Funcionário Destaque - Saiba como se tornar um

Funcionário Destaque - Saiba como se tornar um

A estratégia de eleger um funcionário destaque ou funcionário do mês é válida para estimular um ambiente com competitividade saudável tornando possível que as metas predefinidas se tornem realidade. O processo de escolha do melhor colaborador num determinado espaço de tempo deve ser transparente e ter critérios relevantes de maneira a não dar brecha para que os colegas se sintam injustiçados.

Como definir critérios para a escolha do funcionário destaque

Eleger um funcionário destaque todo mês pode ser uma forma interessante de engajar sua equipe na busca por um resultado efetivo. Basicamente existem duas formas de estabelecer critérios para a definição dos colaboradores destaques sendo a primeira delas o reconhecimento da equipe em relação ao esforço do indivíduo e a segunda o fato do indivíduo ter alcançado ou batido as metas. A seguir vou apresentar alguns critérios relevantes para fazer essa escolha.

1 – Respeito à diversidade de perfis

Essa é uma qualidade bastante valorizada atualmente pelo fato de que é essencial para o bom andamento do trabalho. Colegas que são atenciosos às diferenças dos outros tornam o local mais agradável e, consequentemente, têm uma colaboração mais efetiva para os bons resultados.

2 – Pontualidade

Trata-se de um critério acessório, pois na verdade se trata de uma obrigação. Porém, como para muitas pessoas atrasar cinco ou dez minutos não significa atrasar de verdade é válido considerar esse critério como um diferencial para definir o destaque do mês.

3 – Alinhamento com a cultura organizacional

Os colaboradores precisam agir de acordo com a cultura organizacional da empresa, ou seja, estar de acordo com os valores éticos e morais. Ao identificar que o funcionário se esforça para atender as exigências do regulamento bem como para tornar o clima entre os colegas mais leve é interessante contemplá-lo com esse título de destaque.

4 – Proatividade

Num momento de intensa competitividade no mercado é fundamental que os colaboradores sejam proativos. Sendo este um excelente critério para ajudar a determinar o funcionário destaque.

5 – Criatividade

A forma como o funcionário se dedica a resolver os problemas da companhia também é um critério relevante para que ele possa ser escolhido como o funcionário destaque. Nesse quesito criatividade é realmente fundamental, o líder da equipe deve observar a maneira como o funcionário pensa em maneiras de contornar situações complicadas.

6 – Espírito de equipe

Conseguir se integrar aos demais funcionários é crucial para alcançar melhores resultados, nesse ponto o espírito de equipe faz toda a diferença. Uma equipe coesa é uma equipe que realiza muito mais.

7 – Determinação para o cumprimento das metas

Os colaboradores precisam ter foco em cumprir as metas estabelecidas para o seu setor. Somente assim será possível chegar aos resultados almejados, por isso engajar os colaboradores usando esse como um critério para a definição do destaque é interessante.

8 – Capacidade de assimilação do que é dito

Hoje em dia uma questão importante é saber assimilar os feedbacks que são oferecidos pelos gestores. Nem todo funcionário consegue ouvir e realizar o que está sendo dito, a assimilação é fundamental para chegar aos resultados esperados. Transforme esse num critério para que seja escolhido o colaborador destaque.

9 – Concentração nas suas atividades

Com os inúmeros dispositivos móveis e possibilidades de comunicação digital se tornou cada vez mais fácil que os colaboradores se dispersem de suas tarefas. Aqueles que conseguem manter a atenção e a produtividade merecem ser recompensados de alguma forma. Os funcionários que passam menos tempo procrastinando merecem uma recompensa.

10 – Capacidade de liderança

Houve alguma situação no cotidiano corporativo que demandou uma ação mais forte de liderança? Um funcionário se destacou frente aos demais? Nesse caso pode e deve ser recompensado com o destaque. Reconhecer quando um colaborador assume a frente mesmo que isso não seja da sua alçada é uma maneira de incentivar que outros funcionários façam o mesmo.

Premiações

Além de ter sua foto colocada num local de destaque o colaborador contemplado como destaque merece ganhar um prêmio, não é mesmo? A dica é apostar na concessão de algum bônus, um vale-presente, um dia de folga entre outras possibilidades. Os funcionários somente irão se empenhar para tentar realizar algo que lhes dê algum retorno positivo.

Possíveis desvantagens

Da mesma forma que o funcionário destaque pode trazer vantagens no que diz respeito a estimular a produtividade dos funcionários também pode ter um lado negativo que é o de criar um ambiente demasiadamente competitivo. O líder da equipe deve ficar atento a eventuais acirramentos de relacionamento entre os funcionários.

O uso de critérios justos e coerentes é essencial para que não se crie uma ideia de injustiça. Outra questão pertinente diz respeito aos funcionários não se esforçarem somente para a conquista de prêmios. Isso fará com que os resultados não sejam sólidos em longo prazo.

Gostou de saber como determinar os critérios para que o funcionário destaque seja definido? 

Copyright:  1606551574 – https://www.shutterstock.com/pt/g/iLixe48