Coaching – Ferramenta Essencial Para Empresários!

A rotina de um empreendedor é cheia de desafios e, um dos principais deles, é continuar a evoluir como empresário, mesmo depois que o seu negócio já decolou e chegou lá. Também é importante ter este cuidado para identificar quando a empresa está carente de um “líder profissional”, ou seja, quando é necessário contar com novas ferramentas para liderar melhor as pessoas e gerenciar com mais efetividades os processos pertinentes ao seu negócio.

E você empreendedor, já parou para pensar nisso? Pois é, quando você deixa de evoluir é quando a sua empresa corre um sério risco de estagnar também. Daí acaba abrindo espaço para que seus concorrentes façam o que deixou de fazer e ocupem seu lugar na preferência dos seus clientes. Com certeza não é isso que você deseja, não é mesmo? Entretanto, saiba que a sobrevivência da sua empresa está diretamente relacionada ao seu nível de amadurecimento como gestor da sua organização. Se você cresce, seu negócio cresce. Se para, sua empresa corre o risco de não chegar ao próximo natal!

Coaching – Essencial ao seu Negócio!

Como empresário, eu sei muito bem que as demandas da empresa e as cobranças, internas e externas, são muitas. Porém, isso deve ser mais um fator de motivação a mais para que você busque constantemente novas formas de aprimoramento e, não uma desculpa para permanecer onde está, fazendo sempre tudo igual, sem um norte ou um planejamento de gestão.

E sabe por quê? Porque inevitavelmente chega num determinado momento em que nós precisamos de um auxílio mais focado para poder desenvolver aquelas habilidades que ainda são gaps e potencializar as competências que, nos ajudaram a chegar onde estamos, mas que também precisam ser aprimoradas. Muitas vezes, esta falta de profissionalização faz com que muitos empreendedores não saibam como lidar corretamente com muitas situações do dia a dia, ou seja, a falta de conhecimento pode limitar seus resultados.

Por isso, quanto mais rápido você buscar desenvolver suas qualidades técnicas, emocionais e comportamentais, mais objetivamente poderá se tornar um empreendedor realmente fora de série, excepcional. Neste sentido, uma ferramenta essencial é o Coaching. Este é um fantástico processo de desenvolvimento humano, focado no aprimoramento de habilidades e aceleração de resultados. Desenvolvido nos Estados Unidos, na década de 70, pelo treinador esportivo, Timothy Gallwey, o método se espalhou pelo mundo e, hoje, é utilizado por líderes de grandes empresas para expandir seu potencial e maximizar sua performance.

O Coaching é um método que ajuda a expandir nosso mindset e a vencer crenças limitantes em relação à gestão empresarial, ao mercado e às pessoas, por exemplo. Também trabalha no sentido de identificar nossos pontos fracos, ou seja, aqueles comportamentos e pensamentos negativos que sabotam nossos resultados e nos impendem de sermos bem-sucedidos em nossa empresa. Outro importante benefício deste processo é o autoconhecimento, fator importante para nos empoderar e termos maior autoconfiança, enfrentar com sabedoria os momentos de dificuldades, visualizar oportunidades nos momentos de crise e tomar decisões mais conscientes e assertivas.

Como o Coaching Pode ser Utilizado Dentro das Empresas

Se você sente que também tem algo bloqueando seu crescimento e atravancando seu progresso empresarial, veja como alguns modelos de Coaching podem te ajudar a identificar e vencer todas estas barreiras e conquistar muito mais.

Coaching Empresarial

Além de empreendedor e mentor de pequenas e médias empresas, eu também sou diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Coaching, que é uma de minhas principais empresas. O IBC já formou mais de 20 mil profissionais e, atualmente, é a escola deste segmento de Treinamento e Desenvolvimento de maior destaque no Brasil. Como parte do meu trabalho, eu estou sempre em contato com grandes empresas, nacionais e multinacionais, e sei bem que um dos principais gaps dos líderes e gestores, dos responsáveis por fazer a empresa crescer e prosperar; está justamente na falta de investimento na melhoria constante de sua capacitação técnica, emocional e comportamental.

Na prática, isso evidencia como muitos empreendedores limitam o crescimento do seu negócio exatamente por ignorarem a necessidade de investir em sua própria evolução profissional.  Para sanar justamente esta limitação, o Coaching Empresarial é uma vertente focada em maximizar o desempenho da empresa, através do aprimoramento dos seus empresários e lideranças. É realizado de forma rápida; objetiva e planejada, com um tempo determinado de duração (geralmente 10 sessões) por meio da aplicação de métodos, ferramentas e técnicas do Coaching.

O foco do processo é desenvolver os donos de empresas de forma estratégica; trabalhar no fortalecimento da Cultura Organizacional (missão, visão e valores); provocar mudanças positivas em seus comportamentos e aprimorar suas habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais, para deste modo evoluir à gestão do seu negócio no que tange seus três importantes pilares – Pessoas, Processos e Resultados, conforme prega o modelo PPR.

O Coaching Empresarial também ajuda a identificar quais são os principais gaps da empresa e dos líderes e, a trazer à tona, soluções realmente efetivas e que atendam suas necessidades. O objetivo com isso é fomentar o crescimento da organização por meio da evolução dos gestores, expandir suas possibilidades, identificar oportunidades e fazer com que as ações e a mentalidade do empreendedor estejam plenamente alinhadas às metas e objetivos que a empresa deseja alcançar em curto, médio e longo prazo.

Portanto, quanto mais preparado estiver o empresário, maiores são as chances de conquistar e manter o sucesso do seu negócio. Você está?

Coaching Individual

Já o Coaching Individual tem como foco o desenvolvimento de lideranças ou pessoas-chave da empresa, não necessariamente que sejam os donos da empresa. É aplicado visando o desenvolvimento do profissional no que concerne determinadas competências de técnicas e habilidades específicas e, na posterior multiplicação destes conhecimentos por meio de ações de Coaching Interno.

Portanto, se você tem em sua empresa um colaborador com enorme potencial a ser desenvolvido, o Coaching Individual é um processo excelente para transformar tudo isso em resultados concretos, uma vez que trabalha com metas pré-definidas, na expansão de seus atributos e talentos e eliminação de seus gaps.  Também é um método excelente para os gestores de áreas importantes do negócio, uma vez que isso fomenta uma Cultura de Coaching na empresa, melhora sua forma de gerir as pessoas e os processos e traz aos seus liderados um sentimento maior de propósito com seu trabalho.

Também melhora a postura dos profissionais ao dar e receber feedbacks; elimina ruídos na comunicação, melhora as relações interpessoais, gera o sentimento de valorização e fomenta o crescimento contínuo da equipe.  Consequentemente, estas ações positivas influenciam diretamente no engajamento e motivação dos colaboradores, melhora o seu desempenho individual e coletivo e alimenta a satisfação em fazer parte da organização.

Portanto, se você tem uma empresa e deseja que ela cresça e se torne, tanto interna como externamente, cada vez melhor, saiba que o Coaching é um processo efetivo e que pode ajudar seu negócio a sair do ponto A para o ponto B como muito mais rapidez, inteligência, estratégia e eficácia. Quando você evolui como empresário e empreendedor, seu negócio naturalmente evolui também, pois sua empresa é o reflexo da sua mentalidade e das ações, ou seja, é o reflexo do dono.

Seu aperfeiçoamento colabora diretamente com a melhoria dos seus processos internos, como a forma de realizar o trabalho, ajuda a entregar mais valor para os seus clientes e potencializa os resultados da liderança de pessoas. Na prática, as melhorias proporcionadas pelo Coaching fomentam o crescimento do seu negócio como um todo e a que, constantemente, sua empresa cresça, prospere, inove e alcance o próximo nível. Invista em Coaching e veja seu negócio decolar!

Copyright: 580429171 – https://www.shutterstock.com/pt/g/relif

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01