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Analisando Seus Produtos Mais Vendidos – Não Se Contente! Potencialize Ainda Mais as Vendas!

Os dados a respeito dos produtos mais vendidos da sua empresa são importantes para te ajudar a esquematizar novas ações em busca de alavancar ainda mais as suas vendas. A diferença entre os empresários que se fortalecem numa posição de liderança no mercado e aqueles que ficam para trás dos seus concorrentes está em não se contentar com resultados que se mostram positivos, mas que poderiam ser ainda melhores.

Conheça os Seus Produtos Mais Vendidos

Todo e qualquer empresário deve se dedicar a conhecer o seu negócio o mais profundamente quanto possível e isso inclui analisar o seu mix de produtos disponível no mercado e o desempenho de vendas que cada um deles oferece. Companhias que possuem mais de uma linha a disposição dos consumidores devem observar os resultados de vendas que cada uma obtém com atenção para dados médios e perfil de consumidores que adquire cada tipo.

A regra para o sucesso é conhecer além das especificações dos seus produtos também o perfil de quem compra assim como se há crescimento de procura sazonal entre outros. Somente com o conhecimento amplo a respeito dos seus produtos será possível então determinar se eles poderiam vender mais com algumas alterações da forma de divulgação ou outras medidas.

Quando Não Se Contentar

Observe que não estou dizendo que o empresário não deve ficar contente com seus resultados em nenhum momento. Para que a organização possa se desenvolver de maneira sustentável é essencial reconhecer até que ponto se pode forçar o mercado e a partir de que momento se está trabalhando além do limite determinado. O empreendedor deve ter o hábito de analisar o mercado observando questões externas que têm influência direta na sua saúde como, por exemplo, a economia e a política.

Crises econômicas, como essa que se abateu sobre o Brasil nos últimos anos, causa a retração do mercado consumidor de maneira geral, mas com mais afinco nos setores que podem ser encarados pelos consumidores como menos necessários como o de serviços de beleza e bem-estar, entretenimento entre outros. Uma empresa que pertence a um segmento entendimento como não necessariamente vital deve redobrar seus cuidados ao tentar ampliar o seu alcance durante uma fase de crise.

Da mesma forma instabilidades políticas podem fazer com que investidores externos deixem o país assim como cresça a procura por dólares causando a desvalorização do real e acarretando novamente na redução do poder de compra. O momento de seguir em frente rumo a uma tentativa de expansão é aquele em que nem os fatores econômicos e nem os políticos são capazes de criar uma barreira intransponível, isto é, quando os estudos de mercado apontam para a possibilidade de ter consumidores ativos e dispostos a comprar mais.

Como Potencializar a Venda dos Produtos Mais Vendidos?

A seguir vou dar dicas de como aumentar a capacidade venda dos itens mais bem-sucedidos do portfólio da sua companhia.

– Identifique novos nichos de mercado

A melhor maneira de ampliar a participação de um produto com boa saída no mercado é identificar novos nichos em que ele possa ser bem-sucedido. Pense que pode haver outros grupos de consumidores em potencial para esse item que ainda não o conhecem ou não identificam que ele é capaz de suprir as suas necessidades.

Com base num estudo dessas possibilidades de mercado sugiro que sejam desenvolvidos planos específicos de divulgação para esses grupos, não esqueça que em alguns casos será necessário criar um engajamento prévio para que esses indivíduos conheçam a proposta dos seus produtos.

– Crie novas oportunidades

Ao identificar que a sua organização tem um produto que vende muito bem e outro que não está conseguindo se firmar no mercado pode ser interessante pensar a respeito da criação de novas oportunidades como a realização de vendas casadas. Juntar um produto que seja reconhecidamente fraco com outro mais forte pode contribuir para que o consumidor do último conheça o primeiro. Esse tipo de estratégia se mostra relevante quando consideramos o próximo tópico dessa lista.

– Não tenha apenas um produto carro-chefe

Uma história recorrente no mercado corporativo é aquela em que uma companhia se dedica a um produto em particular para ser seu carro chefe e acaba se esquecendo que necessita diversificar o seu mix, pois se por algum motivo o público consumidor deixar de necessitar desse item não se terá receita para prosseguir. Organizações de um produto só acabam seguindo o mesmo caminho de cantores de apenas um hit, são esquecidos quando surge uma novidade que chama mais atenção.

Vivemos numa época em que todos os dias nascem produtos e tecnologias disruptivas, isto é, que transformam o mercado e alteram a lógica em seu segmento. Basicamente o que estou dizendo é que não se deve apostar numa única ficha, tenha mais produtos que apresentem boa competitividade mesmo que não se igualem em quantidade de vendas com o líder de preferência.

Gostou das dicas de como analisar e potencializar os seus produtos no mercado? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos!

 

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