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10 Dicas para Lutar na Crise

Veja dicas para lutar na crise

Veja dicas para lutar na crise

Em situações de crise, os empresários que desejam manter suas empresas vivas precisam pensar fora da caixa e criar estratégias para se adaptarem ao novo cenário. É claro que o desafio é grande, mas muitos daqueles que sabem tirar bom proveito da situação acabam crescendo e chegando a níveis que talvez não chegariam se o mercado continuasse calmo, sem exigir essa mudança. Em vez de se deixar abater pela CRISE, CRIE!

Continue acompanhando e saiba o que fazer para proteger o seu negócio e superar a crise sem se deixar enfraquecer perante os obstáculos.

10 Dicas para lutar na crise e manter a sua empresa viva

Para um empresário, a expressão “matar um leão por dia” faz todo o sentido, já que são muitos os desafios a serem enfrentados para empreender, principalmente no Brasil. Em épocas de crise, o leão se torna ainda mais feroz e, em vez de se deixar amedrontar, é preciso se tornar mais forte para vencê-lo. Veja, a seguir, dez ações que podem te ajudar nessa missão e comece a colocá-las em prática hoje mesmo.

1 – Verifique as receitas dos seus clientes

Entender qual é a situação atual dos seus clientes te ajudará a ter um panorama mais claro sobre como deverá direcionar suas ações daqui para a frente. Verifique o que tem de caixa para entrar, qual cliente não vai conseguir pagar e o que pode ser negociado. Faça isso considerando todo o período previsto para a duração da crise. Não tenha medo, encare esses números para saber exatamente o que precisa fazer durante esse tempo.

2 – Seja realista 

Uma coisa é fato, todos são impactados por uma crise, mas é importante buscar olhar para a situação de uma forma que seja positiva para a sua empresa e encontrar novas formas de fazê-la funcionar. Nos casos em que os funcionários precisarem trabalhar na modalidade home office, por exemplo, é interessante adotar medidas para manter a equipe engajada, fazendo reuniões online para que cada um conte como foi o dia, o que produziu, dar sugestões. Encontre o equilíbrio entre otimismo e pessimismo, mantendo-se sempre realista, e isso irá nortear suas ideias. 

3 – Revise as despesas

Momentos de crise pedem uma revisão das despesas, a fim de manter apenas o que é indispensável para que o negócio continue em funcionamento. Assim sendo, olhe como as contas estarão nos próximos meses e identifique itens em que pode mexer. Negocie preços e prazos de pagamento com fornecedores, de aluguel, revise gastos como máquina de café, equipe de limpeza, entre outros e veja o que pode ser reduzido. Se as contas estiverem em ordem, tome cuidado para não sangrar os seus fornecedores, que são parceiros importantes para a sua empresa.

4 – Não contrate

Crise deve ser sinônimo de contenção de gastos, desse modo, não contrate novos funcionários, a menos que haja a demanda por meio da conquista de novos clientes. Enquanto a equipe atual estiver dando conta do recado, mantenha-a como está.

5 – Antecipe férias

Alguns empresários veem a demissão de funcionários como a única saída para sobreviverem a uma crise, mas é importante lembrar que sem colaboradores-chave pode ser ainda mais difícil se recuperar após esse período. Nesse sentido, a antecipação de férias se mostra como uma ótima saída para ganhar tempo quando os membros da equipe estão ociosos durante o momento de instabilidade. 

6 – Invista na aceleração do comercial 

Evite que a crise gere desânimo em você e sua equipe, para isso, invista na aceleração do setor comercial da sua empresa. Trabalhe a questão do pipeline de vendas, analisando as etapas que vão desde o contato inicial com o lead até o fechamento, a fim de saber em quais aspectos deve concentrar seus esforços. Aproveite, também, para olhar as metas e trabalhar no digital, mesmo na crise essas ações são importantes para aquecer e deixar tudo pronto quando as coisas voltarem ao normal. 

7 – Esteja atento aos impostos

Em momentos de crise, os governos costumam oferecer certos tipos de ajuda ao pequeno empresário, como a prorrogação para o pagamento de impostos, como o Simples Nacional e FGTS, por exemplo. Dessa maneira, é fundamental que esteja sempre em contato com o seu contador para estar por dentro e utilizar as ferramentas disponíveis.

8 – Não desista

Parece clichê pedir para que não desista e, por mais que seja, é sempre importante se lembrar disso. É desafiador, é difícil, terá momentos de incerteza e insegurança, mas quem desiste para no meio do caminho e deixa para trás algo que lutou muito para construir. Siga firme, você irá superar essa crise e aprender muito com ela.

9 – Mantenha o foco no fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o que costuma quebrar uma empresa e, portanto, merece boa parte da sua atenção. O ideal é ter um fluxo projetado para os próximos seis meses e focar na recuperação do período de baixa por conta da crise.

10 – Busque crédito

A antecipação de recebíveis é uma boa alternativa para empresas que precisam ter dinheiro em caixa. Consiste em antecipar, por meio de uma instituição financeira, pagamentos de clientes que seriam recebidos no futuro. É uma modalidade interessante porque, diferente do empréstimo, o dinheiro já é do negócio, o que acaba por reduzir os juros. De qualquer forma, é preciso estudar todas as possibilidades para tomar a melhor decisão.

Ser um empresário de sucesso não consiste em ter as melhores cartas na mão e sim jogar bem com as que se tem. Portanto, entenda como o seu negócio se relaciona com o momento de crise e encontre maneiras de se adaptar à nova situação.

Se gostou, compartilhe este artigo com seus amigos que também são empresários e estão em busca de alternativas para lutar contra a crise e manter suas empresas vivas!

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