Aprenda desenvolver a resiliência no trabalho

Aprenda desenvolver a resiliência no trabalho

O conceito de resiliência já existia no âmbito da ciência, mas passou a ser usado na área de recursos humanos para se referir a profissionais que, assim como os metais, conseguem se manter firmes mesmo quando estão sob pressão. Hoje em dia, saber como ser resiliente é fundamental para se destacar no mercado de trabalho e conseguir boas oportunidades.
 

O Que é Ser Resiliente?

 
Como disse no início, ser resiliente é emprestar do metal uma de suas mais importantes características, a resistência. Entretanto, isso não significa ser uma pessoa insensível, mas sim não se deixar abater com facilidade. Claro que todo ser humano tem sentimentos e pode experimentar momentos de desânimo e tristeza, mas quando se tem resiliência eles não duram muito tempo.
 
Os profissionais resilientes sentem perdas e dificuldades como qualquer outra pessoa, porém recuperam a força mais rapidamente. Eles se utilizam de momentos difíceis de forma positiva para adquirir experiência e se tornarem ainda mais fortes para as próximas batalhas que virão.
 

Dicas de Como Ser Resiliente na Vida Profissional

 
Confira dicas que vão te ajudar a ter mais resiliência no trabalho e não se deixar adoecer por causa da pressão do mercado atual.
 

1 – Cuide da Sua Inteligência Emocional

 
A resiliência está completamente ligada com as emoções, então se quer se manter firme, independente da pressão externa, precisa aprender a lidar com os seus sentimentos. Se você é do tipo que perde o controle com facilidade, procure ajudar para entender a razão de se sentir assim. Poder contar com o auxílio de um coach pode te ajudar muito nessa missão.
 
Vale lembrar que as emoções fazem parte das nossas vidas e a ideia não é eliminá-las por completo, pois assim tudo perderia o sentido. O segredo está sempre na dosagem e ter inteligência emocional é saber como sentir na medida certa, sem excessos.
 

2 – Saiba o Que Te Traz Satisfação

 
A satisfação é um ótimo antídoto contra o desânimo, o medo e outros sentimentos negativos. Por isso é interessante que você se conheça bem para identificar o que te faz se sentir satisfeito em relação ao seu trabalho. Conforme for descobrindo, faça uma lista para se lembrar sempre de cada um desses itens e se fortalecer ainda mais quando pensar neles.
 
O autoconhecimento é fundamental para se tornar uma pessoa resiliente, pois apenas quando for capaz de conhecer e entender todas as suas emoções conseguirá assumir o controle sobre elas.
 

3 – Tenha uma Rede de Apoio

 
Ter pessoas de confiança para conversar e se abrir a respeito dos problemas é uma ótima maneira de te ajudar a lidar melhor com o estresse e a ansiedade que o mercado competitivo pode trazer. Pode ser um amigo, um familiar, terapeuta, coach, mentor, alguém com que você tenha total liberdade para colocar para fora o que está sentindo.
 
Aqueles que resistem e guardam para si os problemas, em algum momento podem não aguentar a pressão. Ao falar sobre seus sentimentos, você conseguirá racionalizá-los e organizá-los na sua mente, de forma que se tornem menores e te afetem cada vez menos.
 

4 – Mantenha uma Atitude Positiva

 
Se você costuma ser uma pessoa negativa, que enxerga sempre o copo meio vazio será preciso rever essa atitude, pois ela não irá te ajudar em nada. As pessoas resilientes são aquelas que conseguem se manter positivas mesmo quando o ambiente externo não esteja claramente propício para isso.
 
Sempre que começar a pensar apenas no lado negativo de uma situação, pare e reveja o contexto. É bem provável que irá encontrar uma luz que irá te mostrar algo de positivo que poderá tirar, mesmo que seja um aprendizado.
 

5 – Tenha Metas Definidas

 
Ter metas é muito importante, pois são elas que nos darão motivação para continuar. Pense no que deseja conquistar a curto, médio e longo prazo e escreva em algum lugar que possa sempre olhar para não se esquecer. Conforme as coisas forem acontecendo, vá riscando essa lista ou fazendo alterações.
 
Quando conseguir realizar uma de suas metas, comemore e encontre uma maneira de se gratificar. Por outro lado, se algo der errado não perca tempo se lamentando, e aproveite para pensar nos ensinamentos que pode tirar da situação.
 

6 – Cuide da Sua Saúde

 
Como disse no início, a resiliência é uma característica emprestada dos metais, entretanto, nunca perca de vista que você é um ser humano. Por mais que consiga se manter forte em meio às dificuldades, é preciso que esteja sempre atento à sua saúde física e mental. Quando algo não vai bem o corpo costuma emitir sinais, então não ignore se isso acontecer.
 
Praticar exercícios físicos regularmente é uma ótima maneira de cuidar da saúde do corpo e da mente. Encontre aquilo que te dê prazer e pratique pelo menos alguns minutos por dia. Isso irá te trazer inúmeros benefícios e te ajudará na missão de ser mais resiliente no trabalho e na vida de uma forma geral.
 
Você se considera uma pessoa resiliente? Deixe seu comentário abaixo!