar uma transportadora conceituada no mercado para resolver a questão, deve ficar atento a outros detalhes.

Conheça os Cuidados Que Você Deve Ter Com o Frete

Abaixo irei falar um pouco mais detalhadamente de cada fator que contribui para que uma organização tenha um bom sistema de entregas. Se o trabalho interno não for devidamente organizado, isso se refletirá na atuação da transportadora que também não terá a qualidade exigida. Trata-se de um verdadeiro castelo de cartas em que uma peça mal posicionada derruba todas as outras.

1 – Controle rigoroso do estoque

Como citei acima, o trabalho de logística tem início muito antes do momento de entrega das mercadorias para a transportadora. O primeiro cuidado que se deve ter para manter a eficácia é ficar atento ao estoque. Não se pode ter mercadorias encalhadas – que tomam o espaço de itens que poderiam ter um giro mais rápido – assim como não dá para ficar com produtos em falta.

A dica é bem simples, adote um software de controle dos produtos que você tem no seu estoque. O objetivo do programa é registrar tudo o que entra e o que sai do estoque, atualizando constantemente os números de mercadorias disponíveis. O controle permite organizar um calendário de promoções mais pertinente e ter uma ideia mais precisa de quais produtos fazem mais sucesso além é claro de atender as demandas dos clientes.

2 – Treinamento de funcionários da área de logística

Mesmo que o seu negócio movimente poucas entregas semanais, é essencial que os funcionários responsáveis pelo contato com a transportadora sejam treinados. O simples manuseio incorreto pode danificar as mercadorias, acarretando num grande prejuízo para o seu negócio. Outro cuidado a ser tomado é orientar os funcionários das transportadoras como manusear corretamente os itens ao longo do frete. Imagine como seu cliente se sentirá ao abrir a caixa de entrega e encontrar algo quebrado ou danificado.

3 – Faça uma análise da operação logística mais adequada

Atualmente, existe uma grande variedade de métodos de entrega de produtos e não há uma opção certa ou errada. O que existe é um método mais indicado para a sua companhia especificamente. Para determinar qual é o processo mais adequado pode ser interessante contratar a consultoria de um operador logístico ou ter um profissional dessa área no quadro fixo da empresa.

O papel do operador logístico é analisar os produtos que precisam ser entregues, encontrando o método mais eficiente, bem como estabelecendo um plano de ação que tem início no momento em que o bem é produzido e termina com a chegada dele às mãos do comprador. Não observar pequenos detalhes, como o fato de que um item é frágil demais para ser transportado pelo correio, pode trazer muitos prejuízos para o seu negócio.

4 – Escolha de empresas de frete de confiança

Tendo um bom controle de estoque e um planejamento assertivo de logística, chega o momento de contratar os fornecedores. Escolher uma transportadora exige uma ampla pesquisa a respeito da sua idoneidade e cumprimento de prazos. O consumidor final não deve sofrer o ônus de uma contratação errada por parte da sua companhia. Vale, ainda, a dica de que se deve ter um leque mais amplo de possibilidades de transportadoras, pois se ocorrer algum imprevisto com a fornecedora habitual a sua organização tem um plano B.

5 – Coloque na ponta do lápis

Antes de determinar qual será o território abrangido pelas entregas da sua empresa, coloque na ponta do lápis os custos com o frete e considere se repassar esse valor para os seus clientes pode significar redução nas vendas. Em alguns casos, é melhor entregar em menos lugares, mas com mais eficiência e com custo menor. A satisfação dos seus consumidores está sempre em primeiro lugar.

6 – Considere parceria com grandes centros de distribuição

Para muitos empresários, parece complicado e oneroso estabelecer uma parceria com centros de distribuição, contudo, essa pode ser a melhor solução para o negócio. O grande segredo está no fato de que uma parceria com esses centros permite ter custos reduzidos, bem como tornar a sua marca mais eficiente. Esse tipo de aliança estratégica torna a sua organização mais forte no mercado permitindo inclusive ampliar o raio de alcance.

7 – Faça avaliações constantes da logística da sua empresa

Para que sua organização se mantenha competitiva, é fundamental que ela realize avaliações frequentes de todos os seus setores, especialmente o de logística. Relatórios que observem questões como quantidade de atrasos, reclamações e problemas permitem encontrar soluções mais práticas e inteligentes para o futuro.

O que você achou das dicas para ter um frete mais eficiente? Comente abaixo!

Copyright: 505446838 – https://www.shutterstock.com/pt/g/wlliam%20potter