Como Atrair Clientes Para uma Loja Virtual?
Muitas empresas, atualmente, contam apenas com uma loja virtual como seu braço de vendas e relacionamento com os consumidores. Trata-se de uma tendência que teve apareceu na última década do século passado e que está se consolidando, porém, mesmo num ambiente tão diferente do real é essencial que se tenha alguns cuidados para atrair seus potenciais clientes. Dificilmente as pessoas chegarão sozinhas a sua loja!
6 Dicas de como atrair clientes para a sua loja virtual
A seguir vou apresentar algumas dicas relevantes para atrair clientes para a sua loja virtual impulsionando assim as suas vendas e melhorando o seu posicionamento.
1 – Entenda o universo virtual
Para conseguir criar mecanismos de atração e retenção dos clientes em sua loja virtual é fundamental entender como funciona o ambiente virtual. Se uma loja física precisa ornamentar a sua vitrine para se destacar em meio às concorrentes, a loja virtual, deve oferecer condições mais interessantes para convencer os potenciais consumidores a dar preferência a ela.
Ainda fazendo um paralelo com a lógica das lojas físicas cito a importância de ter um ambiente agradável e no qual os produtos estejam expostos de forma prática permitindo a compra com facilidade. A segurança é outro fator considerado decisivo para quem está escolhendo uma loja para realizar as suas compras online.
2 – Lembrança da marca por e-mail marketing
Ter uma base de potenciais consumidores para enviar e-mail marketing para lembrá-los da existência da sua loja é uma estratégia importante para manter o fluxo de visitantes alto. Contudo, fique atento ao fato de que essas pessoas devem estar de acordo com o recebimento dessas mensagens sendo assinando a newsletter no site ou mesmo cadastrando seu e-mail para ser informado de promoções.
Usando a base de dados de compras ou pesquisas anteriores dessas pessoas na sua loja online é possível definir que tipo de produtos são do seu interesse de maneira a lhes dar avisos pontuais sobre a sua chegada ao estoque ou ofertas relâmpago. Uma forma de fazer com que mais pessoas desejem receber os e-mails marketing da sua loja é oferecer conteúdo em troca como textos informativos, dicas de como usar os produtos entre outros.
3 – Invista na otimização da sua loja virtual
Para que a sua loja atraia mais clientes no universo digital é crucial que nas pesquisas realizadas pelos consumidores ela apareça dentre os primeiros resultados de busca. A melhor maneira de fazer isso é investir em SEO (Search Engine Optimization) que nada mais é do que um conjunto de técnicas que melhora o posicionamento da sua loja virtual nos resultados de determinadas palavras-chave.
A estrutura da sua loja, o uso de palavras-chave (ou keywords), quantidade de informações relevantes a respeito da empresa (como endereço físico, telefone de contato, links para funpage e Instagram etc) entre outros fatores tornam a ascensão mais significativa. Investir em anúncios dentro do Google também pode funcionar para tornar sua loja virtual mais fácil de ser encontrada pelos potenciais consumidores.
4 – Esteja presente nas redes sociais
Atualmente, as pessoas passam boa parte do seu tempo nas redes sociais e dessa forma elas se mostram essenciais para desenvolver um relacionamento com os potenciais consumidores. A sua loja virtual precisa estar presente em pelo menos uma das redes sociais seja o Facebook, Instagram ou Twitter. As duas primeiras têm como vantagem a possibilidade de usar fotos para mostrar os produtos.
Porém, lembre-se que as pessoas não irão seguir os perfis da sua loja somente para ver fotos dos produtos ou saber de promoções. O conteúdo compartilhado nessas redes deve ser interessante para que os potenciais consumidores se sintam atraídos em seguir a página. Mesmo que os seguidores não façam compras no momento em que começarem a seguir as páginas poderão ser impactados a longo prazo. Os perfis também servem como um ‘lembrete’ de que a loja existe.
5 – Trabalhe com a urgência para concretizar vendas
Sabe quando você recebe um e-mail ou vê na sua timeline do Facebook um anúncio de que a loja virtual X está com uma promoção imbatível por poucos dias e com estoque limitado? O que o lojista está fazendo é criar urgência em que se interessa por seus produtos. O potencial consumidor se vê num cenário em que se não aproveitar o momento pode não ter outra chance como essa.
Naqueles momentos em que a sua loja precisa de um impulso de visitas e vendas é uma estratégia que pode funcionar. O segredo para criar essa sensação de urgência com assertividade é dar enfoque nos prazos e quantidades limitadas. Um recurso excelente para se ter nessa página com certeza é o contador de tempo restante ou um aviso de quantos itens ainda estão no seu estoque.
6 – Ofertas especiais para cadastrados
Uma forma de aumentar a sua base de cadastrados para receber o newsletter é oferecer ofertas especiais para quem entrar na lista. Pode ser um desconto de 10% na primeira compra ou então um cupom de frete grátis. Valorize os seus assinantes criando também ações especiais para quem já é assinante, pode ser uma campanha em que é enviado um link para que o interessado possa comprar com desconto um determinado item.
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