Casos de Sucesso de Empreendedorismo Social no Brasil

O empreendedorismo social no Brasil tem se consolidado ao longo dos anos contribuindo para que o país apresente crescimento e melhorias para muitas pessoas. Esse conceito empreendedor que busca causar uma transformação significativa para comunidades e pessoas surgiu nos anos 1980 com o norte-americano Bill Drayton. As técnicas de gestão de negócios podem ser aplicadas para a resolução de problemas sociais com bastante efetividade.

Conheça 6 casos de sucesso de empreendedorismo social no Brasil

Infelizmente nosso país é assolado por uma série de problemas sociais bastante sérios que em muitos casos fogem ao controle do governo. O empreendedorismo social funciona como uma ferramenta que visa impactar positivamente no dia a dia das pessoas que convivem com essas questões.

As técnicas utilizadas no âmbito corporativo para tornar companhias mais lucrativas podem trazer sucesso também essas questões sociais. Para que o conceito fique mais claro listei a seguir x casos de sucesso desse tipo de empreendedorismo. Entenda como essas medidas podem funcionar como base para um mundo melhor.

1 – Graacc

Essa instituição social sem fins lucrativos foi criada em 1991 com a nobre missão de contribuir com o combate ao câncer infantil. O projeto idealizado pelo oncologista pediátrico Antônio Sérgio Petrilli já contribuiu com o tratamento de milhares de crianças apresentando números impressionantes de melhora de cerca de 70% dos pacientes.

Para conseguir resultados tão positivos a instituição atua seguindo um rigoroso sistema de gestão que depende da colaboração entre pesquisadores de universidades, a iniciativa privada e a sociedade de uma maneira geral. O Graacc faz mais do que diagnosticar e tratar o câncer infantil contribui para o desenvolvimento de ensino e pesquisa direcionados para o tratamento da doença.

2 – Gerando Falcões

Eduardo Lyra sabe como é ser uma criança nascida na periferia de São Paulo, conhece as dificuldades que esse contexto de vida pode trazer reduzindo as possibilidades e empurrando muitas dessas crianças para uma vida marginalizada. Visando evitar que mais crianças enveredem por um caminho ruim ele criou a organização social Gerando Falcões.

Com uma estratégia de rede os projetos desenvolvidos pela organização oferecem atividades de esporte e cultura para as crianças e adolescentes além de capacitação profissional para jovens e adultos. Para alcançar o sucesso em transformar a vida de famílias oriundas de periferias e favelas, esse projeto social, utiliza como base o modelo de gestão da Ambev com o estabelecimento de metas, uso de indicadores, plano de carreira e constante qualificação dos colaboradores.

3 – Adaptsurf

O esporte pode ser uma excelente ferramenta de inclusão social em especial para pessoas que têm alguma deficiência física ou dificuldade de movimentos. O projeto Adaptsurf foi desenvolvido para permitir que pessoas com essas dificuldades possam praticar surf adaptado. O trabalho de divulgação promovido pelo projeto tem divulgado essa modalidade esportiva e ainda dado origem a uma série de parcerias com escolas de surf, outros projetos sociais e entidades envolvidas com o esporte.

4 – Instituto Chapada

A qualidade da educação pública tem gerado inúmeras discussões nas últimas décadas, pois conforme o tempo foi passando o sistema foi se tornando sucateado e sem capacidade de competir igualitariamente com o sistema privado. O foco principal do trabalho do Instituto Chapada, que tem como sua principal líder a pedagoga Cybele Oliveira, é fortalecer e melhorar a qualidade da educação pública por meio de formação continuada de professores e gestores de escolas públicas.

Outro campo de atuação desse empreendimento social é o da criação de redes colaborativas que atuam como engrenagens para melhorar o bom funcionamento do sistema de educação público. A principal meta desse projeto é tornar realidade o sonho de muitos jovens de escolas públicas de entrar em universidades de qualidade.

5 – Agenda Pública

Idealizada por Sérgio Arande essa empresa objetiva tornar a gestão pública mais efetiva e com mecanismos que permitam uma fiscalização mais abrangente. Estabelecendo parcerias com governos, a Agenda Pública, já está presente em seis estados do Brasil contribuindo para mais transparência e competência na gestão dos recursos do nosso país.

O impacto gerado por essa empresa que não tem fins lucrativos é tal que o seu idealizador já figurou na lista de empreendedores sociais que mais contribuem para mudar o mundo.

6 – Asid

Asid significa Ação Social para Igualdade das Diferenças e trata-se de um projeto que objetiva ajudar instituições de ensino gratuito a pessoas com necessidades especiais a se tornarem mais efetivas em seu objetivo. O mais interessante a respeito da Asid é o fato de a ideia ter nascido como um trabalho realizado na faculdade pelos amigos Luiz Ribas, Diego Moreira e Alexandre Amorim. Foi desenvolvida uma metodologia administrativa que para ser utilizada nas instituições de maneira a torná-las mais eficientes.

Gostou de saber mais sobre empreendedorismo social por meio de casos de sucesso em nosso país? Compartilhe essas ideias incríveis com seus amigos através desse post nas suas redes sociais!

Copyright: www.empreendedoresweb.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01