Tenha seu próprio negócio montando uma doceria.

Tenha seu próprio negócio montando uma doceria.

Saber como montar uma doceria vai muito mais além de conhecer as mais avançadas técnicas de confeitaria demanda conhecimento administrativo e de marketing. Num mercado que está cada vez mais competitivo é essencial ter uma gestão eficiente que evite prejuízos e que colabore com o desenvolvimento de diferenciais estratégicos. Ser um mestre dos doces é apenas o começo para a consolidação da sua marca.

8 Dicas de como montar uma doceria e conquistar os primeiros clientes

Se você quer fazer do seu talento com os doces uma oportunidade de negócio precisa conferir as dicas que listei abaixo para dar início ao seu empreendimento com grandes chances de sucesso.

1 – Tenha um plano de negócios

Para dar início a sua empresa com chances de prosperar no mercado é importante saber qual será o investimento inicial, quais serão os primeiros passos e em quanto tempo o retorno é esperado.

O plano de negócios se refere a fazer um estudo do mercado em que se pretende investir assim como determinar quem é o público-alvo da sua companhia. Responda a perguntas como “quem é a sua empresa?” e “quem irá comprar seus produtos e por quê?”.

2 – Investimentos

O passo seguinte ao plano de negócios é identificar quais são os investimentos necessários para que a sua doceria possa começar a operar. Considere os eletrodomésticos, a área de produção, ingredientes, embalagens, área para a vitrine entre outros elementos que viabilizam a comercialização dos doces. Lembre-se que o visual é extremamente importante para o sucesso de uma doceria assim como a sua localização.

3 – Localização

O ponto em que a doceria estará localizada pode ser o fator do sucesso ou do fracasso do empreendimento. Pense se o local pretendido está inserido no caminho do seu público-alvo. Lojas situadas em pontos de grande movimento como shoppings e calçadões têm mais chances de um volume de vendas acentuado, porém, é necessário que os produtos estejam alinhados com os desejos dos transeuntes. Não adianta ser a marca certa no lugar errado.

4 – Mapeie a concorrência

Com o ponto comercial determinado o empreendedor deve partir para o mapeamento da sua concorrência tanto do ponto de vista geográfico (por proximidade) como de oferta de produtos semelhantes. Elaborar uma lista com os pontos em que os concorrentes se destacam positiva e negativamente em comparação com seu negócio pode ajudar a entender como se posicionar com mais assertividade diante do seu público.

5 – Tenha exclusividades

Para conquistar o público consumidor de doces nada melhor do que ter opções exclusivas. O seu talento para confeccionar delícias diferenciadas na sua cozinha pode ser o fator que tornará a sua doceria uma das mais famosas da sua região.

Combinações inusitadas (e que sejam gostosas de verdade) geram curiosidade e podem servir para atrair os primeiros clientes. Se estiver sem ideias para a elaboração de novos doces sugiro que faça uma pesquisa, pode ser através das redes sociais, de quais ingredientes são os preferidos dos consumidores.

6 – Aposte na comunicação online

As redes sociais ajudam a divulgar novos negócios com efetividade e podem se tornar o carro-chefe para que a sua doceria se torne conhecida. Invista tempo e dedicação para criar uma fanpage no Facebook e um perfil no Instagram. Produza fotos bonitas dos seus doces para impulsionar os perfis da sua marca.

Tenha o cuidado de responder cortesmente os internautas e não perder boas oportunidades de contato. Ter um site também contribui para o fortalecimento da sua doceria na internet já que isso ajuda a ranqueá-la melhor nos buscadores como o Google. Não se esqueça que muitos clientes chegam até as empresas fazendo buscas online.

7 – O visual faz toda a diferença

Quando pensamos em doces é natural se deixar levar por imagens com viés romântico e belo. A sua doceria precisa ter uma estrutura que acompanhe esse imaginário, as pessoas gostam de se sentir dentro de um sonho quando estão comprando doces. Além de pensar numa estrutura bonita e que tenha uma identidade visual relevante atente para as embalagens em que os doces serão comercializados. Tudo precisa ser impecável para que os clientes que estão comprando pela primeira vez retornem mais vezes.

8 – Atendimento de qualidade

Os consumidores buscam atendimento diferenciado quando realizam suas compras e isso vale também para a sua doceria. Esse produto já possui uma magia especial e se for acompanhado de um atendimento por um funcionário simpático melhor ainda.

Permitir que os clientes provem alguns itens especiais da sua lista de produtos antes de decidir pela compra pode contribuir para fidelizá-los. Quanto melhor as pessoas se sentirem na sua doceria mais elas terão vontade de voltar.

Gostou dessas dicas para transformar o seu sonho de ter uma doceria em realidade? Deixe seus comentários a respeito abaixo!

 

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