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As Melhores Ferramentas de Vendas Para Acelerar Seus Resultados

O uso assertivo de ferramentas de vendas pode contribuir significativamente para obter os melhores resultados no balanço da empresa. Mais do que conhecer boas estratégias, é essencial saber como utilizá-las para acelerar os negócios da sua companhia. Sendo assim, somente são boas ferramentas aquelas que se alinham com as necessidades e planejamento geral da organização.

Conheça Ferramentas de Vendas Para Acelerar Resultados

A principal frustração para um vendedor é se ver preso num ciclo em que é feita a prospecção de clientes altamente promissores que, no fim das contas, acabam não fechando negócio e nem abrindo margem para novas negociações no futuro. O que permite que haja melhores resultados em termos de efetivação de vendas é utilizar com sabedoria as ferramentas que se tem em mãos.

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A seguir listei algumas das principais ferramentas de vendas para acelerar a sua empresa e melhorar os seus resultados.

Análise de perfil do público-alvo

Se a sua companhia não está obtendo uma boa margem de conversão dos potenciais clientes prospectados pode ser que o público selecionado não esteja correto. É um grande desperdício de recursos tentar convencer a comprar os seus produtos pessoas que realmente não tem interesse ou não precisam deles. Dessa forma a primeira ferramenta para alavancar as suas vendas consiste em fazer uma análise do perfil do público-alvo.

Para determinar quem é o público relevante comece observando os dados das pessoas que já compram da sua marca, por isso cadastros e bancos de dados dos clientes são tão importantes. Faça uma comparação prática entre os dados daqueles que já realizam compras junto a sua companhia e o público-alvo que vem sendo prospectado, bem provavelmente você perceberá grandes divergências.

Criação de Persona

Essa ferramenta é uma das mais eficientes para as organizações que precisam de um perfil mais fechado dos seus potenciais consumidores. Trata-se de descobrir as principais características dos potenciais clientes da sua companhia e reuni-las num perfil geral que representa todo o público. Por exemplo, se 85% do público da sua organização é feminino e tem idade entre 30 e 40 anos a persona pode ser uma mulher chamada Julia de 35 anos.

Outras características como ser casada, ter filhos, morar sozinha, gostar de viajar ou outros podem ser adicionados. O mais importante é ter um perfil que possa ser usado como geral para falar a respeito do público-alvo podendo então pensar com mais lógica onde encontrar essas pessoas e como chamar a sua atenção. Vale dizer que é possível trabalhar com mais de uma persona.

Personalização da comunicação

O treinamento dos vendedores é de grande importância para o sucesso de uma marca e para que eles não deixem de mencionar nenhum benefício para o consumidor pode ser interessante contar com um roteiro de ligação telefônica, um e-mail base entre outros elementos padronizados. No entanto, a sua companhia deve ter muito cuidado para que a comunicação não se torne engessada e para que o cliente não se sinta sempre conversando com um robô.

Estamos na era digital e por isso mesmo o que as pessoas mais prezam é o atendimento personalizado. Como há uma robotização e sistematização intensa em vários setores é natural que os indivíduos se cansem de se sentir apenas mais um número. Dessa forma no momento de treinar os vendedores apresente a possibilidade de personalizar os padrões para cada situação, algo que impacta também na eficácia das vendas.

Cultivar bons relacionamentos para obter indicações

Você só indica algo para um familiar ou amigo quando sabe da qualidade, não é mesmo? A forma mais eficiente de divulgar a sua empresa para novos clientes é oferecendo um excelente atendimento para os atuais. A satisfação de ter acesso a um produto ou serviço de qualidade assim como um atendimento eficiente permite obter indicações.

Criação de relacionamentos

Seguindo o raciocínio apresentado acima de que os clientes querem um atendimento mais pessoal é importante utilizar estratégias de construção de relacionamentos. Uma forma simples de trabalhar nesse sentido é ouvir as demandas dos seus clientes encontrando as melhores soluções para cada uma.

Durante a fase de prospecção é bom marcar presença através de e-mail marketing de promoções e newsletter (desde que o cliente autorize). Após ter realizado a primeira venda mantenha contato demonstrando interesse em saber como está sendo a interação com o produto, isto é, se há alguma questão em aberto e quais as mudanças que podem ser feitas no futuro.

Distribuição de brindes promocionais

Continuando a ideia de criar um relacionamento com os seus clientes (aqueles que já realizaram pelo menos uma compra) é possível distribuir brindes promocionais, itens que sejam úteis no dia a dia dessas pessoas e que mantenham a sua marca sempre em evidência. O ‘lembrete’ gerado por um chaveiro, um nécessaire, uma bolsa ou qualquer outro item é de grande relevância para fazer com que o indivíduo se recorde da sua marca quando precisar realizar novamente uma compra.

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