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10 Dicas Para Aumentar a Sua Carteira de Clientes

Os resultados de sua empresa têm caído ou estão muito abaixo do esperado? Saiba que você não é o único empreendedor a verificar isso. As transformações do mercado causadas pelo avanço tecnológico estão refletindo no comportamento dos consumidores. Eles são bombardeados diariamente por anúncios, propagandas e informações na internet. Diante disso, o grande desafio se resume a uma só questão: como atrair a atenção das pessoas e aumentar a carteira de clientes nos dias atuais?
 
Posso garantir que a resposta para essa pergunta não tem muito a ver com técnicas tradicionais de captação de clientes. Telemarketing; envio excessivo de e-mails; mídia offline, entre outras não surtem mais o mesmo efeito de antes. E o pior: além de não proporcionarem os resultados desejados, ainda se mostram muito caras. Para aumentar a sua carteira de clientes, você deve principalmente investir no marketing digital. Não importa o ramo de atuação da sua empresa, é necessário estar presente no mundo on-line se você quiser garantir competitividade.
 
Baseado na minha experiência com empreendedorismo, eu quero compartilhar dez dicas alinhadas ao marketing contemporâneo que são fáceis de serem aplicadas em seu negócio e ajudarão a aumentar sua carteira de clientes. Confira!
 

Dica 1 – Defina sua persona

 
Você conhece bem seu público-alvo? Aumentar sua carteira de clientes na era digital exige compreender detalhadamente o comportamento, gostos, interesses, hábitos e outras características dos seus consumidores para atrair a sua atenção em meio a tanta informação. Essa técnica está alinhada à segmentação da comunicação que ajuda a criar conteúdos assertivos para serem percebidos por quem você deseja atingir.
 
Para conseguir levantar essas informações, utilize a técnica de persona. Trata-se de uma representação fictícia do seu cliente ideal definida com base em dados retirados do contato com seu público-alvo. Faça uma boa análise dos seus potenciais consumidores para identificar as características comuns entre eles. Dessa forma, poderá obter as suas motivações, objetivos, desafios, preocupações, histórias, comportamentos, entre outras.
 

Dica 2 – Foque em oferecer soluções efetivas

 
Para cativar os seus clientes, você deve manter relacionamento com eles, que, por sua vez, conhecem a sua empresa e a procuram quando precisar. Mas isso somente será possível se você oferecer valor. Sim, o diferencial atualmente é fazer a diferença. Quando definir sua persona, sugiro que reveja o portfólio de sua empresa para se certificar de que está oferecendo soluções efetivas às necessidades específicas dos seus prospects (potenciais clientes).
 

Dica 3 – Aposte em mídia segmentada

 
Depois de conhecer melhor o seu cliente, você deve identificar onde ele está. Com isso, você poderá investir em mídia de forma assertiva e sem desperdiçar recursos. Mas como obter essa localização? Por meio de ferramentas on-line que permitem elaborar anúncios especificamente montados para atingir sua persona de acordo com os interesses, hábitos de navegação, faixa etária, geolocalização, cargo, entre outras características relevantes. A construção da mensagem deve também estar relacionada a esses dados.
 

Dica 4 – Tenha um site

 
Aumentar a sua carteira de clientes depende também da boa visibilidade de seu negócio. E isso, atualmente, somente é possível ao garantir presença na internet. São muitos os internautas que procuram informações sobre empresas e produtos on-line. Dessa forma, você deve garantir que elas obterão seus dados oficiais.
 
Além de investir em páginas nas redes sociais, você deve montar um site. Ele não deve apenas ser bonito em aparência, mas, principalmente, ser inteligente e funcional. O que isso significa? Que deve ser intuitivo e responsivo, permitindo que o usuário possa acessá-lo sem problemas de qualquer dispositivo.
 

Dica 5 – Produza conteúdos ricos

 
Quando falo em conteúdos ricos, estou me referindo a informações que efetivamente orientem o seu cliente sobre determinada solução aos seus problemas. Seu cliente deve reconhecer sua empresa como autoridade em determinado assunto ou segmento. Dessa forma, seus e-mails ou postagens chamarão atenção em meio a tantos que o potencial consumidor recebe todos os dias. E, assim, nem preciso dizer que isso potencializará as chances de ampliar sua carteira de clientes, não é mesmo?
 

Dica 6 – Automatize suas interações

 
Utilize os canais de relacionamento com seu cliente para captar contatos. Dessa forma, poderá enviar mensagens relevantes aos seus prospects e aumentar ainda mais as chances de fechar negócio com eles. Já existem diversas ferramentas que automatizam esse processo e garantem que as informações sejam enviadas de forma mais assertiva e na frequência adequada. Nada de encher a caixa de e-mails dos seus potenciais consumidores, porque isso poderá fazer com que seus conteúdos parem na caixa de spam, o que não é nada bom estrategicamente falando.
 
É importante mencionar que “automatizar suas interações” não significa criar mensagens padronizadas/robotizadas. Cada conteúdo enviado deve conter informações ricas, bem escritas, atrativas e em linguagem que converse com o destinatário para que ele sinta vontade de ler.
 

Dica 7 – Ouça seus clientes

 
Aproveite a proximidade que a internet proporciona com seus clientes para saber a opinião deles sobre assuntos que o ajude a melhorar suas estratégias de marketing e publicidade. Enviar formulários, fazer enquetes, prestar atenção no engajamento, como comentários, são algumas das formas de colocar essa sacada em prática. Aí entra outra vantagem: classificar seu público entre prospects frios e prospects quentes. Enquanto os primeiros, embora tenham interesse no que você tem a oferecer, ainda não estejam preparados para comprar, os segundos precisam apenas de um incentivo para tornar-se clientes efetivos. Direcionar as estratégias fica, dessa forma, mais fácil, não é mesmo?
 

Dica 8 – Use o funil de vendas

 
Os tempos mudaram e a forma de oferecer produtos e serviços deve acompanhar as novas tendências e comportamentos do consumidor. Para conseguir mais clientes, você pode utilizar a estratégia do funil. Defina quais são as soluções que o farão se aproximar e gerar necessidades em seus prospects, para conduzi-los ao que sua empresa oferece. Produzir conteúdos que agreguem valor à sua persona é uma forma de atrair potenciais consumidores, torná-los aos poucos seus cliente e fidelizá-los, ao fazê-los ouvir o que você tem a dizer com mais facilidade.
 

Dica 9 – Proporcione uma experiência única

 
Depois de tanto trabalho árduo, finalmente um potencial cliente bate em sua porta. Esse é o momento de provar que você realmente tem a oferecer as soluções certas para o que ele procura. Nesse sentido, proporcione um atendimento diferenciado, por meio do qual seja possível sondar e compreender aquilo que ele efetivamente precisa. Apresente-se de forma profissional e garanta que o seu consumidor formará ótima impressão sobre seu negócio.
 

Dica 10 – Mantenha sua equipe de vendas motivada para aumentar sua carteira de clientes

 
Por fim, de nada adiantará investir em diversas estratégias se a sua equipe comercial não estiver bem capacitada e motivada para vencer objeções e fazer uma negociação de qualidade. Conheça todos os membros do seu time de vendas e desenvolva o potencial máximo de cada um para que eles possam proporcionar resultados extraordinários ao seu negócio.
 
Atrair e se relacionar são dois elementos-chave para aumentar a sua carteira de clientes atualmente. Investir em marketing digital abrirá as portas para expandir seu negócio a um novo horizonte. Apesar de parecer um pouco complexo, quando estiver praticando, você perceberá que a própria internet reúne diversos recursos que facilitam essa tarefa. Basta saber utilizá-las de forma assertiva e personalizada.
 
Espero que esta sacada tenha sido útil para você! Fique comigo, porque todos os dias eu gero conteúdos gratuitos e ricos em meu blog para você elevar seu negócio e potencializar cada vez mais seus resultados. Aproveite-os e até a próxima!

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