Dicas para montar uma sorveteria e vender mais no inverno

Dicas para montar uma sorveteria e vender mais no inverno

Você tem pensado sobre como montar uma sorveteria, mas na hora de sair da teoria para a prática se preocupa com os meses de inverno? Saiba que é possível entrar nesse ramo e manter um ritmo razoável de vendas até nos meses mais frios. O mais importante é ter um bom planejamento e estar pronto para os reveses do clima. Com paciência e estratégia é mais simples consolidar a sua companhia.

6 Dicas de como montar uma sorveteria e vender durante o inverno

A seguir listei algumas dicas práticas que vão te ajudar no processo de abertura da sua sorveteria e a manter boas vendas mesmo durante os dias mais frios do ano.

1 – Estudo de mercado e definição do modelo de negócios

Se você sempre sonhou em ter uma sorveteria para chamar de sua é importante pensar em qual será o modelo de negócios adotado para tornar esse sonho realidade. Considere que existem diferentes tipos de sorveteria, aquelas voltadas para um público mais jovem e que demandam novidades com maior frequência, aquelas que mais do que vender sorvete se tornar um ponto de encontro (precisa de espaço para mesas) entre outros.

Pense a respeito do local em que você pretende instalar a sua sorveteria e assim poderá ter uma ideia melhor de como estruturar o seu empreendimento para atender as demandas do público-alvo. Todo negócio deve ser desenvolvido para ser um sucesso entre as pessoas que irão consumir no local.

2 – Sorvete próprio ou fornecedores?

Outra questão primordial que deve ser definida com assertividade diz respeito a comercialização de sorvete próprio do tipo artesanal ou revenda de sorvetes de fornecedores, nesse caso pode ser uma franquia. Se você pretende ser franqueado deverá se informar a respeito das condições e exigências para poder ter a sua loja da marca. Novamente se deve tomar decisões a respeito do modelo da sorveteria que pode ser de atendimento rápido ou de sistema de buffet.

3 – Estrutura

Independente da sua sorveteria atuar com a revenda ou realizar também a confecção dos sorvetes deverá ter em sua estrutura maquinário básico para a refrigeração dos produtos. Cada tipo de sorvete demanda um formato de estrutura para que possa atender aos clientes com assertividade. Lembre-se ainda de ficar bastante atento às questões de higiene que são fundamentais para a manutenção do empreendimento.

4 – Equipe

Mesmo que sua sorveteria seja pequena e venda somente casquinhas e picolés precisará de pelo menos dois funcionários, um para manipular os produtos alimentícios e o outro para receber o pagamento. Sistemas de buffet costumam ser mais simples no sentido de que o próprio cliente é quem se serve, mas ainda assim é interessante ter um funcionário para auxiliá-lo.

5 – Outros produtos

O produto principal de vendas de uma sorveteria com certeza é sorvete, porém, é válido ter também algumas opções de bebidas como água, refrigerantes e sucos. Por se tratar de um negócio que tende a receber mais clientes no verão precisa ter bebidas. Além disso, sorvete geralmente dá sede, o empresário passa a ter mais uma fonte de lucro. Falando a respeito da ampliação de portfólio de produtos chegamos ao próximo tópico.

6 – Como vender no inverno

Uma das questões que mais geram dúvidas em alguns comerciantes sobre abrir uma sorveteria é justamente enfrentar um longo inverno que mesmo não sendo longo em tempo pode acarretar em prejuízos. Dividi as recomendações para manter a sua lucratividade em tópicos abaixo:

– Diversifique o portfólio de produtos

Durante o inverno é possível continuar a vender sorvete, desde que você seja criativo e crie opções adaptadas para o frio no seu cardápio. Fondue de sorvete, chocolate quente com massa de sorvete, sorvete com calda quente e biscoitos são apenas algumas das possibilidades. Divulgue para os clientes que essas novidades estarão disponíveis somente nos meses mais frios.

– Crie um ambiente de ponto de encontro

Transformar a sua sorveteria num lugar em que as pessoas que moram e/ou trabalham na região desejam frequentar permite que o fluxo de clientes cresça. Se as pessoas gostarem de frequentar a sua sorveteria pela experiência de estar lá provavelmente irão continuar indo mesmo que esteja frio para um sorvetinho. Não esqueça de complementar essa dica com a recomendação acima de ter opções quentes em seu cardápio.

– Não perca a essência

Se o seu negócio é uma sorveteria deve se manter como tal, alguns empreendedores se sentem tentados a oferecer lanches e afins nos meses de inverno, de maneira que acabam desconfigurando a imagem do negócio. Ainda que essa atitude permita ter um lucro razoável nos meses de frio pode ter um custo alto no sentido de fazer com que seus clientes não identifiquem mais a unidade como uma sorveteria. Sem contar que cheiro de fritura não combina com o doce aroma de sorvetes.

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