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Estratégias de Negócio

Briefing – Descubra Seu Conceito e Aplicação

Se você já contratou os serviços de uma agência de marketing ou de outros tipos de empresas, certamente já ouviu a palavra briefing que, basicamente, é um resumo com informações sobre o trabalho que deverá ser realizado. Saiba que ele é parte fundamental para o sucesso de um projeto, por isso deve ser feito com bastante cuidado. Continue acompanhando e descubra maiores informações sobre o conceito e aplicação do briefing.
 

O Que é Briefing?

 
O briefing é um elemento muito importante em um planejamento, seja ele de marketing, publicidade, design ou, mesmo, relacionado a questões gerenciais. Ele é necessário porque é o início de tudo e o que irá definir o que cada membro da equipe irá fazer. Por isso, coletar as informações da forma correta é indispensável para que se tenha sucesso em cada projeto. O termo tem origem inglesa e significa resumo, por isso deve ser breve e conter apenas os dados realmente necessários.
 
A criação de um briefing geralmente se dá por meio de uma reunião, que pode ser com toda a equipe ou apenas com o responsável pelo projeto e o cliente, enfim, com todos os que possam ser importantes para o desenvolvimento do trabalho. Então, são coletadas todas as informações relacionadas ao que se pretende realizar. Lembre-se sempre de que é fundamental manter o equilíbrio entre ser detalhado e, ao mesmo tempo, breve e objetivo.
 
Um briefing mal formulado pode prejudicar todo o trabalho, já que ele é o mapa que guiará todos os envolvidos. Da mesma forma, quando é feito da maneira certa, pode trazer resultados extremamente satisfatórios para a empresa. Confira, a seguir, dicas para a criação de um briefing infalível.
 

Tópicos Indispensáveis Para um Briefing Eficaz

 
Cada organização pode criar o seu modelo de briefing baseado nas suas necessidades, com aquelas informações que ela considera importantes para a realização dos projetos. Entretanto, existem alguns pontos que são fundamentais em qualquer tipo de briefing, independente da área em que será utilizado. São eles:
 
1-  Delimitar o objetivo da ação, ou seja, que objetivo a empresa ou o cliente pretendem atingir com aquele projeto.
 
2-  Determinar a área geográfica que se pretende que o projeto atinja (apenas a região em que a empresa está localizada, toda a cidade, estado, país, etc.).
 
3-  Definir quais os públicos serão atingidos.
 
4-  Entender qual o problema precisa ser resolvido.
 
5-  Prazos e custos para a realização do projeto.
 
Esses são os tópicos básicos, mas outros podem ser acrescentados conforme a necessidade de cada tipo de ação que se pretende realizar. A principal função do briefing é que por meio das informações descritas toda a equipe esteja alinhada e desenvolva o projeto de acordo com seus objetivos.
 

Dicas Para Criar um Briefing de Marketing Eficaz

 
Apesar de eu ter dito que o briefing pode ser usado em diversas áreas, não há como negar que ele é mais comum na área de marketing, design e propaganda. Por isso, preparei algumas dicas para a criação de um briefing de marketing eficaz, com todos os tópicos que devem ser considerados. Dessa forma, você saberá exatamente as informações que deverá fornecer sobre a sua empresa para a agência que está contratando.
 
Descreva a Sua Empresa: Forneça as informações básicas sobre a sua empresa para ajudar a agência a entender melhor o seu negócio. Quem é você e quais os serviços ou produtos que oferece? Inclua links para seu site e qualquer outro material que possa ser útil no desenvolvimento do projeto.
 
Explique os Seus Objetivos: Esta é, provavelmente, a parte mais importante de um briefing. Por que você precisa este projeto? O que espera conseguir com ele? Quais são seus objetivos? Existe um problema que você está tentando resolver? Esses detalhes vão ajudar os profissionais da agência a compreenderem melhor os seus objetivos e chegar às soluções esperadas.
 
Defina o Seu Público-alvo: Quem é o seu cliente? Quem você está tentando alcançar com este projeto ou campanha? Compartilhe informações demográficas sobre quem são e quaisquer outros dados comportamentais que tiver sobre eles.
 
Identifique a Sua Concorrência: Quem são seus concorrentes? Inclua uma visão geral do cenário competitivo com as tendências ou condições de mercado que impactam o seu setor. Pode ser interessante incluir alguns exemplos de campanhas que você gosta e que não gosta, para que a equipe possa identificar e conhecer a sua visão de uma forma mais eficaz.
 
Defina o Cronograma: Um ponto extremamente importante de um briefing é o cronograma para que o projeto seja realizado. Assim, toda a equipe pode se organizar para fazer as entregas nas datas previamente estipuladas.
 
Fixe um Orçamento: Qual é o orçamento que a sua empresa tem para esse projeto? Obviamente os valores podem ser negociados, mas é importante deixar claro qual é o teto máximo que pode investir.
 
Liste as Partes Interessadas: Em uma organização, são várias as pessoas que podem estar envolvidas em um projeto. Nesse caso, é importante acrescentar uma lista de contatos com o responsável por cada detalhe. Dessa forma, a agência poderá encontrar em contato para fazer as entregas e obter feedback.
 
Você já sabia o que era briefing? Já precisou fazer um? Conte-me sobre sua experiência nos comentários abaixo.

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