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Estratégias de Negócio

A Importância do Lead Time de um E-commerce

Ao comprar algo através de um e-commerce o cliente espera que esse item chegue até suas mãos o mais rápido possível, isto é, que o lead time seja curto, satisfazer o desejo dos consumidores em tempos tão imediatistas se tornou complicado. O segredo para fidelização de quem compra online é ter agilidade para entregar sem falhas. Marcas que trabalham com eficiência se fortalecem.

O que é lead time?

Para quem não conhece o termo lead time se refere ao tempo total que dura um processo de compra que se inicia com o pedido do cliente e é finalizado com a entrega efetiva. O processo de venda de um e-commerce envolve as seguintes etapas: realização do pedido pelo cliente, entrada desse pedido no sistema da loja, realização do processamento do pedido, montagem para entrega, transporte e finalmente chegada do pedido ao seu destino, o cliente.

É importante destacar que todas as etapas demandam tempo e uma excelente organização da empresa. Diferentes modelos de companhias podem levar mais ou menos tempo para conseguir ter o produto pronto para entrega. Descuidos em qualquer uma dessas etapas podem gerar erros que além de causar prejuízos financeiros podem fazer com que os clientes sejam desestimulados a continuar comprando.

Problemas com o lead time

Alguns tipos de atrasos são imprevisíveis como greves que impedem as transportadoras de realizar seu trabalho, falta de uma determinada matéria-prima no mercado, falta de itens prontos no estoque entre outros. Mesmo que algumas dessas situações não possam ser evitadas é fundamental que a empresa conte com estratégias para reduzir o impacto do tempo esperado para o tempo transcorrido para a entrega. A percepção de longa espera do consumidor pode influenciá-lo a procurar pela concorrência.

5 Dicas para otimizar o lead time

De maneira geral o modelo do negócio tem grande impacto sobre o lead time, porém, é possível tomar como base três fatores comuns a quase todos os e-commerce para otimizar o processo de entrega fidelizando os clientes.

1 – Conheça o lead time das matérias-primas

Alguns e-commerces trabalham com o modelo de vendas em que após o pedido do cliente o item é produzido para então ser enviado. Trata-se de um modelo interessante do ponto de vista de que não há geração de estoques desnecessários, porém, pode trazer um sério problema no tocante ao tempo de entrega das matérias-primas.

É fundamental que a companhia saiba exatamente quanto tempo leva para que os insumos sejam entregues para pode repassar a estimativa de tempo de entrega correto para seu consumidor. Essa dica também é válida para lojas virtuais que realizam vendas de itens importados, tenha sempre atualizada a informação a respeito do que tem em seu estoque e do que ainda está para chegar.

2 – Conte com vários fornecedores

Uma forma de remediar a questão referente ao aumento do tempo de entrega dos produtos do seu e-commerce é ter vários fornecedores que possam socorrer a sua companhia numa emergência evitando dessa maneira ter problemas para cumprir prazos de entrega.

3 – Tenha uma comunicação eficiente

Para garantir uma boa experiência de compra para o cliente do seu e-commerce é essencial que a sua organização tenha uma comunicação eficiente entre os diferentes departamentos que a compõem. A equipe responsável pela produção ou seleção dos produtos no estoque deve estar sempre atualizada no que diz respeito à entrada de novos pedidos, quanto menos tempo leva para a informação chegar mais rápido os produtos ficam prontos.

O departamento responsável pela logística também deve estar sempre atualizado a respeito de quais itens já estão prontos para que possa realizar o processo de embalagem e despacho. Ter um sistema informatizado com esses dados é uma forma de agilizar esses processos.

4 – Tempo e custo das entregas

Além do fator tempo de entrega os consumidores podem ser desestimulados a comprar do seu e-commerce devido aos valores elevados de frete. Uma forma de reduzir o impacto que a entrega tem no bolso e na espera é optar por trabalhar com transportadoras que possuem rotas e malhas de distribuição que permitem ter o combo da rapidez e de valores mais em conta. Além disso, serviços de entrega terceirizados reduzem significativamente a chance de extravio.

5 – Conheça muito bem o processo da sua empresa

Para poder determinar o lead time da sua organização e encontrar os pontos em que ele pode ser melhorado é fundamental conhecer todos os meandros dos seus processos. Somente com esse conhecimento será possível saber onde estão sendo cometidos erros operacionais bem como em que fatores economizar. Ter uma estimativa do tempo decorrido entre o pedido e a entrega é crucial para que seu cliente tenha ciência de quanto terá que esperar. Nada é mais difícil de administrar do que a ansiedade dos seus clientes.

Como anda o lead time do seu e-commerce? Comente abaixo!

 

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