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Cargos de Vendas – Conheça 9 e Veja o Que Faz Cada Um
Você sabe quais são os cargos de vendas e quais são as atribuições de cada um deles? Esse conhecimento pode ser válido tanto para quem deseja trabalhar nessa área como para quem tem uma empresa afinal assim fica mais simples entender quais são as contratações elementares para o sucesso. Há uma grande variedade funções que se mostram complementares com a passagem do tempo.
Os 9 principais cargos de vendas e o que cada um faz
A seguir listei os 9 principais cargos de vendas partindo das funções de início de carreira até as posições mais elevadas na hierarquia.
1 – Auxiliar administrativo de vendas
Atua como um auxiliar no setor de vendas tendo como principais atividades tarefas burocráticas que se relacionam com questões administrativas. Normalmente esse profissional não tem contato com os clientes, mas ressalto que é mais uma tendência do que uma regra. Pode ser um excelente início para quem deseja se tornar um vice-presidente de vendas algum dia.
2 – Assistente ou auxiliar de vendas
Como o nome já indica atuam como assistentes ou auxiliares de outros cargos de vendas como analistas, executivos e consultores. No escopo de suas atividades estão a prospecção, comunicação (por telefone, e-mail ou redes sociais) bem como atendimento presencial de clientes seguindo a orientação do profissional a quem auxiliam. Tarefas que apresentam um nível maior de complexidade como elaborar propostas comerciais, fechar negócios ou estabelecer negociações não são realizadas por eles.
3 – Suporte de vendas
Uma das áreas mais movimentadas e ativas do setor de vendas, pois é a responsável por atender aos chamados dos clientes e entrar em contato com os prospects. Alguns exemplos de componentes do suporte de vendas são SAC, atendimento ao cliente e Help Desk. O contato com o cliente pode ser feito através de uma central telefônica, redes sociais ou chats.
Companhias que apresentam mais estrutura em seu departamento de vendas podem contar com alguns serviços diferenciados no suporte como emissão de notas fiscais, emissão de pedidos e faturas. Quem trabalha com suporte geralmente tem um dia a dia bastante dinâmico e precisa manter o equilíbrio emocional para conseguir oferecer um bom atendimento ao público.
4 – Consultor de vendas
Esse cargo combina as atividades de vendas com algumas atividades relativas a prospecção atendendo as metas previamente estabelecidas pelos cargos citados a seguir. No dia a dia os consultores de venda podem prospectar clientes, qualificar leads, utilizar ferramentas de vendas como sistema CRM, fazer visitas a clientes, redigir e enviar propostas para clientes, apresentar a companhia para prospects entre outras atividades.
5 – Executivo de vendas
Em algumas organizações o cargo de consultor pode ser nomeado como executivo de vendas, essa nomenclatura tende a parecer hierarquicamente mais alta, no entanto, podem ser consideradas alinhadas haja vista que as funções são bem parecidas. Porém, separei em dois tópicos porque o executivo pode ter um perfil mais administrativo em comparação com o consultor, em algumas situações é um cargo distinto.
6 – Coordenador de vendas
De maneira geral os coordenadores de venda atuam mais próximos da equipe prestando auxílio para que os membros do grupo garantindo que todos se mantenham alinhados pelos mesmos objetivos. Dentre suas funções está o acompanhamento frequente da taxa de cumprimento das metas pelos vendedores e a gestão das relações estabelecidas entre eles.
7 – Supervisor de vendas
O supervisor de vendas tem funções ligadas ao controle do setor e não necessariamente a delegação de tarefas ou orientação de colaboradores. Normalmente esse indivíduo atua como um auxiliar do gerente de vendas em atividades ligadas a mensuração dos resultados e alcance das metas. A gestão das comissões dos vendedores pode ser uma das suas atribuições. Em algumas companhias pode assumir também as tarefas do coordenador de vendas.
8 – Gerente de vendas
Cabe a esse profissional a liderança do departamento de vendas da companhia algo que engloba desde o planejamento das ações do setor até a gestão da equipe de vendedores. Dentre as suas funções cotidianas estão a definição das metas para a área de vendas, mensuração dos resultados, gestão da equipe, motivação do time, seleção e contração de vendedores entre outras. Pode contar com a ajuda de supervisores.
9 – Diretor de marketing e vendas
Esse cargo pode ser chamado também de vice-presidente de vendas ou gerente de marketing e vendas. Independente da forma como é chamado dentro da sua companhia trata-se de uma função de grande relevância em que o profissional assume duas áreas dentro do negócio, a de vendas e a de marketing. Esse diretor geralmente conta com o auxílio de um gerente de vendas e de um gerente de marketing.
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