Como Funciona o Processo de Gestão de Vendas?

Contar com um processo de gestão de vendas assertivo é essencial para que uma empresa se torne próspera. Devemos observar que, embora exista uma série de setores e fatores que devem ser administrados numa companhia, o que faz a diferença no final do mês é o volume de vendas. Além disso, número pouco expressivo de vendas demonstra que existem problemas em outros departamentos. O tanto que sua organização vende serve de métrica para a qualidade do trabalho.

O Que é Gestão de Vendas?

Durante muito tempo, o termo gestão de vendas esteve relacionado somente com o fechamento de negócios, porém, atualmente engloba todos os setores que têm alguma relação com esse momento. Uma venda depende não somente da disposição do produto em estoque e do vendedor como também das estratégias de marketing utilizadas para anunciá-lo, a correta precificação, a negociação com os fornecedores de matéria-prima que reduzem os custos, entre outros itens.

Resumidamente uma organização que possui uma gestão de vendas efetiva é aquela que possui a definição de estratégias coerentes para descobrir quem é o público-alvo, oferecer um produto de qualidade com preço competitivo, se manter em destaque no pós-venda e estar sempre atento a inovações.

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Como Estruturar e Implantar o Processo de Gestão de Vendas

A seguir, vou dar dicas de como estruturar e colocar em prática o processo de gestão de vendas na sua companhia, independente do porte da mesma.

1 – Vender é essencial

Antes de começar a pensar no planejamento de vendas é essencial ter o entendimento de que esse é o objetivo de todo e qualquer negócio. Mesmo que haja grande paixão pelo seu empreendimento é de grande importância não esquecer dessa premissa simples, afinal empresa que não vende não se mantém no mercado. Quando falo em vender não me refiro somente a ter um produto de qualidade disponível em determinados canais de venda e sim de ter um planejamento.

2 – Elabore um planejamento com metas e objetivos

Para que os colaboradores envolvidos com o setor de vendas, desde os componentes do marketing até a equipe de vendedores, saibam o que estão procurando é necessário que haja um planejamento com o estabelecimento de metas e objetivos. Um dos grandes problemas que muitas companhias têm é exatamente o de não ter uma estruturação em que esteja bem claro onde se está e onde quer chegar.

3 – Treine a sua equipe de vendas

Os vendedores estão na linha de frente todos os dias atendendo e tentando persuadir os consumidores a comprar os produtos da sua organização e por isso mesmo precisam contar com as ferramentas necessárias. Treinar a equipe de vendedores é um dos passos para conquistar uma força de vendas campeã que consiga enfrentar com criatividade eventuais dificuldades cotidianas.

4 – Escolha um líder para a equipe

Uma equipe de vendedores somente é eficiente quando conta com um líder que saiba identificar os momentos em que é necessário mudar a estratégia e motivar os colaboradores. Dessa forma é importante que a companhia inclua líderes de equipe no processo de gestão de vendas. Lembrando que esse papel é crucial para o sucesso dos membros da equipe, o escolhido para liderar deve ter a compreensão de que está ali para auxiliar a todos.

5 – Pense no futuro

Em todos os momentos do planejamento e treinamento da equipe é essencial que o gestor pense em como será o futuro. Fazer uma projeção de onde se quer chegar daqui um determinado período de tempo é uma forma de identificar possíveis oportunidades e ameaças. Com o conhecimento de potenciais dificuldades que podem surgir indico que o gestor desenvolva também algumas possíveis soluções, o famoso plano B.

6 – Invista em boas ferramentas

Cada vez mais as empresas têm apostado na otimização da gestão de vendas para garantir os melhores resultados. Contar com softwares que ajudem a identificar os canais de venda mais eficientes assim como os meses em que os resultados são mais positivos contribui para realizar um planejamento mais eficaz. Além disso, quando uma organização utiliza ferramentas para realizar cálculos permite que seus colaboradores tenham mais tempo livre para trabalhar em soluções criativas.

7 – Confie na sua equipe

Selecionar profissionais que sejam capacitados e que inspirem confiança é essencial para o sucesso da sua companhia. Por mais dedicado que um proprietário seja não conseguirá dar conta de atender a todas as demandas sozinho e por isso necessita do auxílio de funcionários a quem se possa delegar tarefas relevantes. Para que essa confiança se estabeleça leva algum tempo de convivência e exige que seja realizado um treinamento intensivo, pois assim o gestor não se sentirá intimidado em confiar seu negócio a essas pessoas.

O processo de gestão de vendas é necessário para que a empresa tenha controle tanto da qualidade como da realização de cada etapa necessária para chegar aos resultados finais. Se gostou do artigo compartilhe em suas redes sociais!

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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