Dicas Preciosas Para Elaboração da Descrição de Cargos

A descrição de cargos e funções é um documento importante em uma empresa e pode ser usado em uma série de situações. No artigo de hoje vou dar dicas de como fazer esse documento, além de explicar a sua importância e utilidade. Acompanhe!
 

Para Que Serve a Descrição de Cargos?

 
• Descreve as habilidades e competências que são necessárias para desempenhar o papel em questão na organização.
 
• Define onde o cargo se encaixa dentro da hierarquia geral da empresa.
 
• É utilizado como base para o contrato de trabalho.
 
• É uma valiosa ferramenta para gerenciar o desempenho dos colaboradores.
 

Passo-a-passo Para Elaborar a Descrição de Cargos

 
Veja quais são as informações que devem conter no documento de descrição dos cargos em uma empresa.
 

O Nome do Cargo

 
O primeiro elemento fundamental da descrição do cargo é o nome dele, que deverá ter as seguintes características:
 
• Refletir com precisão a natureza do trabalho e os deveres que deverão ser executados pelo profissional.
 
• Refletir sua ordem de classificação em relação aos outros cargos da empresa (exemplo: gerente, subgerente, auxiliar, etc.).
 
• Seja genérico ao ponto de ser comparado a trabalhos similares no mercado para se ter uma base de comparação salarial.
 
• Seja autoexplicativo para fins de recrutamento (na maioria das pesquisas de emprego na internet, o título do trabalho é a palavra-chave que é utilizada para fazer a busca).
 
Um exemplo de um bom título de trabalho é “Gerente de Produção”, que é um nome simples e que já deixa clara qual será a função do profissional.
 

Deveres do Cargo

 
A descrição de cargos deve conter uma lista dos deveres e responsabilidades associados à função, juntamente com uma média do tempo que deverá ser dedicado a cada tarefa. Para isso é interessante utilizar a porcentagem. Por exemplo: organização do estoque 20%, inserção de dados do estoque no sistema 40%.
 
Essas descrições não devem ter mais do que duas ou três frases e devem ser baseadas em resultados, contendo uma ação, um objeto e uma finalidade. Por exemplo: Reúne os relatórios mensais a fim de monitorar o orçamento do departamento.
 
A lista de deveres e responsabilidades pode variar no tamanho, mas como uma regra, deve ser a mais breve e clara possível, caso contrário o documento irá se transformar em um manual operacional e perderá seu objetivo inicial, que é ser uma descrição de trabalho.
 

Habilidades e Competências

 
As habilidades e competências devem ser listadas separadamente, uma vez que são duas coisas completamente diferentes. As habilidades são atividades que o candidato pode realizar com base no que aprendeu no passado ou em qualificações obtidas. Já as competências são os traços ou atributos que você espera que o candidato exiba na função.
 
Um exemplo de uma habilidade é a capacidade de fazer apresentações eficazes. Essa é uma habilidade que pode ser aprendida através do estudo e da prática. Por outro lado, um exemplo de uma competência é o talento para a comunicação, que é uma característica inata que uma pessoa pode ter.
 
Atualmente, há uma tendência em descrever cargos com foco em competências comportamentais, tais como liderança, trabalho em equipe, flexibilidade, comunicação e iniciativa.
 

Relações de Trabalho

 
É importante incluir na descrição as relações de trabalho que o profissional terá dentro da empresa, ou seja, a quem ele irá relatar e quem irá relatar a ele. Isso é importante para dar a ele uma visão sobre a estrutura hierárquica da organização e como sua posição se encaixa nela. Através de um organograma é possível representar os relacionamentos em uma descrição de trabalho com bastante clareza.
 

Salário

 
Ao invés de atribuir um determinado salário para o cargo, elabore uma faixa salarial para incluir na descrição do cargo. Dessa forma você poderá definir um valor de acordo com o candidato, sua qualificação e experiência, além de poder dar aumentos conforme ele for se desenvolvendo.
 
Obviamente, mesmo que haja uma faixa salarial, isso precisará ser atualizado de tempos em tempos, para que a remuneração esteja de acordo com o mercado. Lembre-se, pagar salários baixos pode até ser uma forma de manter os custos enxutos a curto prazo, entretanto, pode te custar caro quando começar a perder bons profissionais para organizações que pagam salários justos.
 

A Importância da Descrição de Cargos

 
Depois de ver como fazer descrição de cargos, entenda o quanto isso é importante para uma empresa. Ela é muito mais do que uma lista de tarefas e responsabilidades. Se bem escrita, dá ao leitor um maior entendimento sobre as prioridades envolvidas no trabalho. A descrição não apenas fornece uma visão clara da posição do funcionário, como também é uma ferramenta útil para medir o desempenho dele quando necessário.
 
Pode parecer trabalhoso fazer a descrição de todos os cargos na empresa, mas saiba que este é um esforço que irá valer a pena e trará benefícios em várias situações, começando pela contratação de novos funcionários e passando por situações do cotidiano. Quando todos os cargos são descritos e cada um tem acesso à lista com seus deveres e obrigações, dificilmente acontece de alguma tarefa ficar por fazer.
 
Sua empresa conta com uma descrição para os cargos? Qual a sua opinião a respeito do assunto? Conte-me nos comentários abaixo.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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